Dark Mode 97,9 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Congresso do CDS

CDS-PP

O desafio para o novo CDS de Rodrigues dos Santos

O CDS terá de superar a oposição entre os liberais e conservadores do partido, os que defendem a liberdade e os direitos individuais e os que defendem a moral e as instituições nucleares da sociedade
CDS-PP

António Pires de Lima confessou que é fascista? /premium

321
Vamos certamente assistir à multiplicação de “fascistas” e de “populistas”, não porque haja mais “fascistas” e “populistas”, mas porque os que mandam há muito tempo estão com medo de deixar de mandar.
Emissão Especial

As frases insólitas do congresso em 85 segundos

"Dar um pão a quem tem fome é importante". "Quem está disponível para discursar quando dizem olha a hora". "Com esta letargia Portugal falece". "Temos pena". Ouça aqui.
Atualidade

Maçãs, capotes e a ostra. O 'Lado B' do Congresso

Há quem tenha vindo direto do hospital e quem se recuse a despir a capota, quem se demore entre macieiras e quem veja no CDS "uma ostra". Entre apupos e instantes caricatos, o outro lado do congresso.
Emissão Especial

Justiça forte com os fracos? "Um lapso. É cansaço"

124
"Não vamos erguer muros com ninguém", disse o novo líder do CDS após o discurso. Assegurou que o grupo parlamentar também foi escolhido por ele, por o ter votado favoralmente. E corrigiu uma gaffe.
Emissão Especial

João Almeida: "Aplaudi como os outros"

O candidato derrotado à liderança do CDS rebateu a ideia de ter sido pouco efusivo nos aplausos ao discurso do líder. E não quis voltar ao caso da "mentira" do seu apoiante que vai ser vice.
Atualidade

CDS. O discurso do novo líder na íntegra

149
Francisco Rodrigues dos Santos fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro. "À direita lidera o CDS, não lidera nenhum outro partido", afirmou.
Comentário

"Mais importante do que temas é o fogo novo"

Provocações, baixa política, nuances retóricas. Rui Ramos e Miguel Pinheiro comentam o CDS que sai do congresso: "A juventude do líder vai ser uma vantagem". "CDS sozinho não consegue fazer a festa"
Congresso do CDS

Entrelinhas (e pistas) do discurso do novo líder

Análise. Da unidade do partido, a uma maioria de direita em 2023, passando pelo regresso de Manuel Monteiro e por ataques ao Chega e à IL. O que disse e o que realmente queria dizer o novo líder?
Atualidade

O primeiro discurso de "Chicão" como líder

252
Francisco Rodrigues dos Santos discursou pela primeira vez enquanto líder do CDS. Quer "combater as esquerdas", distancia-se dos "partidos emergentes" e reclama a liderança da direita.
Congresso do CDS

7 opiniões rápidas sobre a nova liderança do CDS /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam a nova liderança do CDS e o futuro do partido.
Congresso do CDS

O 'Rato' do Colégio Militar que vai liderar o CDS

2526
Contra o aborto, contra a expressão casamento gay, contra a sexualização da educação. Idolatrado pelos jotinhas. Ex-dirigente do Sporting. Quem é Francisco Rodrigues dos Santos, novo líder do CDS.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e o ausente /premium

128
Francisco Rodrigues dos Santos impõe-se. Lobo D’Ávila aproxima-se. Manuel Monteiro vinga-se. João Almeida esvazia-se. Pires de Lima indigna-se. Nuno Melo afasta-se. Assunção Cristas some-se. E Portas?
Congresso do CDS

Congresso. Os nossos prémios "Estrelas da Rádio" /premium

Este foi o primeiro Congresso partidário onde esteve a Rádio Observador. Por isso, decidimos perceber que personagens do CDS se adequam a alguns dos nossos programas. E não é que bate certo?
CDS-PP

Polémicas, poucas mulheres e acusação de homofobia

124
Na nova direção de Francisco Rodrigues dos Santos, as tentativas de união já deram polémica. E há outras, como o curto número de mulheres e uma acusação antiga de homofobia.
Emissão Especial

"É mentira". João Almeida acusa futuro vice

O candidato derrotado à liderança do CDS desmentiu declarações do seu apoiante António Carlos Monteiro, que aceitou ser vice do novo líder. Ouça aqui a troca de palavras entre ambos.
Emissão Especial

Sílvio Cervan: “É imperioso que a direita fale”

Sílvio Cervan regressa à política ativa como vice de Chicão. Em entrevista à Rádio Observador, defendeu que o CDS deve dialogar à direita, incluindo com o Chega.
Emissão Especial

“Avaliamos mal determinados momentos"

Filipe Anacoreta Correia reconheceu erros na liderança de Assunção Cristas. Em entrevista à Rádio Observador, disse que a ex-líder não mereceu a derrota que teve e falou sobre o futuro de Chicão.
Noticiário

9h. Lobo d'Ávila vai ser vice de 'Chicão'

Filipe Lobo d’Ávila foi convidado para ser vice-presidente de Francisco Rodrigues dos Santos, segundo fonte da candidatura de Rodrigues dos Santos. Lobo d’Ávila aceitou o convite.
Atualidade

O momento em que Chicão soube que ganhou

223
Francisco Rodrigues dos Santos vai ser eleito este domingo novo líder do CDS. Veja o momento em que Francisco Rodrigues dos Santos ouviu a confirmação da vitória da sua moção.
Comentário

CDS. "O partido queria uma mudança radical"

"Todas as pessoas que estiveram à frente do partido nos últimos 20 anos estavam com João Almeida. Vamos ver como consegue integrar os críticos". O comentário de Miguel Pinheiro à vitória de Chicão.
Emissão Especial

Chicão: "CDS será o braço direito dos portugueses"

645
Promete estar "diariamente em contacto com os portugueses" e "um CDS que não está centralizado em Lisboa". As primeiras palavras de Francisco Rodrigues dos Santos depois de saber que tinha vencido.  
Congresso do CDS

'Chicão' é o novo líder do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos vai tornar-se este domingo o oitavo líder do CDS: a sua moção teve 46,4% dos votos contra 38,9% de João Almeida e 14,5% de Filipe Lobo d'Ávila.
Emissão Especial

Nuno Melo. O apoio tabu e combates internos do CDS

À Rádio Observador, o eurodeputado avaliou os três principais candidatos à liderança do CDS. Nuno Melo apontou o dedo a quem criticou Cristas, que considerou "aliados do PS e do PSD".
Emissão Especial

Chicão e apupos: “Quem respeita mais o Congresso?"

130
"Não adianta diabolizarem-me. Amo o meu partido". Francisco Rodrigues dos Santos terminou o seu discurso da tarde quase aos berros. E aludiu ao episódio dos apupos a Pires de Lima. Ouça aqui.    
Emissão Especial

"Chamarem Cecília Mortágua à Cecília Meireles?!"

Nuno Melo apoia João Almeida. Indignou-se com ataques internos a figuras do CDS. E decidiu não integrar nenhum órgão. “Se querem cabeças à espera de renovações fiquem lá com a minha”. 
Comentário

"O CDS assustou-se com os apupos a Pires de Lima"

"A grande preocupação dos congressistas agora é quem vai unir o partido na segunda-feira". O comentário de Miguel Pinheiro depois dos discursos de Nuno Melo e Chicão. 
Congresso do CDS

Meu Deus como é bom negociar no modesto 1º andar 

Negociações fazem-se em salas que os candidatos têm no primeiro andar. É só subir a escada, mesmo à direita da "barraquinha" dos leitões. Candidaturas não arriscam resultado, mas estão confiantes
"Mini" Entrevista

Mini entrevista. Matos Santos quer cafeinar o CDS

134
João Almeida "está há 20 anos no partido, é o rosto da continuidade, quer queira quer não", diz Abel Matos Santos em 'mini'-entrevista ao Observador. E acrescenta: "Os congressistas não são parvos".
Emissão Especial

Pires de Lima: Chicão “não tem mãos na sua gente”

109
Em entrevista à Rádio Observador depois do discurso em que foi apupado, Pires de Lima voltou a acusar Chicão de “falta de preparação democrática para quem pretende liderar”. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Pires de Lima e o raspanete que acabou em apupo

113
Pires de Lima fez um discurso ultra-crítico para Francisco Rodrigues dos Santos, a quem disse: "Se te queres dar ao respeito, começa tu por te dar ao respeito dos adversários”. Acabou apupado.
Emissão Especial

Ouça aqui a resposta de Adolfo aos apupos

627
“Um partido que tem orgulho na sua história não apupa um ministro que tirou um país da bancarrota”. Adolfo Mesquita Nunes discursou e atacou os apupos a Pires de Lima.
Emissão Especial

"Sou suspeito, mas não fiz nenhum briefing"

Francisco Rodrigues dos Santos, na entrevista à Rádio Observador, deu "palavra de honra" que no congresso anterior não pediu a dezenas de militantes para irem ao palco pedir que ele fosse deputado.
Emissão Especial

João Almeida admite trabalhar "mesmo" com Chicão

“Mesmo com Francisco Rodrigues dos Santos será possível vir a trabalhar no futuro. Tenho abertura para consensos”, disse João Almeida em entrevista à Rádio Observador. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

Ouça aqui a vaia e os apupos a Pires de Lima

603
"Demos tempo ao Francisco para apurar a sua cultura democrática", disse Pires de Lima a Chicão. Seguiram-se vaias e apupos da assistência ao longo de 40 segundos. 
Emissão Especial

"Cristas não cometeu nenhum pecado original"

António Lobo Xavier invocou os seus 45 anos de militância para defender Assunção Cristas, em entrevista à Rádio Observador. Não diz quem apoia. E pergunta: "O que é a ruptura?"
Atualidade

A nota de Cristas, o regresso de Portas e Marcelo

O Observador desafiou militantes do CDS com três questões. As respostas a "Que nota dá a Assunção Cristas?", "Portas deve regressar?" e "O CDS deve apoiar Marcelo?" motivaram algumas hesitações.
Emissão Especial

“Não estava à espera de tanta crispação"

Filipe Lobo d’Ávila, em entrevista à Rádio Observador, desvalorizou a ovação a Chicão no congresso do CDS: “Não me impressiona muito determinado tipo de ação”
Emissão Especial

Diogo Feyo: “Estou disponível para as autárquicas"

Em entrevista à Rádio Observador que pode ouvir aqui, Diogo Feyo, apoiante de João Almeida, criticou o discurso de Francisco Rodrigues dos Santos e mostrou-se disponível para ajudar nas autárquicas.
Congresso do CDS

Sons do congresso: "Fascistas". "É mentira". Vaias

Do "falhei" aos "fascistas", aos apupos e ao "É mentira". Pode voltar a ouvir aqui os sons mais importantes do congresso do CDS e os comentários transmitidos na emissão especial da Rádio Observador.
Congresso do CDS

As entrelinhas dos discursos dos candidatos ao CDS

139
Análise. Os 5 candidatos a líder do CDS já fizeram os seus primeiros discursos no Congresso. Entre ataques, contra-ataques, propostas e insinuações, o que disseram? E o que queriam realmente dizer?
Comentário

"Vai ser uma batalha entre Chicão e João Almeida"

Francisco Rodrigues dos Santos "não força a saída de Cecília Meireles para ele entrar no Parlamento". Fez um discurso emocional, mas "o que é isso de ganhar a sala?". Ouça a análise de Miguel Pinheiro
Emissão Especial

Chicão: "Para os adversários, até fascistas somos"

139
Francisco Rodrigues dos Santos diz que conta com Cecília Meireles no Parlamento. E assegura que o CDS "não é um catch all party, nem um partido de contrafação". Pode ouvir aqui o discurso.
Emissão Especial

Congresso “não é para passar cheques em branco”

197
O CDS precisa “de mudar a sério” para recuperar a sua credibilidade, disse o candidato Carlos Meira, no seu discurso, que pode ouvir aqui.
Comentário

Dois mistérios num discurso "ácido" e "esquisito"

"Isto fica um bocado esquisito". Miguel Pinheiro, diretor do Observador, comenta os dois mistérios deixados por João Almeida, num discurso “muito ácido”. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

"Avisei que não era este o caminho. Fui o único"

Filipe Lobo d'Ávila apoiou uma eventual recandidatura de Cristas em Lisboa. Mas disse que o CDS não deve “olhar para todo o país através de binóculos no Largo do Caldas”. Pode ouvir aqui o discurso.
Emissão Especial

"Não podemos continuar com a cabeça na areia"

É tempo de “arregaçar as mangas”, disse Abel Matos Santos, candidato à liderança do CDS, que apelou à mudança. Pode ouvir aqui o discurso.
Atualidade

Cristas: "Saio triste mas dei tudo o que podia"

No discurso do adeus à presidência do CDS, Assunção Cristas assumiu que falhou nos resultados e na análise, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia.
Congresso do CDS

"Falhei". O mea culpa de Cristas na culpa de todos

142
Líder cessante assumiu que errou na estratégia, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia em Gondomar e Lamego. Depois, abandonou o congresso.
Emissão Especial

"Vamos ser o partido sem coação e sem ameaças"

Anunciou ter nomes para candidatos a Presidente da República e à Câmara de Lisboa, mas não os revelou. "Quero ser presidente de um partido livre e não controlado". Ouça aqui o discurso de João Almeida
Comentário

"Cristas fechou a porta. Acabou. Tratem disso"

"Assunção Cristas discursa e já se vai embora. É muito revelador da forma como está a olhar para o partido neste momento". Oiça o comentário de Miguel Pinheiro ao adeus de Cristas. 
Emissão Especial

"Falhei". Ouça o último discurso de Cristas no CDS

"Saio triste mas dei tudo o que podia", disse Assunção Cristas no discurso do adeus à presidência do CDS, onde assumiu que falhou nos resultados e na análise. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Vídeo. Encerramento do Congresso do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos foi eleito este domingo novo líder do partido. Acompanhe aqui todos os discursos do congresso do 28.º congresso do CDS em Aveiro.
Emissão Especial

"Ouvi acusações de contorcionismo moral. Senti-me"

A líder parlamentar do CDS, Cecília Meireles, criticou a campanha tensa dentro do partido. Diz que "houve algumas coisas que correram bem". E que o novo líder terá de "saber unir e coser o partido".
Emissão Especial

"Ninguém quer estar a 500 metros de Cristas"

"Todos os candidatos fogem da líder do CDS". Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes na ronda inicial de comentários na emissão especial da Rádio Observador no congresso do CDS, em Aveiro. Ouça aqui.
CDS-PP

"Estamos aqui para combater as esquerdas" - como aconteceu

1309
Francisco Rodrigues dos Santos já fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro.
Congresso do CDS

Cobertura especial do congresso do CDS

Como é que o Observador vai acompanhar este congresso do CDS? Com um liveblog em permanência no site, emissão especial na rádio e streaming em vídeo nas redes sociais. Veja aqui.
Congresso do CDS

Presidentes de câmara do CDS apoiam João Almeida

788
Todos os seis presidentes de câmara do CDS apoiam o candidato João Almeida no próximo Congresso. Autárquicas tinham sido o ponto forte da liderança cessante.
Congresso do CDS

Ex-líder prefere 'Chicão' ou Lobo d'Ávila no CDS

163
Ribeiro e Castro diz que Cristas transformou o CDS numa "loja do chinês" e que o partido corre o risco de se perder num triângulo das Bermudas. Desvaloriza peso da idade de 'Chicão'.
Congresso do CDS

Eles querem liderar o CDS. Guia para o congresso /premium

Aí está o congresso que decide o futuro do CDS e com ele cinco candidatos ao lugar de Assunção Cristas. Para ela será a despedida, para um deles será o primeiro dia. Fomos ver o que cada um propõe.
Congresso do CDS

João Almeida: "Não tenho o apoio de Cristas"

273
'Mini'-entrevista. Garante que "não é o candidato da continuidade" no CDS, embora os adversários "queiram muito que seja". Diz ainda que não teme uma "geringonça" interna que o afaste da liderança.
Congresso do CDS

"Portas seria um excelente candidato presidencial"

130
'Mini'-entrevista a Filipe Lobo d'Ávila. Quer tirar o PP da sigla CDS e acredita que Nuno Melo, que há quatro anos teria apoiado contra Cristas, deverá votar João Almeida.
Congresso do CDS

"Não propomos uma alteração à lei do aborto"

'Mini'-entrevista. Candidato ao CDS não quer ser chamado de Chicão, não quer reverter lei do aborto, preferia que casamento homossexual tivesse outro nome e diz que Manuel Monteiro devia ser aceite.
Congresso do CDS

O partido que não sabe o que lhe aconteceu /premium

411
O CDS fixou-se em André Ventura como se a concorrência do Chega tivesse sido a razão do seu descalabro eleitoral. Não foi, e o CDS precisa de um líder que lhe faça esquecer Ventura.
Congresso do CDS

Os dez "Portas de Ouro" do Congresso do CDS

Foi um Congresso sem história. Cristas já era presidente, quer ser primeira-ministra: prémio Adelaide Ferreira. Há um vilãozinho e um crítico consolidado. E um "Espelho Meu". Os prémios do congresso.
PSD

Ausência de Feliciano. Rio desmente nota oficial

245
Informação do PSD dava secretário-geral como presença garantida no congresso. Depois da polémica com o currículo falso, Barreiras Duarte não apareceu em Lamego.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e os espectadores

134
Cristas baixou a votação, mas sai do Congresso reforçada. Melo será o rosto do primeiro embate, enquanto "Chicão" vai ter lugar na AR. Borges Lemos manteve-se anónimo e Rio ganhou "amiga" da onça.
Congresso do CDS

Bastidores: com Cristas no fim do congresso

138
O Observador acompanhou Assunção Cristas nos bastidores do último dia de congresso em Lamego. Houve tempo para alterações de última hora do discurso e beijinhos aos convidados do PS e do PSD.
Comentário Político

Análise. Abriu a época da guerra à direita

104
Assunção Cristas declarou que, numa maioria à direita, quer ser ela a mandar no PSD. Se isto não é guerra é o quê? Competição atrás de uma ilusão? É uma forma de ocupar o espaço vazio. Por Vìtor Matos
Atualidade

Best of. 22 cenas insólitas neste congresso do CDS

Cristas "é a mais sexy". "Essa gente". O tropeção de Nuno Melo a caminho do palco. "Já olhou bem à sua volta?" Olhe bem para este vídeo com as imagens mais caricatas de dois dias de CDS em Lamego.
Comentário

"O que o CDS quer é ganhar a competição com o PSD"

O que fica para a história desde congresso é o desafio de Cristas e do pequeno CDS ao grande PSD. O comentário final de balanço de Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso
Congresso do CDS

8 opiniões rápidas sobre a ambição de Cristas

415
O congresso do CDS visto por Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa.
Congresso do CDS

"Quem não quer o PS só tem uma escolha: nós"

635
Cristas termina congresso como começou: a dizer que CDS é a única alternativa ao PS. Desta vez Rui Rio estava a ouvir, na primeira fila. "There's nothing holding me back", ouvia-se nas colunas.
Carpool

Chicão no Parlamento? "Lugar garantido nenhum tem"

A líder do CDS diz que vai trabalhar para alcançar uma maioria de 116 deputados com o PSD, mas quer ser a primeira escolha. O best of do Carpool com Assunção Cristas, que teve um percalço em direto.
Congresso do CDS

Cristas reeleita com menos percentagem de votos

159
Líder baixa da fasquia dos 90% (fica nos 89,26%) e perde seis pontos percentuais face a 2016, quando obteve quase 96% dos votos. Perde três lugares no Conselho Nacional, onde fica com 51 conselheiros.
Congresso do CDS

Siga em direto o fim do congresso do CDS

Arrancou o último dia de trabalhos em Lamego. Veja em direto o discurso final da líder do CDS, Assunção Cristas, e toda a cobertura do Observador.
Atualidade

Adolfo vs. Chicão: descubra as diferenças

115
"Eles sabem que um dia, muito provavelmente, terão de se enfrentar", diz um ex-deputado. Eles são o vice do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, e o líder da JP. Veja o duelo dos seus discursos.
Atualidade

O momento mais surreal do Congresso do CDS

Dez minutos após a meia-noite, foi votado se os discursos deviam acabar à 1 da manhã. Contados os votos fila a fila, o pedido foi rejeitado. Meia hora de cenas insólitas neste vídeo de 2 minutos.
Congresso do CDS

"Trabalharei para ser a 1ª escolha" à direita

400
No Carpool Observador, Assunção Cristas assume querer ultrapassar o PSD e chefiar uma coligação de direita: "Dentro desta geometria de como se dividem os 116 trabalharei para ser a primeira escolha".
Congresso do CDS

Cristas anuncia Mota Soares em 2º nas Europeias - como aconteceu

No encerramento, Cristas disse que não fala mais de conciliação com trabalho enquanto não fizerem a mesma pergunta a homens. E quer ser “escolha inequívoca” à direita para o CDS liderar uma maioria.
Congresso do CDS

O CDS liberal de Adolfo vs o conservador de Chicão

669
Um é profundamente conservador, doutrinário. Outro é liberal, quase libertário. Há quem aposte num duelo entre os dois no futuro pela sucessão. Para já, juraram lealdade e selaram tudo com um abraço.
Congresso do CDS

A ambição do CDS e as 14 cotoveladas no PSD

237
Os votos não têm dono, o CDS será a "única" alternativa, Cristas é "melhor que Rio", ou se mais ninguém fizer oposição, sobra o CDS contra a "geringonça". O PSD foi o saco de pancada do congresso.
Atualidade

O discurso mais violento contra Cristas

7921
"Estavam à espera de um congresso perfeito mas já não vai ser". Carlos Meira, neto de um ex-deputado do Estado Novo, acusou Cristas de falta de respeito. "Não lhe devo nada". Veja o vídeo.
Congresso do CDS

O discurso de Cristas nas entrelinhas

A ambição de ser a primeira da direita e a desvalorização de Rio. O "encosto das esquerdas" e a necessidade de um consultor em soundbytes. A leitura do discurso por Vítor Matos e Miguel Carrapatoso
Congresso do CDS

Lobo d'Ávila: "Não passamos cheques em branco"

165
Vai sair do Parlamento, mas diz que não é para preparar uma pista própria: "Não tenho como objetivo pessoal ser líder do CDS ou ser líder da oposição interna no CDS", disse no Carpool do Observador.
Carpool

"Continuarei a não ter problemas em ser quem sou"

Adolfo Mesquita Nunes garante que não há duas linhas no CDS. E não vê razão nenhuma para a sua homossexualidade ser falada no congresso. O best of do carpool com o vice-presidente do CDS.
Congresso do CDS

Quem são os 9 que vão fazer o programa do CDS

169
Pedro Mexia e Nadia Piazza, da associação de vítimas de Pedrógão, juntam-se a 6 militantes: sob coordenação de Adolfo Mesquita Nunes, vão começar já a preparar o programa do CDS para 2019.
Congresso do CDS

Jota impõe regras contra "manipulação" de jornais

1080
Jovens do CDS receberam mensagem com instruções sobre o que vestir e o que fazer se fossem "encurralados" pela imprensa no congresso. Líder admite conhecer mensagem mas nega ter partido dele
Atualidade

Emoção e culpa na homenagem a Adriano Moreira

168
Adriano Moreira recebeu intensos aplausos e elogios de velhos amigos. O antigo líder do CDS foi homenageado no Congresso, mas no fim assumiu ter culpa pelo destino do país. Veja no vídeo
Dia da Mulher

Mulheres importantes em manifestação e não no CDS

1358
O secretário-geral do PCP diz que "as mulheres importantes" estão na manifestação em Lisboa e não no 27.º Congresso do CDS-PP, em Lamego, ao saudar o desfile pelas ruas da Baixa da capital.
Atualidade

O congressista que falou 23 vezes em Lamego

207
O discurso mais peculiar do congresso foi logo o primeiro. José Pinto, do CDS de Lamego, rebaptizou Chicão. E lamentou que Sisebuto não tenha deixado a máquina de cunhar moedas na terra. Veja o vídeo.
Comentário

"Qual é o problema de Assunção Cristas?"

"Anda a dizer que quer ser primeira-ministra. O problema é que está a elevar demasiado as expectativas". Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso na análise ao discurso da presidente do CDS
Congresso do CDS

Se quiser ser líder, "não peço autorização"

102
Critica o PSD que "está com falta de identidade" e até se compara a Luís Montenegro, do PSD. Líder da JP diz que não se pode negligenciar matriz ideológica dos partidos em nome do poder pelo poder.
Congresso do CDS

Cristas assume: quer ganhar ao centro

121
"Não há impossíveis". Quer jogar "na primeira liga" e chegar onde "outros chegam": ao Governo. O alvo do CDS é a esquerda, mas antes Cristas quer ultrapassar o PSD como fez em Lisboa. "Eu acredito".
Congresso do CDS

A renovação do CDS, segundo Adriano Moreira

981
O antigo presidente centrista foi homenageado no 27º Congresso do CDS e aproveitou a reunião magna do partido para responder aos (poucos) críticos de Cristas: até a Igreja Católica está em renovação.
Atualidade

Adriano Moreira: "Eu morro com culpa"

3581
“Comigo a culpa não morre solteira", afirmou Adriano Moreira, aos 95 anos, sobre "a pesada herança" para as gerações seguintes. E elogiou a “capacidade de inovação extraordinária” de Assunção Cristas.
Congresso do CDS

Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
Atualidade

A aparição de Portas no congresso do CDS

227
Paulo Portas não está presente em Lamego, mas apareceu aos congressistas num vídeo a homenagear o ex-presidente do partido, Adriano Moreira: "Ajudou-me a compreender Portugal". Veja aqui
Congresso do CDS

A líder e os críticos conservadores. Quem é quem?

Depois de umas autárquicas que quer replicar no país, Cristas chega confortável ao Congresso. Mas há vozes ao fundo a pedir um CDS mais conservador e doutrinário. Todos sobem ao palco. Quem é quem?
Congresso do CDS

Cristas: "Acreditem que vamos chegar lá" - como aconteceu

206
Cristas disse que quer liderar a direita. Filipe Lobo d'Ávila anunciou que vai deixar o Parlamento, e vai encabeçar lista alternativa à de Cristas para Conselho Nacional. Adolfo foi aplaudido de pé.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Congresso do CDS

Dois anos de Portas a Cristas. Que mudou no CDS?

165
Assunção Cristas tem pouco a ver com Paulo Portas. Pelo menos, no que ao estilo de liderança diz respeito. Ouve, delega e confia mais do que o seu antecessor. É um CDS mais ambicioso, reconhece o PS.
Câmara Municipal Lisboa

Como é a vereadora Cristas nas reuniões em Lisboa?

673
Ao contrário de Portas, Cristas não abandonou o cargo de vereadora após concorrer a Lisboa. Vai a todas as reuniões e intervém na maioria delas. Pelo menos, foi assim nos primeiros quatro meses.
Congresso do CDS

Que direitas cabem no CDS? Tendências do congresso

193
Cristas quis despir o CDS de "rótulos" para destronar o PSD. Mas no próximo congresso será confrontada com as velhas tensões do partido. Onde está o CDS: ao centro, à direita ou a meio-caminho?
A página está a demorar muito tempo.