814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Carlos Caetano Martins

Convidado

Artigos publicados

Açores

Autonomia à deriva

Se regiões como as ilhas Faroé, Islândia, ou Bermuda conseguem prosperar isolados do resto do mundo, o que falta aos Açores para conseguir fazer valer a sua mais-valia?
CDS-PP

Os parasitas

Tal como acontece com os parasitas, o CDS irá continuar a querer impor a sua presença junto do PSD, implicando a realização de acordos contranatura com a pretensão de sobreviver nas Regiões Autónomas.
Imigração

O agregador de consensos?

Numa altura em que é tão difícil os empresários arranjarem trabalhadores para a construção, para o turismo, ou para a agricultura, o presidente do Conselho de Ilha de S. Miguel pretende afugentá-los.
Comunicação Social

Liberdade de pouca expressão

Será que não se pode fazer nada pelos orgãos de comunicação social sem condicionar a sua ação? Sim, é possível, temos é que ser criativos.
Turismo

A Praia

Os puristas do turismo e da ultraconservação são os mais perigosos. Só com ligações constantes com comunidades exteriores é que a sociedade açoriana evolui.
Turismo

Tachas e pioneses

Peço que reflitam na grandiosidade deste número: 83 milhões de euros. Este é o diferencial de faturação da hotelaria entre 2022 e 2014, ano em que adoptámos uma política de liberalização do turismo.
Liberalismo

O futuro dos Açores é liberal

A Estónia conseguiu o milagre de em 2000 contar com cerca de 33% do PIB per capita  que se registava em Portugal, para em 2021 se encontrar 12% à sua frente.
Serviço Nacional de Saúde

E a Psicologia?

Poucos são os portugueses que conseguem acomodar nos seus rendimentos uma consulta periódica num psicólogo. Poucos, também, são os que têm seguro que cubra esta especialidade ou obtêm consulta no SNS.
Empreendedorismo

Soltem o empreendedorismo

O socialismo matou o “capitalismo popular”. Seja por leis que apenas protegem os grandes investidores, seja pela imposição de regras que apenas alguns conseguem cumprir.
Açores

Não faz sentido

O círculo de compensação permite eliminar o denominado voto útil. Por este motivo não faz qualquer sentido a existência de coligações pré-eleitorais na Região Autónoma dos Açores.
1 de maio

Liberalizem o Dia do Trabalhador

O PCP continua agarrado a ideias antiquadas, não adequadas ao mercado atual e que prejudicam o dinamismo da força laboral portuguesa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos