816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vanda Guerra

Convidado

Artigos publicados

Partido Chega

Chega de Chega?

O que faz o Chega na AR? Faz aprovar as propostas do PS! Propostas que o PS não fez, nem deixou aprovar, nos últimos 8 anos de governação. Faz o jogo de Pedro Nuno Santos que anseia por eleições.
Eleições

O suicídio da direita

Enquanto Luís Montenegro não se centrar no que é importante para o país e deixar para depois das eleições a resposta ao “como pretende governar se não tiver maioria absoluta”, não sai do mesmo.
Impostos

Vamos continuar a multiplicar subsídios?

Costuma-se dizer que as únicas certezas que temos na vida é a morte e os impostos, mas as únicas certezas que temos em Portugal é que impostos e dívida aumentam sempre. É natural, estão relacionadas.
Poupança

Vamos lá a ver se nos entendemos …

Porque os certificados de aforro são um instrumento de dívida pública, a sua remuneração deve ser o mais baixa possível já que quem a suporta, para variar, são os contribuintes.
Revisão Constitucional

A inconstitucionalidade da Constituição

Quando critiquei a Constituição não me passava pela cabeça que a sua oitava revisão tivesse por objectivo acabar com o que de mais fundamental temos num país democrático – a liberdade.
Habitação e Urbanismo

O novo cliché do Direito à Habitação

Cereja no topo do bolo? O problema de fundo não é o valor das rendas mas a falta de dinheiro dos portugueses. O problema é uma instabilidade legal e fiscal que não transmite confiança ao mercado.
Mercado Imobiliário

O que esperar do mercado imobiliário em 2023?

Desaceleração no crescimento do número das transações? Maiores restrições para o comprador? Oportunidades para os investidores estrangeiros? Este ano há algumas incertezas no mercado imobiliário.  
Política

Como assim “não interessa antecipar as eleições”?

Como é que se explica que em 2020, ano de teletrabalho, o número de funcionários públicos tenha aumentado em quase 20.000? Estão onde quando tantos portugueses nem o passaporte conseguem renovar?
Sociedade

Quando a morte bate de frente

Eu estou revoltada, profundamente triste, sem ser capaz de perceber ou aceitar. Mas eu sou só eu. O pior é que o mundo ficou mais pobre. A Gi deu muito, mas tinha tanto mais para dar.
Fundos Comunitários

Da Bazuca? 833 milhões de euros vão para estradas

Com um país falido, vamos gastar 833 milhões em novas estradas. Bom, não são bem estradas, são, como eles chamam, preparem-se, missing links!
TAP

TAP: sou accionista à força mas tratada como lixo

Passa pela cabeça de alguém que vou continuar a privilegiar a TAP quando puder sair do país? Ou será que, antes, vou colocar a TAP como última opção? A TAP conhecerá a concorrência que tem no mercado?
Pandemia

Um novo grupo de doentes: os assintomáticos

Talvez fosse boa ideia colocar ideologias de parte. Talvez fosse boa ideia a agenda política ficar sujeita ao mesmo confinamento que os portugueses e todas as restantes actividades.
Pandemia

Acordem por favor…

O Covid existe. Mas chamar negacionistas a quem simplesmente não confunde uma doença com a tentativa de instrumentalização da população, só pretende evitar a discussão saudável e o confronto de ideias
PCP

Avante, camaradas, avante!

A festa do Avante não é necessariamente um festival de Verão. Eu também acho. É um festival e é no Verão, mas associar as duas coisas parece-me um abuso anti-democrático.
Saúde

Larguem o preconceito - a depressão é uma doença!

Há apelos, marchas e associações e o raio que os partam sobre tudo o que são temas relacionados com cor, género e opções sexuais mas há muito pouca acção sobre a depressão.
Coronavírus

Eu vou à praia!

Depois de estar impedida de sair do meu concelho nos fins de semana de Páscoa e 1º de Maio, e de assistir ao que todos assistimos, querem-me dizer que só posso ir à praia fazer surf? Está tudo maluco?
Desporto

Eu não aguento muito mais

É imperioso um equilíbrio. Não podemos ficar fechados em casa muito mais tempo. Precisamos de viver. Precisamos de conviver. Precisamos de nos mexer. E precisamos de cuidar de todas as outras doenças.
Empresas

Vai ficar bem? Quem? E quando?

Todos os dias há medidas de apoio a serem noticiadas para no dia seguinte serem alteradas. Todas elas com um ponto em comum – o empresário tem de se chegar à frente. Ah, e parece que pode endividar-se

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos