250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ricardo Pinheiro Alves

Convidado

Artigos publicados

CDS-PP

Uma solução para o CDS?

148
O CDS precisa de recuperar o eleitorado tradicional que o abandonou. Para isso tem de se afirmar inequivocamente de direita o que é incompatível com o discurso das “causas” manipuladas pela esquerda.
Educação

Onde estão os colégios privados?

335
Esta promoção da inutilidade entre os jovens pode ser a que melhor serve os interesses do Sr. Tiago e do Sr. Costa, mas não serve os interesses do país. Para quando uma reacção dos colégios privados?
Eleições Presidenciais

Por favor, não votem em Marcelo!

829
Tal como Marcelo tentou puxar pelo ânimo dos portugueses, deveria também ter tentado puxar pelas reformas do Governo. Não o fez e preferiu a gestão da conjuntura e a estagnação na estabilidade.
Racismo

Intolerância, racismo e liberdade

147
O racismo é um mal. Mas a maldade faz parte do ser humano e mesmo que a quiséssemos eliminar não o conseguiríamos sem transformar os indivíduos em escravos. E isso é muito pior do que o racismo.
Monarquia

D. Juan Carlos I, uma merecida e singela homenagem

522
D. Juan Carlos I merece uma homenagem pela forma exemplar e única como, em conjunto com D. Adolfo Suárez, geriu a transição da sociedade espanhola de uma ditadura para uma democracia.
Economia

“Como é que o futuro vai evoluir? Não sabemos”

A páginas tantas perdi a paciência para ler mais. O documento da “Visão” é enfastiante e não resolve os problemas do país. Tem uma utilidade óbvia: serve para que jornais e televisões falem do Governo
Economia

A globalização não está em risco 

A globalização é um fenómeno descentralizado, promovido pela acção de biliões de pessoas, sem qualquer “organizador” a comandá-la. Esta é a melhor garantia de que a globalização veio para ficar.
Crescimento Económico

O futuro da economia portuguesa

110
O mito de que é através do ambiente e da digitalização que o nível de vida dos portugueses vai convergir com o dos alemães está instalada entre nós mas pode ser contraproducente pelas ilusões que cria
Comunicação Social

Uma imprensa plural e representativa

Apesar das redes sociais e do digital, a imprensa portuguesa precisa de muito mais pluralismo para que possa efectivamente representar as diferentes visões que coexistem na sociedade portuguesa.
União Europeia

Nunca mais aprendemos – Parte 2

113
Os últimos 20 anos mostram que o país todo se está a transformar num enorme Alentejo dentro da UE (eu sou alentejano), que vive cada vez mais dependente de subsídios e do Estado. Há quem goste. Eu não
Europa

União Europeia: Nunca mais aprendemos

Como o choque incide de forma diferente nos países, o esforço de recuperação também deve ser assimétrico. Um esforço simétrico liderado pela Comissão resultaria em políticas erradas para vários países
25 de Abril

O “Alçapão de Abril”

O 25 de Abril devia servir para festejar a Liberdade que se consolidou a 25 de Novembro, dia em que os que tentaram abrir o “Alçapão de Abril” para aí enfiar essa Liberdade “levaram” com ele na cabeça
Reforma do Estado

O vírus da reforma do Estado

110
Ao contrário do coronavírus, o vírus da reforma do Estado tem agora uma oportunidade única para se propagar. Haja vontade para isso entre os portugueses.
Coronavírus

Os “Coronabonds” são uma solução indesejável

246
A emissão de dívida mutualizada significa a transferência de poder do governo nacional eleito com os nossos votos para uma entidade não eleita e por isso sem qualquer legitimidade democrática.
Coronavírus

Crónica da morte anunciada do federalismo

158
A patente inutilidade (e indesejabilidade) da Comissão Europeia no combate ao Coronavírus contraria toda a fé ilusória que os portugueses têm na intervenção da UE para a resolução dos seus problemas.
Coronavírus

Batem leve, levemente

As políticas macroeconómicas prescritas para mitigar os custos do coronavírus incidem especialmente ao nível fiscal, uma vez que no lado “monetário” a margem de manobra é reduzida.
Óbito

Vasco Pulido Valente. A Verdade na História

Ao longo da sua vida Vasco Pulido Valente escreveu sobre a mediocridade portuguesa dos séculos XIX e XX, mas essa mediocridade que descreveu continua presente no nosso país no século XXI.
Eutanásia

Mais uma vez, a política da mentira! /premium

A política da mentira usa como primeiro passo tentar evitar que haja muita discussão pública e que seja limitada aos “profissionais da opinião”, designadamente os que defendem a eutanásia.
Igualdade

Oportunidades: queremos mais ou queremos iguais?

Haver mais oportunidades para os que precisam é desejável, e por isso é importante um acesso alargado à educação ou à saúde. Mas para isso não é preciso dar privilégios a uns como sucede com as quotas
União Europeia

Política industrial: ligações perigosas

116
A China recusou as características mais nobres do capitalismo, como a livre concorrência, pelo que opção de imitar um país que usa práticas não aceitáveis e aposta no intervencionismo público é errado
A página está a demorar muito tempo.