Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar-nos aqui:

    Covid-19. Novos casos de infeção reduziram em 24 horas, mas há mais 105 doentes internados

  • Brasil com mais 179.816 infeções. Nos últimos quatro dias foram registados mais de 900 mil novos casos

    Nas últimas 24 horas o Brasil contabilizou mais 179.816 infeções pelo SARS-CoV-2. Desde o início da pandemia, foram mais de 25 os milhões de casos de infeção confirmados no país — mais de 900 mil foram registados apenas nos últimos quatro dias.

    Entre quarta e sexta-feira desta semana, o país registou recordes diários de infeções, todos acima dos 200 mil por dia. Significa que este sábado o número de novos casos desceu.

    No que diz respeito às mortes por Covid-19, o Brasil continua a ser o segundo país mais afetado em todo o mundo, logo a seguir aos Estados Unidos. Este sábado foram registados 640 novos óbitos, aumentando para 626.524 o número total de vítimas da pandemia.

    Os valores estão longe de alcançar os registados no país no pico da pandemia, altura em que chegaram a registar-se mais de 3 mil mortes por dia. Neste momento, a Ómicron, substancialmente mais contagiosa mas menos letal, é responsável por 90% das infeções no Brasil.

  • Mitt Romney em isolamento depois de teste positivo

    O senador republicano e candidato derrotado às presidenciais de 2012 Mitt Romney está infetado com o novo coronavírus e em isolamento desde sexta-feira.

    Romney, de 74 anos, foi vacinado contra a Covid-19 e também já recebeu a dose de reforço. Está assintomático e a trabalhar de forma remota, avançou o seu gabinete este sábado através de comunicado.

  • Madeira regista 862 novos casos e 1.542 recuperados

    A Madeira registou 862 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 1.542 recuperados da covid-19, contabilizando agora 8.092 casos ativos, indicou este sábado a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O relatório epidemiológico divulgado diariamente pela DRS refere que, dos 862 novos casos, 30 são importados e 832 são de transmissão local.

    Relativamente aos 8.092 casos de Covid-19 ativos, 193 são importados, enquanto 7.899 são de transmissão local.

    Estão também 81 doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, seis dos quais na unidade de cuidados intensivos.

    A DRS acrescenta que 17 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, estando os restantes doentes em alojamento próprio.

    “No total, há 357 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem”, dá conta a autoridade regional de saúde.

    Estão ainda a ser acompanhados 4.354 contactos de casos positivos pelas autoridades de saúde da região e 17.784 viajantes com recurso à aplicação “Madeira Safe”.

    A Madeira, com cerca de 250 mil habitantes, regista desde o início da pandemia 63.352 casos confirmados de Covid-19, 55.098 recuperações e 162 óbitos associados à doença.

  • Itália. 137.147 novos infetados, uma redução em relação a sexta-feira

    Itália registou este sábado 137.147 novos casos de infeção pelo coronavírus — esta sexta-feira tinham sido 143.898.

    Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 377 óbitos no país, que se mantém o segundo da Europa com mais mortes associadas à Covid-19 — 145.914 desde o início da pandemia.

  • Justin Trudeau forçado a deixar residência oficial por precaução devido a protestos anti-vacinas

    Primeiro-ministro canadiano e família levados para local não revelado por receios relacionados com protestos anti-vacinas. Forças de segurança temem que radicais se juntem a ‘Comboio da Liberdade’.

    Justin Trudeau forçado a deixar residência oficial por precaução devido a protestos anti-vacinas

  • Reino Unido. Desde meio de dezembro que número de novos casos não era tão baixo

    O Reino Unido registou este sábado mais 72.727 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 — desde 14 de dezembro, dia em que foram contabilizados 59.610 novos infetados, que não eram tão poucos.

    Foram ainda acrescentados mais 296 óbitos às contas da pandemia no território, onde contam como mortes Covid todas as registadas em pessoas com teste positivo nos últimos 28 dias de vida.

    Desde 2020, em todo o Reino Unido, já foram registados 16.406.123 testes positivos ao SARS-CoV-2. Já morreram 155.613 pessoas.

  • Primeira-ministra neozelandesa em isolamento

    Jacinda Ardern, que há menos de uma semana foi notícia por ter tido de cancelar o próprio casamento, após as restrições impostas pelo seu governo para restringir a disseminação da Covid-19 na Nova Zelândia, está em isolamento, anunciou este sábado fonte do executivo.

    A primeira-ministra neozelandesa teve um contacto de risco há exatamente uma semana, num voo para Auckland, e vai por isso permanecer em isolamento profilático.

    Para já, Ardern está bem e sem sintomas, acrescentou ainda o governo neozelandês. Será testada este domingo.

  • Mais 75.088 pessoas com dose de reforço da vacina

    Mais 75.088 pessoas receberam a dose de reforço da vacinação contra a Covid-19 na sexta-feira, situando-se o total de inoculações em 4.781.241, revelou este sábado a Direção Geral de Saúde (DGS).

    De acordo com o boletim diário de vacinação da DGS, com a vacinação primária completa contra a Covid-19 há agora 8.788.976 pessoas, ou seja, mais 1.845 face ao dia anterior.

    Ainda em relação ao dia anterior, na sexta-feira foram também vacinadas mais 3.322 pessoas contra a gripe, elevando o total para 2.559.764.

    Na sexta-feira, cinco crianças (entre os 5 e os 11 anos) tomaram uma primeira dose de vacina contra a Covid-19, totalizando 301.045.

    Segundo os números da DGS, do total de pessoas que já receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, 92% tem 80 ou mais anos e 95% tem entre 70 e 79 anos.

    Na faixa etária entre os 60 e os 69 anos, receberam o reforço 88% das pessoas e entre os 50 e os 59 há 72% de vacinados com a dose de reforço.

  • Covid-19: Reforço da vacina para maiores de 30 anos arranca nos Açores na segunda-feira

    Em S. Miguel e na Terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 arranca esta segunda-feira, em regime casa aberta. Nas restantes ilhas é necessário agendamento prévio.

    Covid-19: Reforço da vacina para maiores de 30 anos arranca nos Açores na segunda-feira

  • Reino Unido regista número mais baixo de casos diários desde dezembro

    O Reino Unido confirmou este sábado 72.727 casos de Covid-19, o valor mais baixo desde meados de dezembro, refere o jornal The Guardian.

    Desde o início da pandemia, foram registados 16.406.123 casos da doença no Reino Unido.

    Foi ainda comunicado o óbito de 296 pessoas que testaram positivo à Covid-19 nos 28 dias anteriores, elevando o total de mortes para 155.594. O número é superior ao registado na sexta-feira (277).

  • Japão com máximo de novo casos pelo quinto dia consecutivo

    O Japão registou este sábado 84.936 novas infeções pelo coronavírus, o número mais alto registado desde o início da pandemia.

    O maior número de casos foi registado em Tóquio (17.433), seguido de Osaka (10.383)

    Há cinco dias que o país regista valores máximos, refere a Reuters.

  • Mais de um milhão de portugueses em isolamento na véspera das eleições

    A um dia das legislativas, existem mais de um milhão de portugueses em isolamento.

    De acordo com os números da Direção-Geral da Saúde (DGS) de hoje, há 591.969 casos ativos e 611.042 contactos em vigilância, o que corresponde a 1.203.602 pessoas em isolamento.

    Os eleitores em isolamento vão poder votar presencialmente no domingo. O Governo recomendou que o façam entre as 18h e as 19h. Os restantes eleitores devem fazê-lo no período anterior.

  • Áustria levante algumas restrições a pessoas não vacinadas

    A Áustria anunciou o levantamento progressivo de algumas das medidas de contenção da covid-19, a partir de 05 de fevereiro, apesar do aumento do número de casos de infeção pela variante Ómicron.

    Entre as medidas anunciadas pelo chanceler conservador, Karl Nehammer, estão o alargamento do horário de abertura dos restaurantes, a duplicação da lotação em eventos e a permissão de entrada de pessoas não vacinadas em estabelecimentos comerciais.

    A partir de 05 de fevereiro, os espaços de divertimento noturno na Áustria passam a fechar às 24:00 e duas semanas depois será permitida a entrada de pessoas não vacinadas, se apresentarem teste laboratorial negativo.

    Os não vacinados, que tiverem teste negativo, também poderão frequentar os estabelecimentos comerciais, exceto o setor da restauração.

    As autoridades austríacas anunciam este alívio de medidas tendo em conta que o pico da atual vaga da covid-19, protagonizada pela variante Ómicron, de rápido contágio, deverá ser ultrapassado na primeira semana de fevereiro.

    O plano foi encarado pela oposição, social-democrata, com algum receio e ceticismo, pelo elevado número de casos registado no país.

  • Turquia com recorde de infeções diárias

    Os contágios pelo novo coronavírus triplicaram na Turquia desde o início deste ano, atingindo 93 mil casos nas últimas 24 horas, um máximo histórico, informou o Ministério de Saúde daquele país.

    Ao longo do mês de dezembro de 2021, as infeções rondaram os 20 mil casos diários, mas chegaram a 36 mil no primeiro dia de janeiro e não pararam de aumentar desde então, devido à rápida expansão da variante Ómicron.

    A Turquia não tomou novas medidas quando o aumento de infeções foi verificado e apenas mantém a obrigação de usar máscara em lojas, empresas, transportes públicos e escritórios, enquanto o seu uso na rua é, de acordo com a agência noticiosa EFE, bastante relaxado.

    O número de mortes por covid-19, por outro lado, manteve-se estável nos últimos meses, oscilando entre 130 e 190 casos por dia neste país de 83 milhões de habitantes, mas na sexta-feira superou o recorde que datava de novembro, registando 210 óbitos.

    Cerca de 61% da população turca é vacinada com pelo menos duas doses.

  • Boletim DGS. Uma das vítimas era uma mulher na faixa etária dos 40

    Uma das 39 vítimas mortais comunicadas este sábado era uma mulher com 40 a 49 anos.

    As restantes, tinham mais de 60 anos: 28 pertenciam à faixa etária dos mais de 80 anos (15 homens e 13 mulheres); sete da dos 70 aos 79 anos (cinco homens e duas mulheres); e três da dos 60 aos 69 anos (dois homens e uma mulher).

  • Boletim DGS. Norte permanece a região com mais casos

    O Norte voltou a registar o maior número de novos casos de Covid-19 em Portugal. Segundo o boletim da DGS, nas últimas 24 foram registadas 24.655 infeções (40% do total).

    Em Lisboa e Vale do Tejo foram confirmadas 17.263 (29%), mas foi nesta região que ocorreram a maioria das mortes atribuídas à Covid-19 (17, o que corresponde a 44%). No norte, foram 8 (2%).

    No Centro, foram registados 10.569 casos e sete óbitos; no Algarve, 2.344 e três; e no Alentejo, 1.771 e 3.

    Na Madeira e Açores, foram confirmadas 981 e 1.611 novas infeções, respetivamente. No arquipélago da Madeira, morreu uma pessoa.

  • Boletim DGS. Portugal com quase dois milhões de recuperados

    Foram dados como recuperados 46.556 doentes como Covid-19. Com este número, Portugal aproxima-se dos quase dois milhões de recuperados desde o início da pandemia (1.954.755).

    Há mais 12.599 casos ativos e 16.660 contactos em vigilância.

  • Boletim DGS. Portugal com mais 59.194 casos e 39 mortes atribuídas à Covid-19

    Foram confirmados este sábado 59.194 novos casos de Covid-19 em Portugal e 39 mortes atribuídas à doença.

    Os internamentos de casos positivos nas alas Covid-19 desceram. Hoje há menos 28 pessoas nestas alas nos hospitais portugueses, num total de 2.292.

    Por outro lado, os internamentos nas unidades de cuidados intensivos aumentaram, com a entrada de mais um caso positivo. Ao todo, existem 153 pessoas nestas unidades das alas de Covid-19.

    Nota editorial — Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta duas limitações, que o Observador explica aqui: os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças; e há hospitais a seguirem critérios diferentes de contabilização de mortos Covid.

  • Rússia com novo máximo diário de casos

    A Rússia registou 113.122 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, 15.082 a mais relativamente a sexta-feira, um novo recorde diário desde o início da pandemia, disseram hoje as autoridades de saúde russas.

    Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, o número de novos casos num dia é de seis dígitos no país, um aumento que não se reflete proporcionalmente nas estatísticas de óbitos.

    Nas últimas 24 horas, foram registadas 668 mortes devido à covid-19, um número diário que se mantém estável nas últimas duas semanas.

    Na capital, Moscovo, o foco da pandemia na Rússia, foram detetados 26.488 novos casos, mais 3.494 do que no dia anterior.

1 de 2