Forças Armadas
Forças Armadas

Forças Armadas reconhecem falta de efetivos 

O almirante António Silva Ribeiro reconheceu que o problema da falta de efetivos não se resolverá "de um dia para o outro", mas garantiu que estão em curso medidas para reverter a situação.
Forças Armadas

Forças Armadas. Oficiais vêem condições a piorar

1098
Mais de 70% dos inquiridos pela Associação dos Oficiais das Forças Armadas considera que condições pioraram e que há demasiada influência política. Maioria quer sindicato militar, mas é contra greve
Forças Armadas

Combatentes. Conselho de Ministros aprova proposta

A proposta de lei que fixa o Estatuto de Antigo Combatente, que incorpora "instrumentos de apoio económico e social", foi esta quinta-feira aprovada pelo Conselho de Ministros.
Lisboa

Antigos combatentes prometem concentrações mensais

Antigos combatentes da guerra colonial concentraram-se esta quinta-feira em frente à Assembleia da República pela terceira vez desde outubro, prometendo voltar a fazê-lo até a aprovação do estatuto.
Cabo Verde

Cabo Verde. Fuzileiros sofrem ferimentos ligeiros

Um fuzileiro português e dois cabo-verdianos sofreram ferimentos ligeiros durante um exercício na Praia, quando uma das microcargas explosivas utilizadas para criar um cenário tático deflagrou.
Marinha Portuguesa

Marinha portuguesa detona minas no Mar do Norte

Equipa de mergulhadores da Marinha integra pela segunda vez uma missão da NATO. Estão a desativar explosivos em zonas que foram de conflito durante as Guerras Mundiais, no Báltico e Mar do Norte.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro quer isentar polícias de punições

345
O Presidente do Brasil quer isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais relacionadas com operações de segurança realizadas por ordem da Presidência.
Forças Armadas

Ministro pede "gestão exemplar" às Forças Armadas

163
"Exige-se de todos um comportamento moral e ético irrepreensível na gestão dos recursos públicos", afirmou João Gomes Cravinho. O ministro prometeu ainda trabalhar "de forma próxima" com os militares.
Marinha Portuguesa

Marinha procura piratas no Golfo da Guiné

O Centro de Operações Marítimas da Marinha recebeu um alerta de socorro de um navio mercante no Golfo da Guiné. O incidente tratou-se de um ataque ligado ao fenómeno de pirataria marítima na região.
Forças Armadas

Já há mais sargentos e oficiais do que praças

16767
Nos primeiros três meses do ano, mil militares abandonaram as Forças Armadas — 750 eram praças do Exército. Associações de militares já admitem recorrer ao Serviço Militar Obrigatório.
Mali

Estado Islâmico reivindica ataque no Mali

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 53 soldados e um civil.
Forças Armadas

AOFA desconfia de promessa do ministro da Defesa

111
"Aquilo que o senhor ministro ontem disse nós vemos com enormíssima desconfiança", afirmou o presidente da AOFA, referindo-se aos incentivos ao recrutamento prometidos pelo ministro da Defesa.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
África

Navio-patrulha Sines leva segurança a África

O navio chegou a Cabo Verde. A bordo estão várias toneladas de material doado por instituições portuguesas e que será distribuído por países de língua portuguesa ao longo da missão.
Forças Armadas

Ministro da Defesa garante regularização da dívida

Dívidas são "fruto de um sistema mal desenhado e, convenhamos, de uma gestão que não tem sido a melhor no IASFA", disse o ministro da Defesa Nacional.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Forças Armadas

Vídeo. Militares portugueses sofrem emboscada

3853
Militares portugueses enfrentaram grupos armados na República Centro-Africana, nas últimas semanas de setembro. No vídeo é possível ver como sofreram uma emboscada. Não houve vítimas mortais.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Forças Armadas

Forças Armadas. Aprovadas 4945 promoções

3238
Ministério das Finanças deferiu esta semana pedido feito pela Defesa em julho. Subirão de categoria militares dos três ramos das FA. Em dezembro de 2018 já tinham sido promovidos 6830 militares.
Música

Banda militar em Cabo Verde toca Xutos & Pontapés

Além das marchas militares e de algumas músicas cabo-verdianas, o reportório da banda da Força Aérea Portuguesa incluiu o Concerto A'Amore, ABBA Gold, Alvamar Overtune e um medley dos Xutos.
Cabo Verde

Cabo Verde repensa recrutamento nas Forças Armadas

Conselho Superior de Defesa Nacional sugeriu que se deve repensar a questão do recrutamento para as Forças Armadas, procurando a especialização e o estreitamento da cooperação internacional.
Marinha Portuguesa

Marinha portuguesa desativa 26 minas na Alemanha

2542
O objetivo da "Operação Alemanha" era desativar minas no mar, que sobreviveram à 2ª Guerra Mundial. A missão da NATO contou com elementos da marinha portuguesa, que filmaram momentos da intervenção.
Marinha Portuguesa

Equipas cinotécnicas da Marinha usadas 103 vezes

Busca e deteção de estupefacientes, explosivos ou demonstrações, foram algumas das ações em que os 10 cães do Núcleo Cinotécnico da Marinha participaram até ao momento, num total de 103 intervenções.
Investimento

Compra dos KC-390 é "investimento" e não "despesa"

650
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, diz que a aeronave KC-390 é "a melhor do mercado" e argumentou que a compra de cinco destes aviões por Portugal é "um investimento".
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas vão respeitar acordo

Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke apoiou acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo, principal partido da oposição.
Ministério da Defesa

Ministério da Defesa lança portal de recrutamento

331
Gomes Cravinho afirma esperar que se confirme, em 2019, a quebra da tendência registada desde 2012 para menos pessoas se candidatarem à carreira militar. Portal é uma "ferramenta urgente".
Forças Armadas

Ministro diz como vai resolver falta de militares

130
João Gomes Cravinho destacou, em artigo de opinião, ser importante existir a “prazo, um melhor conhecimento por parte da sociedade portuguesa daquilo que são as Forças Armadas”.
Forças Armadas

Ministro da Defesa reprova declaração de CEMGFA

2155
Cravinho desdramatizou as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas sobre a falta de pessoal e considerou "infelicidade de linguagem" a referência a "situação insustentável".
Forças Armadas

Forças Armadas. Ministro quer gestão civil

1241
Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas deve, no prazo de 90 dias, apresentar uma proposta de legislação com um novo modelo de gestão, orientado pelos "princípios de profissionalização".
Forças Armadas

"Situação nas Forças Armadas é insustentável"

2470
Há um ano no cargo, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas queixa-se da falta de recursos humanos e fala de uma "situação insustentável". Militares ao serviço já fazem "esforço tremendo".
Parlamento

Governo retira estatuto do antigo combatente

826
Uma das propostas que iria estar em debate era a acumulação de benefícios para os antigos combatentes. O Ministério da Defesa Nacional diz que propostas devem ser “preparadas" financeiramente.
Marinha Portuguesa

Navio da Marinha inicia missão no mar dos Açores

A autoridade marítima adianta, em comunicado, que o navio largou na sexta-feira da Base Naval de Lisboa para uma missão no arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto.
Forças Armadas

Militares portugueses no dia nacional de França

728
O tradicional desfile das Forças Armadas francesas no dia da Bastilha, em Paris, não vai só contar com a presença do Presidente da República, mas também com um contingente militar português.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
Nações Unidas

ONU. Portugal quer enviar mais mulheres em missão

225
O EMGFA pretende que "cada vez mais, o contributo português seja no quadro das orientações da ONU sobre participação de mulheres".
Forças Armadas

Portugal e Croácia aumentam cooperação na defesa

Acordo assinado no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, marca o início de um "novo momento de cooperação, de relacionamento mais intenso entre Portugal e a Croácia", diz o ministro da Defesa.
Forças Armadas

Estatuto do antigo combatente custa 7 milhões  

A atualização do complemento especial de pensão do valor da pensão social será de 300 mil euros por ano, enquanto a acumulação de benefícios para antigos combatentes é estimado em 6,9 milhões anuais.
República Centro Africana

RCA: Portugal transfere comando de missão europeia

A cerimónia de transferência de comando decorreu em Bangui e contou com a presença do ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho. A liderança passa para o general francês Eric Peltier.
Forças Armadas

Forças Armadas são "fonte de prestígio" 

"As Forças Armadas são um pilar central estruturante deste nosso país", disse este sábado João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional, numa cerimónia no concelho alentejano de Sousel.
Forças Armadas

Militares portugueses põem fim a "missão complexa"

519
Durante cerca de um mês, militares portugueses estiveram num dos cenários mais difíceis da República Centro-Africana. Depois de um massacre, a missão era proteger a população, num país em guerra civil
Assalto em Tancos

Tancos. 1,2 milhões de euros em obras por executar

Valor refere-se ao projeto "em andamento” para reforçar as condições do terreno, atravessado por linhas de água, visando precaver “aluimentos”. Investigações começaram há dois anos.
Venezuela

Guaidó diz que Governo não controla Forças Armadas

Segundo Guaidó, o governo Venezuelano não perdeu apenas "o respeito do povo e da comunidade internacional" mas também da instituição militar.O líder da oposição apela ao empenho na operação Liberdade.
Forças Armadas

Militar português ferido com "evolução favorável"

O soldado teve um acidente de carro na quinta-feira. Sofreu um traumatismo craniano e teve de amputar os membros inferiores. Continua internado e está a ser acompanhado pelos médicos.
Marinha Portuguesa

Marinha. Portugal organiza o maior exercício naval

117
O exercício envolve as Marinhas de França, Itália, Portugal e Espanha. As nações assumiram um compromisso de segurança marítima. O exercício começou esta segunda-feira e dura até dia 28 de junho.
Migrantes

Polícia Marítima portuguesa resgata 35 migrantes 

125
A Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou de uma embarcação 35 migrantes, dos quais 12 crianças (dois bebés), sete mulheres, uma delas grávida, e 16 homens.
Forças Armadas

Militar ferido na RCA sofreu amputação

326
O militar português que ficou ferido na RCA “foi submetido a uma cirurgia emergente, tendo sido efetuada uma amputação bilateral dos membros inferiores", revelou o EMGFA.
Assalto em Tancos

Tancos. Bloco quer fim da PJ Militar

190
O BE é o único partido que assume a proposta de extinguir a Polícia Judiciária Militar (PJM). PCP e o PS sugerem que se altere a forma de nomeação do diretor da PJM.
Forças Armadas

Ex-combatentes das FA não querem ser esquecidos

209
Alguns ex-combatentes presentes na cerimónia lamentaram o que apelidaram de "abandono" por parte do Estado e a falta de ajudas a quem no Ultramar lutou nos anos 60/70 pelo país.
Militares

Guerra de África: Já chegou o aerograma! /premium

1331
Postos em fila davam a volta à Terra. Chamaram-lhes “bate-estradas” e “corta-capim”. Escreveram-se centenas de milhões. Os aerogramas foram a face mais conhecida do Serviço Postal Militar.
10 de junho

"Não podemos apagar os nossos fracassos coletivos"

1955
No discurso do 10 de junho, o Presidente da República disse não querer apagar ou minimizar os problemas do país. Mas diz que somos "mais que fragilidades ou erros".
Forças Armadas

Forças Armadas compram comida a arguidos

786
As empresas, enquanto não forem condenadas, não estão impedidas de participar nos concursos públicos, nem as Forças Armadas estão proibidas de recorrer a elas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Sem risco de golpe de Estado"

O general Biaguê Na Ntan disse que "o povo da Guiné-Bissau pode dormir tranquilo nas suas casas, sem ameaças de nada", afastando "qualquer cenário de um golpe de Estado" no país.
Forças Armadas

Militares regressam após seis meses no Afeganistão

134
O comandante do 2.º contingente disse que "a principal dificuldade que tivemos foi a rotina" e "tentar gerir o estado emocional de cada militar", que estão confinados num mesmo espaço.
Naufrágios

São Tomé. Marinha portuguesa ajuda em buscas

Mergulhadores da marinha, drones, ROVs e um navio português estão à procura de desaparecidos junto ao local do naufrágio. Já "foram encontrados destroços da embarcação".
Marinha Portuguesa

Peniche. Barco desaparecido foi localizado

159
Embarcação lançou um alerta às 23h50 de quarta-feira. As ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação ocorreram "sem sucesso", mas embarcação já foi encontrada.
Forças Armadas

Chefe do Estado-Maior quer retenção de militares

104
Os ramos das Forças Armadas estão insatisfeitos com o salário e condições de trabalho. O almirante Silva Ribeiro referiu que "em quatro ou cinco anos" será possível ultrapassar a situação.
Ministério da Defesa

Mais seis mil militares nos próximos cinco anos

792
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou esperar que o número de efetivos nas Forças Armadas aumente dos atuais 26 mil para 32 mil nos próximos cinco anos.
Museus

Aquário Vasco da Gama. Obras começam este ano

Até 2021, a Marinha acredita que haverá "resultados visíveis". Intervenção irá permitir que os dois tanques, desocupados em 2016 e 2017, voltem a receber animais. A última otária morreu há três anos.
Marinha Portuguesa

Marinha. Militar encontrado ferido investigado

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Marinha diz que vai abrir um processo para investigar as circunstâncias em que um militar foi encontrado ferido com arma de fogo na Base Naval de Lisboa.
Venezuela

Maduro expulsa ex-chefe das secretas de Chávez

139
Dois dos 13 oficiais expulsos trabalharam com Hugo Chávez. O major Hugo Carvajal dirigiu os serviços secretos e Carlos Rotondaro foi ministro da Saúde.
Reino Unido

Foto de Corbyn foi alvo em treino militar 

O vídeo é claro. Uma fotografia do líder trabalhista Jeremy Corbyn foi utilizada como alvo num treino em Kabul, no Afeganistão. O Ministério da Defesa já lamentou o sucedido e abriu uma investigação.
Saúde

CUF volta a ter acordo com militares

156
Depois de ter comunicado que ia suspender o acordo com o sistema de saúde das Forças Armadas, o grupo José de Mello Saúde, que gere os hospitais da CUF, decide agora levantar a suspensão da convenção.
Angola

FLEC/FAC reivindica morte de 3 oficiais angolanos

A Frente de Libertação do Estado de Cabinda/Forças Armadas de Cabinda refere ter abatido 2 tenentes e um major das FAA e ferido outros 4 militares nos confrontos nas aldeias de Luali.
Marinha Portuguesa

Marinha resgata tripulante chinês nos Açores

Tripulante do navio "JIN TAI FENG" precisava de cuidados médicos e foi transportado para o Hospital Santo Espírito, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, onde deu entrada em situação estável.
Forças Armadas

Defesa. Creches em quartéis para atrair mulheres

1699
Governo quer tornar a vida militar mais atrativa para quem tem família. Para isso, uma das medidas propostas passa pela criação, até 2021, de creches nas unidades militares.
Moçambique

Fuzileiro da Marinha resgata mulher em Moçambique

1396
Faustino era um dos portugueses responsáveis por sobrevoar as zonas isoladas da Beira, Moçambique. Quando viu uma mulher a acenar, ofereceu-se para a resgatar. O momento foi fotografado pelos colegas.
Brasil

Brasil prevê poupar 2,4 mil milhões em pensões

A proposta de reestruturação do sistema de proteção social das Forças Armadas brasileiras foi entregue na quarta-feira no Congresso. Em 20 anos, a poupança estimada é de 7,8 mil milhões de euros.
Forças Armadas

Infraestruturas militares recebem 262 milhões 

133
O montante de 262 milhões de euros indicado no diploma corresponde à despesa autorizada para o período de vigência da Lei das Infraestruturas Militares, entre 2019 e 2030.
Forças Armadas

PR promulgou número de efetivos nas Forças Armadas

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta quarta-feira o diploma do Governo que fixa os efetivos das Forças Armadas para o ano de 2019
Forças Armadas

A pouca vergonha no IASFA

676
As chefias militares (todas elas) deviam meter a mão na consciência, pois tudo aquilo que o Tribunal de Contas denunciou agora, não devia ter sido admitido, desde o início, que acontecesse.
Forças Armadas

Militares voltam após seis meses de missão na RCA

467
Depois de seis meses de missão, os militares portugueses na República Centro Africana regressam a Portugal na segunda-feira. Nesse dia, parte uma força maioritariamente composta por Comandos.
Defesa

Afeganistão. Retirada da coligação não é permitida

Joseph Votel explicou em Washington que não é aconselhável a retirada de forças militares da coligação liderada pelos EUA. Baixo nível de preparação das forças armadas afegãs deixaria-as vulneráveis.
Ucrânia

Ucrânia. PR demite colaborador por corrupção

Decisão do Presidente ucraniano é tomada a menos de um mês das presidenciais. Oleg Gladkovski é afastado das suas funções na área de segurança e defesa para assegurar um inquérito honesto e imparcial.
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Forças Armadas

Forças Armadas. Governo máximo de 32 mil militares

Segundo o Governo, com este teto é garantida "uma aproximação às necessidades estruturais e às atividades das Forças Armadas previstas para o ano de 2019, compatibilizando as saídas e as admissões".
Marinha Portuguesa

Fragat portuguesa numa operação militar francesa

169
A missão vai decorrer durante cerca de 20 dias em março, na operação "Grupo Aeronaval Charles de Gaulle 2019", e será o primeiro envolvimento operacional deste porta-aviões desde o ano 2016.
Forças Armadas

Defesa criticada por expor senha. Era um exercício

163
Uma foto publicada pelas Forças Armadas está a ser criticada por mostrar informações secretas sobre o centro de ciberdefesa. Mas era tudo um exercício e as passwords foram desativadas no final.
Venezuela

Venezuela. Guaidó expõe plano para combater crise

140
O autoproclamado Presidente desafia a recusa do governo de receber ajuda humanitária e explica que "todo o plano para resgatar a Venezuela passa por a libertar das forças que a oprimem".
Peniche

Marinha resgata tripulante russo em Peniche

A operação de urgência foi realizada através de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que efetuou o resgate do homem, de 41 anos, vítima de um enfarte do miocárdio.
Forças Armadas

Militares. Metade sai antes do fim do contrato

1188
Em 2018, quase 1760 militares pediram para terminar o contrato com as Forças Armadas antes de esgotarem os seis anos, num universo de mais de 10 mil contratados.
Cabo Verde

Marinha doa 10 toneladas de material social

176
A iniciativa Mar Aberto pretende contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné, em matéria de segurança marítima e de combate a atividades ilícitas no mar.
Força Aérea

Força Aérea ultrapassa as 4000 vidas salvas

1827
Dois portugueses, de 51 e 54 anos, estavam "há várias horas" perdidos numa zona de difícil acesso, com vegetação densa, a que os meios de socorro não conseguiam chegar por terra.
Forças Armadas

Costa lembra "energia" de comendador José Arruda

O primeiro-ministro lamentou este domingo a morte de José Arruda e lembrou a "extraordinária energia" com que se dedicou à causa dos deficientes militares.
Forças Armadas

Forças Armadas. Morreu o comendador José Arruda

3587
Presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas era "uma referência incontornável" do universo militar português, destaca o Ministério da Defesa.
Ministério da Defesa

Salário mínimo dos militares sobe para 635 euros

1354
Medida visa atrair mais jovens para as fileiras. João Gomes Cravinho espera impacto significativo no recrutamento nos três ramos das Forças Armadas, que enfrentam tendência decrescente nos efetivos.
Venezuela

Guaidó insta militares a passar para lado do povo

Juan Guaidó disse ser "hora de Cuba sair das Forças Armadas" venezuelanas. O autoproclamado Presidente interino convocou uma mobilização para a próxima semana, cujos detalhes anunciará no domingo.
Guiné-Bissau

Guiné. Militares ilibados de tentar matar chefe

O Supremo Tribunal de Justiça guineense ordenou "a imediata restituição à liberdade" dos dez militares, detidos desde dezembro de 2017, e ainda mandou arquivar "definitivamente o processo".
Parlamento

AR debate 4,74 mil milhões para as Forças Armadas

O diploma prevê o reequipamento até 2030 com navios, aviões, helicópteros de evacuação e equipamento para os soldados. PCP prepara-se para se abster e o Bloco de Esquerda para votar contra.
Forças Armadas

Marinha desiste de comprar nova arma ligeira

Mendes Calado considera que proposta é equilibrada e dá resposta a lacunas prioritárias, mas aponta riscos, como o reequipamento do corpo de fuzileiro, que carece de capacidade de mobilidade blindada.
Estados Unidos da América

EUA. Avança proibição de transgénero no exército

490
A medida defendida por Trump tinha sido bloqueada por tribunais de primeira instância, mas esta terça-feira o Supremo Tribunal dos EUA levantou o bloqueio.
Angola

Angola aposta no reequipamento da Força Aérea

As Forças Armadas vão apostar no planeamento de programas de preparação para combate, em exercícios e treinos de comando e na correta manutenção do armamento com vista à modernização.
Forças Armadas

Militares portugueses em novos confrontos na RCA

138
Paraquedistas na República Centro-Africana estiveram, entre quinta-feira e sábado, envolvidos em confrontos em Bambari, a 400 quilómetros da capital, anunciou Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Forças Armadas

Missão na RCA está entre as mais arriscadas

590
O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas afirmou que a missão na República Centro-Africana é muito importante e exigente e tem sido objeto de grande atenção e de grande relevo.
Defesa

Novo aeroporto afeta até 800 militares e famílias

781
Entre 600 a 800 militares e famílias terão de ser transferidos, devido à construção do aeroporto complementar no Montijo. A deslocalização de esquadras implicará movimentar 10% do efetivo da FAP.
Forças Armadas

Marcelo elogia militares portugueses em combate

731
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou os militares portugueses destacados em combate na República Centro-Africana, pela "forma valente" como protegeram a população local.
Venezuela

Forças Armadas reiteram lealdade a Maduro

O reconhecimento das Forças Armadas foi feito pelo ministro venezuelano da Defesa durante um ato de saudação das tropas a Nicolás Maduro, após o Presidente ter tomado posse para novo mandato.
Comissão de Inquérito

Tancos. Problema estava em "bairros problemáticos"

193
Antigo comandante do Regimento de Infantaria 15 considera que assalto foi "grave", mas material não representava uma ameaça "significativa" à segurança nacional.
Forças Armadas

Dia da Defesa Nacional conta com 141 mil jovens

O plano das atividades do Dia da Defesa Nacional de 2019 vai ser apresentado esta terça-feira ao fim do dia na Base Aérea n. º 5. Para o dia estão convocados cerca de 141 mil jovens.
Forças Armadas

Mais 35 militares na República Centro Africana

127
Um novo contingente português com 35 militares dos três ramos das Forças Armadas chegou na última semana à República Centro Africana para integrar a Missão de Treino da União Europeia neste país.
Forças Armadas

Conselho de Ministros aprova Unidade Militar 

782
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que visa a formação de sargentos nos 3 quadros das Forças Armadas e da GNR, o diploma prevê cooperação entre os ramos.
Forças Armadas

Dívidas ameaçam Hospital Militar

2339
O Sistema de Saúde Militar tem dívidas acumuladas que, só no caso do Hospital das Forças Armadas, soma mais de 17 milhões de euros de pagamentos em falta. Estudo propõe novo modelo de financiamento.
Marinha Portuguesa

Marinha salva 320 vidas em 2018

168
São "320 vidas salvas no mar em 2018", lê-se na página da Marinha, na Internet, que explica que, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, registou "748 incidentes".
Marinha Portuguesa

Marinha retira mulher doente de cruzeiro

Mulher de 72 anos foi retirada por motivos médicos do navio de cruzeiro Zenith, quando viajava a cerca de uma milha a sul do porto do Funchal, na Madeira.
Forças Armadas

Chefe do Estado-Maior visita portugueses no Iraque

181
O Chefe do Estado-Maior do Exército acompanhou o 8.º Contingente Nacional da Força Nacional Destacada, que se insere no âmbito dos compromissos assumidos por Portugal para a segurança das populações.
Forças Armadas

Costa enaltece contributo dos militares

111
Em mensagem publicada no Twitter, primeiro-ministro quis "prestar homenagem" às Forças Armadas, em particular aos militares que estão em missões no estrangeiro.
Forças Armadas

"Casos" não abalam "confiança" nas Forças Armadas

António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, reconhece que ano foi marcado por "casos mediáticos" no setor, mas reforça que portugueses mantêm orgulho na instituição.
Forças Armadas

Primeira mulher promovida a general das FA

5992
Chama-se Regina Mateus e fez história esta sexta-feira. Um despacho de promoção do ministro da Defesa fez dela a primeira mulher general das Forças Armadas portuguesas.
Força Aérea

Força Aérea vai gerir meios com melhores práticas

Os procedimentos necessários ao aluguer de meios aéreos para o dispositivo de combate a incêndios de 2019 já está a ser feito pela Força Aérea, em coordenação com a ANPC.
Forças Armadas

Costa visita militares portugueses em Cabul

220
O primeiro-ministro chegou este domingo ao Afeganistão para uma visita de seis horas às forças militares portuguesas nas missões da NATO naquele país
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
Secretas

MIlitares e Secretas assinam acordo de cooperação

A iniciativa de Graça Mira Gomes e do almirante Silva Ribeiro, representa um importante passo para formalização da colaboração na partilha de informações entre o CEMGFA e o SIRP.
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

112
Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
Ministério da Defesa

Ministro propõe mais debate e conhecimento das FA

O ministro da Defesa Nacional defendeu, não só os portugueses devem ir ao encontro das Forças Armadas mas também as Forças Armadas devem "dar-se a conhecer".
Exército

PR confirma Rui Guerreira Pereira como vice-CEME

Presidente da República confirmou nomeação de Rui Guerra Pereira depois do antecessor Fernando Serafino ter pedido para ser exonerado e ter passado à reserva.
Forças Armadas

Tabagismo é fator de risco nas Forças Armadas

377
A taxa de consumo de álcool é menos elevada do que se supunha e o tabagismo é um fator de risco, segundo indica o estudo avançado pelas Forças Armadas sobre a prevalência de distúrbios de consumo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia sucesso dos sargentos nas missões

951
Os sargentos, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, "são o elo fundamental da estrutura do exército e das forças armadas".
Forças Armadas

FA vai atuar em desastres mais regularmente

A resposta das Forças Armadas em desastres humanitários vai ser uma realidade cada vez mais frequente e mais presente, afirmou esta sexta-feira, em Coimbra, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
Forças Armadas

Aprovada modernização das Forças Armadas

270
O Conselho de Ministros aprovou a proposta de Lei de Programação Militar (LPM) para o período 2019/2030, que prevê um investimento de 4,74 mil milhões de euros.
Conselho de Ministros

Verbas aprovadas para manutenção militar

267
O Conselho de Ministros aprovou esta uma despesa de 16 milhões de euros para a manutenção dos caças F-16 da Força Aérea e um montante de 4,3 milhões de euros para a manutenção de uma fragata.
Marinha Portuguesa

Desapareceu material de um navio da Marinha

12188
A Polícia Judiciária Militar e a Marinha vão investigar o desaparecimento de 14 agulhetas de incêndio a bordo do navio Bérrio. Há dois meses foi perdida uma caixa de munições, que foi recuperada.
Defesa

Detetadas minas antipessoais desmilitarizadas

Uma ação de rotina preliminar ao fecho de contas da "holding" Empresa Portuguesa de Defesa detetou minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade daquela entidade, sem risco para a segurança.
Óbito

Marcelo recorda Loureiro dos Santos como patriota

O Presidente da República diz que general deixa um exemplo nestes tempos em que "o valor da Pátria, da identidade nacional e do prestígio e do respeito das forças Armadas são essenciais"
Óbito

Elogios na despedida de Loureiro dos Santos

Dezenas de personalidades passaram este domingo pela Capela da Academia Militar. Marcelo elogiou o contributo decisivo do general Loureiro dos Santos para a democracia partidária.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa visita o Exército esta semana

O ministro da Defesa Nacional visita na quarta-feira a Marinha e na sexta-feira o Exército, visando inteirar-se das medidas de segurança e vigilância adotadas na sequência do furto de Tancos.
Militares

Ex-militares terão carreiras reconstítuidas

464
Os antigos militares reintegrados em funções na sequência do novo período de regularização ao abrigo da lei de 1974 terão as carreiras reconstituídas, mas sem direito a retroativos nas pensões.
Venezuela

Forças Armadas defendem soberania nacional

As Forças Armadas da Venezuela estão preparadas para defender a soberania nacional de ataques de grupos "guerrilheiros, dissidentes, paramilitares, criminosos ou de narcotraficantes" colombianos.
Finanças

Dívida de 90 milhões de euros na saúde militar

300
O sistema de saúde dos militares das Forças Armadas vai ter uma dívida de 90 milhões de euros no final deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% face a 2017.
Defesa

RCA. Ministro da Defesa diz que missão é perigosa

119
"Já sabíamos que não seria uma missão fácil, mas o desempenho tem sido extraordinário, fora de série", disse João Gomes Cravinho, sobre os dias de risco dos militares na República Centro Africana.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Presidente Marcelo

Forças Armadas. Marcelo deixa elogios e recados

1057
Na cerimónia evocativa do armistício da I Guerra Mundial, Marcelo disse que o país não tolerará "que se repita o uso das Forças Armadas ao serviço de interesses, pessoas, grupos ou de jogos de poder".
I Guerra Mundial

Maior parada militar da democracia em Lisboa

1716
Um desfile militar de grande dimensão, com passagem de caças F-16, assinala este domingo, em Lisboa, os cem anos do Armistício da I Guerra Mundial, reunindo as altas figuras do Estado. Veja as imagens
Estados Unidos da América

Guerra do Afeganistão "não se ganha militarmente"

O comandante das forças dos EUA e da coligação internacional no Afeganistão, general Austin Miller, afirmou que a guerra neste país "não se ganha militarmente" e que há que procurar solução política.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente promove 5 novos generais 

O Presidente guineense, José Mário Vaz, promoveu esta quarta-feira cinco oficiais das Forças Armadas a postos de generais, anunciou a presidência na sua página do Facebook.
República Centro Africana

RCA: Conselho de Segurança deve renovar mandato

A renovação do mandato da MINUSCA deve ir a par com a da autorização às forças francesas para usarem todos os meios no apoio àquela, se assim o solicitar o secretário-geral.
Forças Armadas

Caso Tancos. As "lições" têm ser "aprendidas"

O ministro da Defesa afirmou ser "fundamental ter a garantia que as lições foram aprendidas" com o caso "Tancos". Promete divulgar resultados da auditoria à PJ Militar nas próximas semanas.
Forças Armadas

Novo líder do Exército quer atrair operacionais

120
O novo Chefe do Estado-Maior do Exército alerta que "urge implementar dinâmicas de atração e retenção" de voluntários e operacionais para "inverter a presente tendência" de diminuição de efetivos.
Igreja Católica

Papa nomeia novo bispo para as Forças Armadas

115
O papa Francisco nomeou o padre Rui Valério como bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança portuguesas, divulgou o Patriarcado de Lisboa em comunicado.
NATO

NATO inicia o maior exercício após a Guerra Fria

356
Segundo o almirante norte-americano e comandante-chefe do exercício, James Foggo, o exercício decorrerá até 7 de novembro e visa "demonstrar a capacidade de defesa da NATO face a qualquer adversário".
Assalto em Tancos

Tancos: é ainda pior do que parece

156
Se é certo que em Portugal as Forças Armadas sempre serviram para bem mais do que fazer a guerra, hoje em dia essas outras tarefas são cada vez mais numerosas e cada vez mais vitais.
Exército

Oficiais: demissão de Rovisco foi "inesperada"

António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, referiu que, devido à "resiliência" que Rovisco Duarte demonstrou ao longo do tempo, "não era expectável" a sua demissão.
Exército

Leia a carta de motivações do Chefe do Exército

348
Rovisco Duarte enviou esta quarta-feira uma nota aos militares a justificar motivações. Ministério e Presidente fala em "motivos pessoais", general aponta a "circunstâncias políticas".
Forças Armadas

Marcelo: Forças Armadas são "motivo de orgulho"

479
O Presidente da República defendeu esta terça-feira que as Forças Armadas constituem "motivo de orgulho para os portugueses" e exortou a que todos contribuam para o sublinhar todos os dias.
Política

Governo ausente do Festival Militar em Cascais

406
A cerimónia destinada a demonstrações militares dos três ramos das Foças Armadas fica marcada pela ausência de representantes do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente.
Assalto em Tancos

Para que serve a PJ Militar? /premium

156
A pergunta tem servido de mote ao debate entre os que defendem a PJM e os que dizem que basta a PJ civil. Teixeira da Cruz queria extingui-la, mas não teve tempo. O caso Tancos pode fazer o resto.
Forças Armadas

Forças Armadas reforçadas com 2.500 admissões

129
O Ministério da Defesa prevê 500 admissões para os quadros permanentes das Forças Armadas e mais duas mil em regime de contrato e voluntariado.
Hospitais

Hospital das Forças Armadas aguarda obras urgentes

O Hospital das Forças Armadas aguarda autorização para desbloquear pelo menos 4,6 milhões de euros para "obras urgentes" nas redes de água e elétrica e para a instalação de uma central de segurança.
Rússia

Vídeo. Rússia simula resposta a situação de guerra

Máquinas de guerra e milhares de soldados entraram em ação para simular a resposta a uma invasão territorial ou a uma guerra convencional. É o maior exercício militar da Rússia em décadas.
Forças Armadas

Renamo integra Forças Armadas de Moçambique

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique estão a assegurar a integração nas suas fileiras dos oficiais do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido no poder.
Forças Armadas

Forças Armadas Angolanas: orçamento "irrealista"

A administração da empresa pública angolana Simportex - Aquisição de Equipamentos e Materiais para as Forças Armadas Angolanas (FAA) e do Ministério da Defesa angolano considera que a orçamentação das necessidades das FAA "é completamente irrealista".
Forças Armadas

Costa destaca “avanços extraordinários” na Defesa

100
Primeiro-ministro reafirma compromisso de Portugal com a NATO e com a Defesa europeia. Na cerimónia do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro lembrou que faltam militares nos ramos.
Força Aérea

Vídeo. O resgate da Força Aérea na Praia da Ursa

Um turista italiano foi esta segunda-feira resgatado pela Força Aérea depois de um acidente no mar da Praia da Ursa, em Sintra. Este foi o segundo resgate naquela praia em dois dias. Veja as imagens.
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Estados Unidos da América

EUA sem intenções de militarizar espaço

Os Estados Unidos não têm a intenção de militarizar o espaço com a criação de uma Força Espacial, assegurou o secretário da Defesa norte-americano.
Exército

Só pode ser mentira /premium

1246
A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.
Canábis

Militares podem produzir canábis medicinal

218
A instituição afirmou ter "flexibilidade" para produzir e fornecer Serviço Nacional de Saúde com preparados de canábis para fins medicinais.
Sequestro

PJ apanha suspeito de sequestro em alto mar

O suspeito de sequestro foi apanhado em alto mar com a vítima e está em prisão preventiva. Polícia suspeita que o objetivo seria utilizar a embarcação e o sequestrado para tráfico de droga.
António Costa

Marinha. António Costa anuncia sete novos navios

643
A construção será feita nos Estaleiros de Viana do Castelo, nos próximos seis a oito anos, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar.
Marinha Portuguesa

Novo navio da Marinha batizado por mulher de Costa

1803
Navio NRP Sines, encomendado em 2014, vai ser baptizado em Viana do Castelo pela mulher do primeiro-ministro. Aguiar Branco, que fez encomenda, não foi convidado. A Marinha espera por mais barcos.
Forças Armadas

Exército prepara reforço da missão Centro Africana

602
Força de 159 militares destacada no país pode receber meia dúzia de viaturas Pandur e um efetivo de 18 homens para tripular os blindados.
Exército

Chefe do Exército afasta líder dos Comandos

629
Coronel Pipa Amorim estava há pouco mais de um ano a comandar a tropa especial. Tensão entre Chefe do Estado-Maior do Exército e comandante do regimento de Comandos já deixava antever o afastamento.
A página está a demorar muito tempo.