Uma publicação do passado dia 28 de março alega que o ator norte-americano Tom Hanks usou uma t-shirt contra o agora candidato republicano Donald Trump. Na roupa que o ator de Resgate do Soldado Ryan usava lia-se o seguinte: “Votem no Joe [Biden], não no psicopata/louco”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Analisando a imagem, é percetível que poderemos estar perante uma manipulação digital. Toda a construção do conteúdo, com diferentes tipos de letra, com a figura do próprio ator a ter diferentes tons na mesma imagem, levanta a suspeita de que estamos perante um conteúdo falso.
Depois, pesquisando sobre notícias, é um facto que o ator que protagonizou filmes como Forest Gump já veio a público criticar o antigo presidente dos Estados Unidos. História diferente é se terá tirado uma selfie a manifestar um eventual apelo contra o voto em Trump nas próximas eleições presidenciais, marcadas para novembro de 2024.
O ator já foi alvo de outras notícias falsas em anos anteriores, sendo sempre associado a críticas, através das suas roupas, a Donald Trump. Todas essas publicações demonstraram, através de uma rigorosa verificação de factos, ser falsas. Tanto em 2020 como em 2022, diferentes fact-checkers internacionais chegaram à conclusão de que o ator norte-americano estava a ser o alvo preferencial de diferentes conteúdos desinformativos e falsos.
Below, a sad photo I took. This is real. Those online photos of me wearing political TShirts are fake (though prett… https://t.co/ucZGTLuJmV
— Tom Hanks (@tomhanks) October 11, 2017
O próprio Tom Hanks chegou a alertar, ainda em 2017, para o facto de estarem a circular imagens suas nas redes sociais que não eram reais. Numa publicação no X (antigo Twitter), Hanks disse o seguinte: “As fotografias online em que eu apareço a usar t-shirts com conteúdo político são falsas.” Recentemente, o Observador verificou uma publicação semelhante: o mesmo enquadramento, a mesma t-shirt, mas com uma mensagem diferente: “Outra vez não”, lê-se, num grafismo em que também é possível identificar elementos que aludem ao antigo Presidente dos EUA e novamente candidato à Casa Branca, Donald Trump. Nesse caso, tal como na atual verificação, a conclusão é a mesma: o conteúdo é falso.
Conclusão
Não é verdade que o ator norte-americano Tom Hanks tenha usado uma t-shirt com uma mensagem contra Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro de 2024. Essa imagem, tal como outras em diferentes publicações semelhantes e anteriores, foi alterada.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.