454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guilherme Valente

Convidado

Artigos publicados

Guerra na Ucrânia

O que atraiu Putin para o abismo?

O conflito da Ucrânia coloca Xi Jinping num grande embaraço. A sua única opção é travar a Rússia na invasão, assumindo ou não a mediação pública, ou rasgar o Acordo de Cooperação assinado com Putin.
Guerra na Ucrânia

Um mundo cooperativo, sine qua non

A situação actual no Leste não é paradigmática. É um resto infeccioso do horroroso passado comunista mal resolvido. Ferida mal curada, exposta à infecção de ditaduras, que agora encheu e supurou.
Legislativas 2022

Lixo

O Chega e a IL fizeram avançar a Democracia, agitar, espero, o choco e o aconchego da mediocridade partidária e institucional que mantém o País na pobreza – é o que tenho chamado o “efeito Chega”.
Liberalismo

Socialismo e a dimensão social no liberalismo

Quanto ao delírio, à libertinagem das novas causas ditas societais, cavalgadas e promovidas pelos órfãos do marxismo, com as quais muitos liberais incautos se confundem, nada têm de liberalismo.
Livros

A lei do preço bruto

Terão a ministra e o Governo alguma noção do funcionamento do sector do livro onde - corre por aí porquê - estão a lançar, ceguinhos e iletrados, uma bomba atómica?
Extrema Esquerda

O wokismo é uma crença, não é uma ideologia

Nascido nos Estados Unidos, foi logo adoptado nos países anglo-saxónicos e só recentemente na Europa, aqui enxertado sobretudo numa extrema-esquerda vazia das suas causas sociais.
França

O dedo na ferida...

Essas proclamações, políticas inevitavelmente, mas afirmadamente patrióticas, ocorrem realmente num quadro muito evidente de fragilidade e risco de decomposição de um Estado soberano. 
Cultura

Um Governo de um país iletrado

A política de um Governo minimamente esclarecido e patriótico deve ter como objectivo central e último o fomento da criatividade, da qualidade da edição e da divulgação, do consumo estelar dos livros.
Racismo

Movimentos protonazistas

Se quisessem realmente que as minorias ascendessem e vivessem melhor, deviam, antes, combater por uma consistente integração, desde logo por uma escola de qualidade, qualificadora e exigente.
Racismo

Oxalá não falte um Churchill

Quero confessar-lhe um pecado, acto que como é meu timbre logo assumi num artigo de jornal, talvez isso atenue a minha culpa. Assinei a tal petição.
Livros

Um destino fatídico?

No panorama pós-pandemia, o que restará do sector editorial e livreiro? Na distribuição circence do bolo que anuncia, irá ter o Governo um critério que tenha noção da pluralidade a preservar?
Politicamente Correto

Obrigado, General Eanes, por se juntar ao combate

“Esquerda nova”, chamou-lhe o Senhor General, eu chamo-lhe a velha extrema-esquerda, os jovens de hoje como os de ontem dependentes de todas as tiranias.
Futuro

Da torre de Montaigne

No início da Idade Média, foram os bárbaros que quiseram civilizar-se. Os mais recentes, nazismo e comunismo, a liberdade venceu-os. O drama hoje é a rendição do Ocidente à nova barbárie.
Ana Gomes

Um candidato MRPP... com 66 anos!

“Se for eleita PR não apertarei a mão a André Ventura”. Mas André Ventura não é um deputado da AR eleito democraticamente? É um delinquente, tem cadastro? Não foi escolhido pelo povo?
Crónica

A era da mentira

Primeiro foi servidão imposta a golpes de terror. Depois aceite, a seguir voluntária, hoje desejada. São dias de obscurantismo ultra-relativista do tudo igual a tudo, a verdade à mentira, o bem ao mal
Feminismo

O homem que gostava de mulheres 

Há 50 anos era o Maio de 68 a reclamar o gozo do prazer que até aí só os homens podiam assumir. Hoje é a maldição da carne, a denúncia opressiva da “tirania” do desejo.
Ensino Superior

A causa das causas

De todos os países da Europa que tiveram contactos com China, fomos o último em que a universidade revelou algum interesse pelo conhecimento da civilização e da história chinesas.
Estado

Um totalitarismo novo

Cada vez mais gente quer maior protecção, escapar dos constrangimentos, refugiar-se da vida, deixando de ver o perigo para a liberdade, o excesso de "bondade" de um Estado a quem pedimos tudo.
Pandemia

Quem fala assim, não é gago!

Fernando Medina falou e falou bem. Uma guerra não se ganha sem comando, a DGS não tem comando. As tropas andam em roda livre, sem projecto, nem disciplina, sem avaliação que exija e lhes pese.
China

A China do nosso ressentimento autofágico

Terão estes brilhantes comentadores a mais ínfima noção do que significará para o mundo - e para nós - uma travagem do desenvolvimento da China, desse sexto do mundo?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.