Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Obrigado por ter acompanhado este liveblog. Para ler as notícias referentes à pandemia desta sexta-feira, siga este link.

    Presidente argentino testa positivo já depois de ter sido vacinado

  • Brasil regista 2.922 mortes e 70.238 casos

    O Brasil registrou estas sexta-feira 2.922 novas mortes por Covid-19 e 70.238 infeções, segundo a agência Reuters que cita dados do ministério da saúde brasileiro.

    Com mais de 70 mil novos casos, o Brasil atingiu as 12.910.082 infeções desde o início da pandemia. No mesmo período, já morreram 328.206 pessoas.

  • Reino Unido regista hoje 3.402 novas infeções e 52 mortes

    O Reino Unido registou hoje 3.402 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e 52 mortes por covid-19, segundo o portal oficial do Governo britânico com dados diários da pandemia.

    Face ao balanço de quinta-feira, há mais uma morte diária contabilizada, mas menos 1.077 infeções.

    Desde o início da pandemia da covid-19, o Reino Unido totaliza 126.816 mortes entre 4.353.668 casos de infeção confirmados.

    Até quinta-feira 31,3 milhões de pessoas tinham sido vacinadas contra a covid-19, das quais 4,9 milhões completaram a vacinação, isto é, tiveram a segunda dose que é administrada no país com um intervalo de três semanas a três meses.

    No início desta semana, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que abril seria “o mês da segunda dose” porque, devido à redução das reservas, está a ser dada prioridade às segundas doses, atrasando o alargamento a outros grupos etários.

    Mais de 60% da população adulta já está imunizada, tendo o Governo fixado como meta que a primeira dose seja dada a todas as pessoas com mais de 50 anos até meados de abril e a todos os adultos até ao final de julho.

    As autoridades britânicas acreditam que o impacto da vacinação já está a ser sentido na redução da mortalidade e taxa de infeções.

  • Mais de 100 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina nos EUA

    Mais de 100 milhões de pessoas receberam até hoje pelo menos uma dose de uma vacina contra a Covid-19 nos EUA. Estas pessoas podem recomeçar a viajar, mantendo medidas de precaução.

    Mais de 100 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina nos EUA

  • Cabo Verde com 130 infetados e dois mortos em 24 horas

    As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 130 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 17.717 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.061 amostras desde quinta-feira – um dos valores diários mais elevados desde o início da pandemia -, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 68 infetados (em 332 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, contando agora com 585 casos ativos, além de um óbito por complicações associadas à doença registado nas últimas 24 horas.

    Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (dois), São Salvador do Mundo (dois) e São Domingos (um).

    O registo de 130 casos hoje sucede a um recorde de 191 novos infetados em todo o arquipélago na quarta-feira, que foi o maior desde o início da pandemia em Cabo Verde, muito acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

  • Covid-19. Rio de Janeiro prolonga medidas de confinamento

    As restrições adotadas há duas semanas no Rio de Janeiro foram prolongadas, devido ao elevado número de contágios e de doentes em cuidados intensivos.

    Covid-19. Rio de Janeiro prolonga medidas de confinamento

  • Câmara de Cascais realiza testes gratuitos para todos os trabalhadores do concelho

    A Câmara Municipal de Cascais vai fazer testes rápidos à covid-19 a todos os trabalhadores do comércio, hotelaria, instituições e serviços do concelho. Serão gratuitos.

    Câmara de Cascais realiza testes gratuitos para todos os trabalhadores do concelho

  • Surto no setor da construção civil em Portimão com 89 casos ativos

    O surto de covid-19 relacionado com o setor da construção civil em Portimão totaliza até agora 89 casos ativos, que “foram precocemente isolados”.

    Surto no setor da construção civil em Portimão com 89 casos ativos

  • Número de novas infeções em França abaixo de 50.000

    França registou 46.677 casos positivos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, depois de dois dias consecutivos acima dos 50.000 contágios diários, contabilizando um total de 4,74 milhões de casos desde o início da pandemia.

    No balanço diário de hoje, as autoridades de saúde francesas anunciaram que registaram mais 300 mortes em hospitais nas últimas 24 horas e outras 32 em lares desde terça-feira, elevando o número de mortes para 96.280.

    Há hoje 28.726 doentes com covid-19 hospitalizados e 5.254 em unidades de cuidados intensivos, um aumento de 2.092 e 505, respetivamente, nas últimas 24 horas.

    Na quarta-feira, o Governo francês alargou a todo o território as medidas anteriormente impostas apenas nas regiões mais afetadas, com as escolas a ficarem encerradas durante pelo menos três semanas, mantendo-se o encerramento de lojas não essenciais e o recolher obrigatório entre as 19:00 e as 06:00 até maio.

  • Itália regista mais 21.932 infeções e mais 481 mortos em 24 horas

    Itália registou mais 21.932 infeções de covid-19 e mais 481 mortos nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde do país, que estará de novo em confinamento no fim de semana.

    Comparativamente ao balanço de quinta-feira, há menos 1.717 infetados diários (muito embora quase menos 25 mil testes de diagnóstico realizados) e menos 20 mortos.

    Desde o início da pandemia da covid-19 em Itália, em fevereiro de 2020, o país totaliza 110.328 mortes em 3,629 milhões de infeções.

    A pressão sobre os hospitais mantém-se estável e, apesar da desaceleração lenta da pandemia, há 12 regiões cuja ocupação de camas de cuidados intensivos ultrapassa o limite de segurança de 30 por cento.

    Pela primeira vez em várias semanas, o índice de transmissibilidade desceu, para se fixar em 0,98, tal como a incidência, que é em média de 232 casos por 100 mil habitantes.

    Até à data, mais de 10,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Itália, das quais mais de 3,3 milhões têm a vacinação completa, com duas doses.

  • Angola com 68 casos positivos e sem mortes nas últimas 24 horas

    Angola não registou mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, mas notificou 68 novas infeções e a recuperação de 360 pessoas, maioritariamente na província de Luanda, informaram as autoridades sanitárias angolanas.

    De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, dos 68 casos reportados nas últimas 24 horas, 59 foram registados na província de Luanda, sete na Huíla e dois em Cabinda, com idades entre 1 e 81 anos, sendo 42 do sexo masculino e 26 do sexo feminino.

    Do total de 360 pessoas recuperadas, Luanda reportou a melhoria de 332 doentes, oito no Huambo, seis no Cunene, igual número na Huíla, dois cada no Bengo e Cuanza Sul, um em Benguela e o mesmo número em Cabinda, Cuanza Norte e Lunda Sul, com idades de um a 88 anos.

    Com os dados de hoje, Angola contabiliza um total de 22.467 casos positivos, dos quais 538 resultaram em óbitos, 20.867 recuperados e 1.062 ativos, estando sete doentes em estado crítico, dez graves, 41 moderados, 28 com sintomas ligeiros e 976 assintomáticos.

    Nas unidades de tratamento encontram-se internados 86 pacientes, estando em quarentena institucional 26 pessoas e sob vigilância epidemiológica 1.500 contactos.

  • Moçambique anuncia mais três mortes e 194 novos casos

    Moçambique registou mais três óbitos de pessoas com covid-19 e 194 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Os óbitos, que ocorreram na quinta-feira, foram registados em pessoas de 66, 87 e 92 anos, indicou o ministério num comunicado de atualização de dados sobre a doença.

    Segundo esta nota, o total acumulado de óbitos em Moçambique subiu para 778 e o de casos para 67.923, 83% dos quais recuperados.

    O país tem 10.300 casos ativos da doença e, destes, 79 estão internados (58% na cidade de Maputo).

    Mais de 400 mil casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus foram testados em Moçambique desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março de 2020.

  • Rússia diz ter acordos com 10 países para produzir a vacina Sputnik V

    A Rússia diz que tem acordos com 20 fabricantes em 10 países diferentes para produzir a sua vacina Sputnik V, disse o diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, esta sexta-feira, em entrevista com o presidente russo Vladimir Putin, citada pela CNN.

    Kirill Dmitriev explicou a Índia e a Coreia do Sul já começaram a produzir a vacina e muitas das operações deveriam atingir a “capacidade total em abril”.

  • EUA. Pessoas vacinadas podem viajar sem ter de fazer quarentena

    O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgou esta sexta-feira uma atualização sobre as orientações sobre viagens para pessoas que estão totalmente vacinadas contra Covid-19: podem viajar correndo um baixo risco para si mesmas. Ainda assim, a diretora desta agência lembrou que esta atualização não é uma recomendação:

    Embora acreditemos que pessoas totalmente vacinadas podem viajar com baixo risco para si mesmas, o CDC [Centro de Controlo e Prevenção de Doenças] não está a recomendar viagens neste momento devido ao número crescente de casos”, disse Rochelle Walensky.

    Segundo as orientações divulgadas esta sexta-feira, as pessoas totalmente vacinadas — isto é, as que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos duas semanas — podem fazer viagens dentro dos Estados Unidos sem ter de fazer o teste de Covid-19 ou quarentena depois da viagem. Ainda assim, as precauções contra a Covid-19, como o uso de máscara, devem ser tomadas.

    Para viagens internacionais, as pessoas totalmente vacinadas já não precisam de um teste Covid-19 antes da viagem — a menos que seja exigido pelo país de destino — e não precisam ficar em quarentena após regressar aos EUA. No entanto, os passageiros ainda precisam de fazer um teste com resultado negativo antes de embarcar num voo com destino aos EUA e um teste três a cinco dias após o regresso.

  • Holanda suspende vacinação com AstraZeneca para menores de 60 anos

    A Holanda suspendeu o uso da vacina AstraZeneca para pessoas com menos de 60 anos, anunciou o ministério da saúde holandês esta sexta-feira. “A causa imediata para esta decisão são os novos relatos de casos de trombose associados a baixa contagem de plaquetas após a vacinação com a vacina AstraZeneca”, explica o ministério, referindo “cinco relatos na Holanda de mulheres entre 25 e 65 anos de idade”.

    “Temos que ter cuidado, por isso, é aconselhável apertar o botão de pausa como medida de precaução”, considerou o ministro da Saúde, Hugo de Jonge.

    Assim, cerca de 10.000 vacinações que já estavam agendadas para a próxima semana a membros dos serviços de saúde holandeses com menos de 60 anos serão canceladas. A suspensão deve durar até 7 de abril, altura em que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) dará mais orientações sobre o assunto.

  • Covid-19: Reino Unido registou 30 casos de coágulos em 18,1 milhões de vacinados

    A agência reguladora da saúde britânica identificou 30 casos de coágulos sanguíneos raros entre 18,1 milhões de pessoas que tomaram a vacina contra a covid-19 da Astrazeneca no Reino Unido.

    Covid-19: Reino Unido registou 30 casos de coágulos em 18,1 milhões de vacinados

  • Os números da pandemia em Portugal: 822.862 casos, 16.868 mortes e 779.655 recuperados

    Desde que a pandemia da Covid-19 chegou a Portugal, em 2020, já foram identificados (com teste de diagnóstico positivo) pelas autoridades de saúde mais de 820 mil infetados — mais concretamente, 822.862.

    Já morreram no país, infetadas com o novo coronavírus, mais de 16 mil pessoas — mais precisamente, 16.868 pessoas. E já foram dadas como recuperadas da infeção mais de 779 mil pessoas que tiveram teste de diagnóstico positivo (mais concretamente, 779.655).

  • Número de pessoas monitorizadas e vigiadas pelas autoridades de saúde aumenta

    O número de “contactos em vigilância” — pessoas que estiveram em contacto com alguém que teve um teste de diagnóstico positivo — aumentou em Portugal ao longo das últimas 24h.

    As autoridades de saúde garantem agora estar a monitorizar a situação clínica de 16.121 pessoas que não tiveram teste positivo, mais 171 do que há 24 horas.

  • Não há novas mortes abaixo dos 70 anos em Portugal: quatro vítimas tinham 70 a 79 e cinco tinham mais de 80

    Nenhuma das nove pessoas que morreram ao longo das últimas 24 horas em Portugal tinha menos de 70 anos.

    Os dados enviados pela Direção-Geral da Saúde permitem perceber que quatro das nove vítimas mortais (2 homens e 2 mulheres) tinham entre 70 e 79 anos e cinco (3 homens e 2 mulheres) estavam na faixa etária de 80 anos ou mais.

  • Regiões. Dos 548 novos casos, praticamente 400 foram detetados em Lisboa e Vale do Tejo e na região Norte

    Dos 548 novos casos do país, praticamente 400 (399) foram detetados nas duas regiões com mais habitantes: Lisboa e Vale do Tejo e Norte.

    Em Lisboa e Vale do Tejo foram identificados 220 novos casos e na região Norte mais 179 infeções.

    Seguem-se, nas regiões mais atingidas, a zona Centro (+73), o Algarve (+35), o Alentejo (+26), a Madeira (+11) e os Açores (+11).

1 de 3