480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Congresso do CDS

Noticiário

12h. Nuno Melo não fecha CDS a democratas-cristãos

Líder centrista quer abrir o partido a conservadores e liberais. E os produtores florestais querem plantar mais eucaliptos, mas as associações ambientais têm reservas.
CDS-PP

CDS assinala aniversário com Congresso no sábado

O 30º congresso do partido vai acontecer este sábado no Centro de Congressos de Aveiro. Além de marcar o aniversário do partido, Nuno Melo pretende fazer mudanças a nível dos estatutos.
Congresso do CDS

O meu CDS-PP

Como o náufrago que bebe água do mar para matar a sede, o CDS-PP naufragou e foi buscar algo já experimentado e com resultados à vista de todos para matar esta sede metafórica.
Explicador

Ex-militantes? "Quem vier por bem é bem-vindo"

Isabel Galriça Neto diz que o Congresso foi "exemplo de serenidade, foco e consciência da realidade". Refere que o CDS "saiu seguramente reforçado" mesmo perspetivando um "período crítico" pela frente
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

E agora, CDS?

Como vai Nuno Melo recuperar o CDS e garantir o regresso ao parlamento sem se reinventar? Prognóstico reservado para o partido e para o seu atual líder
E o vencedor é...

Um plano de Governo feito "à cábula"

Congresso do CDS ou um meme? Para Nuno Melo, o país não tem problemas. O "programa surreal" do Governo que não se adaptou ao contexto geopolítico, onde "inflação" mais parece um termo mitológico
O Bom, o Mau e o Vilão

Vá lá, ao menos o CDS não se partiu ao meio

O CDS (que saiu de Guimarães relativamente unido), o Presidente (que comentou o programa de governo) e Pedro Adão e Silva (que tem de resolver o 25 de Novembro) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Comentário

Melo quer hostes a pensar em eleições antecipadas

No primeiro discurso enquanto presidente do CDS, Nuno Melo apontou Costa a um cargo europeu: "Está a pôr esperança nas hostes para não irem para outros partidos". "CDS vai ter de ter bandeiras"
Emissão Especial

Melo: Costa "já está com o coração em Bruxelas"

Mesmo sem representação parlamentar, Melo quer CDS a fazer "oposição tão forte e eficaz como no Parlamento". "Reforçar a NATO é garantir a paz e liberdade dos Europeus"
Comentário

Governo "deve ter gostado do discurso de Melo"

No discurso de encerramento do congresso do CDS, Nuno Melo fala de um ensino público e SNS “muito bons”. Miguel Pinheiro acredita que “está a dar razão ao PS”. “Ideias não têm grande dimensão”
Noticiário

16h. Nuno Melo é o novo presidente do CDS-PP

Nuno Melo é o novo presidente do CDS-PP, e promete levar o partido de volta ao Parlamento. O novo líder do partido diz ainda que "o coração de António Costa está em Bruxelas".
Emissão Especial

Vice de Rui Rio deseja "boa sorte" ao CDS

Vice de Rio diz que "a democracia precisa do CDS". No rescaldo do primeiro discurso de Melo à frente do CDS, Salvador Malheiro pede “contraponto” com outras forças “de direita, menos responsáveis"
Emissão Especial

"António Costa vai cumprir o mandato até ao fim"

Em nome do governo no encerramento do 29 congresso do CDS, ministra dos Assuntos Parlamentares assegura que o primeiro-ministro "não vira as costas ao país". CDS "ajudou a fundar a democracia"
Comentário

"CDS tem de mostrar que continua a ser relevante"

Nuno Melo eleito presidente do CDS-PP. Para o diretor executivo do Observador, o partido está "completamente nas mãos" de Melo. CDS tem até às próximas eleições para mostrar que é "relevante".
Congresso do CDS

Nuno Melo eleito com 75% dos votos 

Eurodeputado consegue dois terços em quase todas as votações para os órgãos internos. Críticos têm um terço do CN, que será agora presidido por Pedro Mota Soares.
Comentário

Miguel Pinheiro: "Nuno Melo volta ao 'Portismo'"

Telmo Correia, Nuno Magalhães, Álvaro Castelo Branco, Isabel Galriça Neto ou Paulo Núncio são exemplos dos "velhos nomes a que o CDS estava habituado" no tempo de Paulo Portas
Emissão Especial

Portas no congresso. Situação é de "alto risco"

Histórico líder veio votar em Nuno Melo por quem tem "admiração pela coragem". Sobre os conflitos antigos com Manuel Monteiro - que também veio ao congresso -, desvaloriza: "Não estamos nos anos 90"
Emissão Especial

Nuno Melo: "Hoje somos só um"

Listas de Nuno Melo trazem 'portistas'. "Fiz convites a membros da direção de Francisco Rodrigues dos Santos que entenderam, neste momento, não estar nos órgãos do partido"
Noticiário

3h. Moção de Nuno Melo vence no congresso do CDS

O novo líder centrista venceu as eleições do partido com 73% dos votos. Um congresso que continua amanhã para a apresentação das listas que vão compor os órgãos do partido.
Congresso do CDS

Núncio e Telmo Correia entre os 'vices' de Melo

A porta-voz do partido será a antiga deputada Isabel Galriça Neto. O antigo líder parlamentar Nuno Magalhães encabeça a lista de Nuno Melo ao Conselho Nacional.
Noticiário

20h. CDS. Portas amanhã no Congresso, vota Melo

Antigo presidente centrista faz saber que vai viajar a Guimarães, para dar um "sinal de confiança" à candidatura de de Nuno Melo. E ainda, Rui Moreira critica alegada redução de rotas da TAP no Porto.
Emissão Especial

Nuno Melo "não tem orientações para o país"

João Pinto de Campelos reage em nome da direção demissionária ao discurso de Melo no 29º Congresso. "Discurso agregador esquece presente do partido". Manuel Monteiro é "sinónimo" de Chicão
Emissão Especial

"Ganhe Nuno Melo ou não, vamos dar luta ao PS"

De regresso aos congressos do CDS, Manuel Monteiro diz estar disponível para ajudar o novo presidente. Histórico garante que não vai avançar para uma candidatura e declara apoio a Nuno Melo
Comentário

"CDS ficava dividido se Manuel Monteiro avançasse"

Manuel Monteiro "recuperou ponto por ponto" o discurso que tinha quando era líder do CDS. Fica como "possível alternativa a Melo". "Foi o discurso da reconciliação" com a ala 'portista' do partido
Reportagem Observador

CDS. Entre o "legado negro" e o "peito às balas"

Na despedida da liderança do CDS, Rodrigues dos Santos lembra "legado negro" que herdou . Nuno Melo quer "olhar para o futuro" e pede o regresso de Mesquita Nunes e Pires de Lima.
Congresso do CDS

Chicão fala em união mas aponta um dedo acusador

Rodrigues dos Santos lembrou Churchill para dizer que não há "fracassos eternos" e que irá "continuar", mas o grosso da intervenção foi para apontar o dedo aos que lhe dificultaram o percurso.
Emissão Especial

CDS. "Candidato surpresa seria uma cobardia”

Hélder Amaral, antigo deputado do CDS, pede que se ponha de parte o “ressentimento”. Nuno Melo deve conseguir ser “figura agregadora” capaz de unir o partido, diz em entrevista ao Observador
Comentário

"Nuno Melo resistiu à tentação das lutas internas"

Melo precisa de explicar melhor "o que significa o CDS ser muito do que é o Partido Popular Europeu". "Teria sido bom perceber melhor qual vai ser o foco de Nuno Melo", lamenta diretor do Observador
Emissão Especial

Melo vem para "dar o corpo às balas"

"O CDS vai dar a volta aos momentos tão difíceis do presente", garante Nuno Melo, mas avisa, no 29º Congresso, que é preciso "falar do futuro e para fora e não do passado e para dentro".
Comentário

"Presidente do CDS acredita que não cometeu erros"

Francisco Rodrigues dos Santos teve uma receção "gelada" no Congresso de Guimarães. "98% do discurso foi a recriminar o partido", critica Miguel Pinheiro. Reunião magna do partido "não começa bem"
Emissão Especial

"CDS não deve ser associação de egoístas"

No discurso de despedida da direção, no 29º Congresso, Rodrigues dos Santos fala na demissão como ato que permite assumir "responsabilidades pelos erros de todos". Quem chega deve "acolher quem perde”
Congresso do CDS

Congresso do CDS-PP é já este fim de semana

O 29.º Congresso vai decorrer no sábado e domingo em Guimarães. De acordo fonte da organização, vão estar presentes cerca de 1.500 delegados, e perto de 1.200 eleitos em listas.
A História do Dia

O CDS vai desaparecer?

Os centristas reúnem-se em congresso em Guimarães depois do desastre eleitoral de janeiro e da queda do líder. Olhamos para os últimos 4 anos de um partido em agonia e procuramos explicações.
Congresso do CDS

A notoriedade má não ganha eleições

Os protagonistas da guerra fratricida que gerou o péssimo resultado do CDS ganharam bastante notoriedade na praça pública. Neste caso foi uma má notoriedade.
Sob Escuta

Nuno Melo "Sob Escuta" na Rádio Observador

Em entrevista ao Observador, candidato à liderança do CDS diz que não aceitaria que o partido votasse contra um vice-presidente do Chega na AR e equipara o extremismo do partido de Ventura ao do PCP.
Congresso do CDS

O CDS é do centro e só aí crescerá

Com a atual reconfiguração da direita em Portugal, uma liderança copiada de outras de nada valerá ao CDS. Tentar gritar mais alto que outros será uma estratégia totalmente ineficaz.
CDS-PP

Congresso do CDS-PP vai decorrer em Guimarães

O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas.
Semáforo Político

Como a NATO vive por dentro esta guerra

Francisca Sampaio é candidata do CDS às legislativas pelo círculo da Europa. Também desempenha funções na NATO e considera que a organização "está a fazer todos os possíveis para ajudar a Ucrânia".
Resposta Pronta

Melo tem de ser "antítese" de Rodrigues dos Santos

João Gonçalves Pereira considera que a candidatura é um ato de coragem, na pior fase do CDS. Para o antigo deputado, Nuno Melo não deve excluir ninguém, ao contrário do que fez Rodrigues dos Santos.
CDS-PP

CDS. Aprovadas listas de candidatos a deputados

Conselho Nacional do CDS-PP escolheu os candidatos a deputados. Francisco Rodrigues dos Santos apontou que houve opções que "foram mais pacíficas, outras nem tanto".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.