Forças Armadas

Migrantes

Marinha resgata quase 300 migrantes de embarcações

Três operações realizadas pela Marinha Portuguesa permitiram o resgate de 296 migrantes irregulares, que foram esta sexta-feira entregues às autoridades italianas no porto Pozzallo.
Incêndios

Fogos. Proteção Civil vai ser posta à prova

São dois dias com quase 840 elementos da Proteção Civil no terreno. A pouco mais de uma semana para o início da época crítica dos fogos, o novo comandante nacional ensaia um teste derradeiro.
Ministério Público

Militares burlam Estado com compra de óculos

734
Cerca de 800 militares terão alegadamente contribuído para ganhos ilícitos de 350 mil euros para a Ótica Lisboa, com sede em Gondomar. Compravam óculos a custos reduzidos ou a custo zero.
Angola

Ministro angolano elogia parceria com Portugal

Ministro da Defesa de Angola elogiou a relação entre militares angolanos e portugueses, referindo-se à parceria entre os dois países como "sã e profícua". Azeredo Lopes está em visita oficial ao país.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Angola

Presidente nomeia 62 generais e exonera 42

João Lourenço nomeou 62 generais e almirantes para cargos de chefia nas Forças Armadas e exonerou das mesmas funções um total de 42 generais e almirantes.
Iraque

Missão: formar iraquianos e sobreviver ao inferno

215
São cerca de 30. Partiram para o Iraque para render a força portuguesa que está no país desde novembro e vão formas as tropas iraquianas no combate contra o terrorismo.
Militares

Militares tentam travar regime de avaliação

321
Associação Nacional de Sargentos entregou esta sexta-feira ao Presidente da Assembleia da República uma petição em que se pede a "suspensão de eficácia" do regulamento que entrou em vigor este ano.
França

Portugal pode integrar força de intervenção comum

Se entrar, Portugal designa militar das Forças Armadas para integrar rede de oficiais. Ainda não há "nenhuma vinculação", a hipótese que está a ser discutida é a assinatura de carta de intenções.
República Centro Africana

A vida dos militares na República Centro Africana

971
Nas ruas da capital, sofrem emboscadas e são o alvo de apedrejamentos. A norte, já "limparam" zonas ocupadas por grupos armados. São a força portuguesa, o braço-direito do comandante da ONU.
Crise dos Refugiados

Fragata portuguesa resgata migrantes em Lampedusa

A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta segunda-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés.
Pensões

Pensão. Serviço Militar facilita acesso

Governo estuda possibilidade de o tempo de Serviço Militar Obrigatório possa ser considerado de forma mais alargada para a atribuição de pensões.
NATO

Ciberdefesa. Portugal em exercício da NATO

Militares dos três ramos das Forças Armadas participam entre segunda e sexta-feira no exercício de "ciberdefesa" internacional "Locked Shields", organizado pelo Centro Multinacional da NATO.
Angola

Forças armadas. Chefe do Estado-Maior exonerado

Presidente angolano exonerou Geraldo Sachipengo Nunda, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, tendo este sido substituído por António Egídio de Sousa Santos.
Defesa

Ministro da Defesa destaca reputação internacional

Azeredo Lopes discursava esta segunda-feira na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, e afirmou que Portugal "assume as suas responsabilidades e dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos".
Corrupção

Força Aérea. Tribunal diz que não pode julgar

Tribunal Central Criminal de Lisboa declarou-se "territorialmente incompetente" para julgar o processo de corrupção. Há certa de duas semanas o Tribunal de Sintra tinha feito o mesmo.
Defesa

Governo autoriza modificação da frota C-130

A frota de aeronaves C-130 vai ser modificada a vai ser alvo de manutenção até que os KC-390 estejam operacionais. O despacho do ministro da Defesa Nacional foi publicado em Diário da República.
Turquia

Turquia afasta 3.000 membros das Forças Armadas

Militares são suspeitos de ligações com o fracassado golpe de Estado de julho de 2016. "Nos próximos dias, serão despedidos por decreto-lei", declarou o ministro da Defesa
República Centro Africana

Vídeo. Militares na República Centro-Africana

131
Dois dias de missão. Militares portugueses deslocaram-se a pé para recuperar um drone das Nações Unidas. Durante o percurso carregaram explosivos necessários à missão.
Segurança

Polícias e militares juntam-se para manifestação

102
Polícias e militares vão juntar-se pela primeira vez na história para uma mega manifestação na primeira quinzena de maio. Assembleia da República e Belém deverão ser os locais escolhidos.
Lula da Silva

Sindicato quer Lula em prédio das Forças Armadas

O Sindicato da Polícia Federal do Paraná pediu transferência de Lula da Silva para instalações das Forças Armadas, um local seguro, que ofereça condições de segurança e não traga transtornos.
Segurança

Militares envolvidos no combate ao terrorismo

564
Secretária-geral do Sistema de Segurança Interna quer Forças Armadas no terreno, ao lado e sob comando das polícias. Vão dar apoio logístico e de patrulhamento, mas sem autorização para disparar.
Justiça

Comandos. Tribunal leva 19 militares a julgamento

Juíza Isabel Sesifredo considera que "indícios são muito fortes para não pronunciar". Todos os militares que estavam indiciados vão seguir para julgamento.
Forças Armadas

Comandos. Arguidos sabem se vão a julgamento

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decide esta segunda-feira se leva a julgamento os 19 militares acusados no processo do 127.º curso de Comandos, no qual morreram dois recrutas.
Incêndios

Incêndios. Forças armadas "devem apoiar" combate

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas defendeu esta quarta-feira que o papel dos militares na política de combate aos incêndios deve ser "de apoio" às forças que "têm essas competências".
Forças Armadas

Militares querem usar armas em território nacional

496
Os militares dos três ramos das Forças Armadas querem poder usar armas de fogo em missões em território nacional, à semelhança do que já fazem as forças policiais, avança o Correio da Manhã.
Forças Armadas

Diamantes, sangue e militares portugueses sob fogo

638
60 militares portugueses foram atacados este sábado na República Centro Africana. Marcelo esteve com eles há uma semana. O que se passa naquele que é um dos países mais pobres e violentos do mundo?
Forças Armadas

Vídeo. Força Aérea trava piratas no Golfo da Guiné

598
Militares portugueses estiveram envolvidos em duas operações de vigilância, em menos de numa semana, que permitiram a libertação de cinco pessoas sequestradas.
Forças Armadas

40% dos militares contratados estão insatisfeitos

130
Quase 40% dos militares portugueses em regime contratual estão insatisfeitos, revelou o diretor-geral de Recursos de Defesa Nacional, que defende que "há um problema no modelo" de profissionalização
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. FMI reúne-se com militares

Delegação do FMI que está a avaliar o desempenho macroeconómico da Guiné-Bissau reuniu-se com oficiais das Forças Armadas para explicar as "melhorias em curso" ao nível das Finanças Públicas.
Angola

Angola. PGR diz que errou na divulgação de arguido

O Procurador-Geral da República de Angola admitiu esta quarta-feira ter sido um erro divulgar o nome do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, constituído arguido, sem ter sido antes notificado.
Brasil

Brasil. Exército faz operação no Rio de Janeiro

A operação está a ser feita na comunidade do Lins de Vasconcelos e mobilizou 3.400 elementos das Forças Armadas, 150 polícias militares e 350 policias civis do Rio de Janeiro
República Centro Africana

Marcelo visitou militares em missão na RCA

245
Marcelo Rebelo de Sousa visitou os militares portugueses que estão a comandar a missão de treino da União Europeia naquele país. O contingente português é composto por 159 militares.
Defesa

A lenta agonia das Forças Armadas portuguesas

186
A actual situação nas FA configura um risco exponencial para a Segurança e Defesa Nacional, tudo correndo nas barbas da população e de todas as instituições nacionais sem qualquer sinal de preocupação
São Tomé e Príncipe

São Tomé acolhe exercício militar conjunto da CPLP

São Tomé e Príncipe acolhe em setembro próximo o exercício militar conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Este será o 18.º exército da CPLP e vai chamar-se Felino 2018
Assalto em Tancos

Tancos. "Falhas" de segurança "há duas décadas"

153
O Ministério da Defesa Nacional entregou esta quarta-feira, no Parlamento, o relatório "Tancos 2017: factos e documentos". E explica por que a Polícia recuperou mais armas que as dadas como furtadas.
Incêndios

Pedidos de meios sem autorização (e mais 5 falhas)

O relatório sobre os incêndios de outubro revelou, entre outras coisas, que o reforço de meios para o combate não obteve "plena autorização" e que o INEM ficou limitado pelas falhas na comunicação.
Estados Unidos da América

Avião norte-americano violou espaço da Venezuela

O ministro da Defesa venezuelano disse esta segunda-feira que os EUA violaram mais uma vez o espaço aéreo venezuelano. Desta vez foi com um Boeing C17 das Forças Aéreas, que descolou da base Hato.
Frontex

Portugal reforça presença nas missões da Frontex

Portugal vai reforçar este ano a participação em operações da agência europeia Frontex para combater o tráfico de seres humanos e apoiar refugiados.
Mundo

Militares australianos aprendem português

O ensino da língua portuguesa na Austrália está em crescimento, havendo um grupo de militares australianos que frequenta um curso para poderem desempenhar missões em Timor-Leste.
Marinha Portuguesa

Fragata abre portas a 130 crianças de Cabo Verde

936
A fragata portuguesa Álvares Cabral abriu as portas a quase 130 crianças de Cabo Verde. O navio recebeu ainda o grupo de escuteiros da Praia, que assistiram a minicursos de socorrismo.
Força Aérea

Ondas de 5 metros, vento e um resgate de 2 horas

273
Cerca de duas horas. Foi quanto durou a missão de resgate realizada esta segunda-feira. Um tripulante com "tremores" foi retirado de um navio a 35 quilómetros a oeste do Montijo.
Força Aérea

O vídeo da missão arriscada da Força Aérea

750
Apesar do vento e das condições adversas do rio, a Força Área resgatou um tripulante de um navio a 35 quilómetros a oeste do Montijo que necessitava de cuidados médicos e registou a missão.
Força Aérea

Marcelo. Força Aérea vai "virar a página"

123
O Presidente da República considera que a Força Aérea "está prestes a virar uma página em termos de salto qualitativo". Marcelo destacou a previsível sucessão de aeronaves, como o Alpha-Jet.
Venezuela

Maduro ordena expulsão de 24 militares

Nicolás Maduro ordenou a expulsão de 24 militares das Forças Armadas por alegadamente terem incitado à rebelião e terem utilizado violência.
Forças Armadas

Novo CEMGFA promete reduzir os seus efetivos

O novo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas prometeu reduzir os seus próprios efetivos porque "quem precisa de efetivos são os ramos". António Silva Ribeiro substituiu Artur Pina Monteiro.
Forças Armadas

Tancos. Marcelo exige resultados à investigação

167
Na tomada de posse do novo chefe das Forças Armadas, o Presidente reconhece que foi possível apurar omissões, erros e insuficiências em Tancos. Mas ainda não se descobriu quem entrou nos paióis.
Forças Armadas

Marcelo reconhece "dedicação" de Pina Monteiro

O Presidente da República reconheceu a "dedicação" do general Pina Monteiro na operacionalidade das Forças Armadas. O general foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
Segurança

NATO deve adaptar-se face a novas ameaças 

O general francês, Denis Mercier, destacou que o ambiente de segurança internacional está a "mudar rapidamente" e isso exige uma "adaptação flexível e rápida" por parte dos Aliados.
Brasil

Intervenção militar no Rio será "laboratório"

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que está nas mãos do Exército, decretada pelo Presidente Michel Temer será um "laboratório" para o resto do país.
Força Aérea

Homenagens nas Forças Armadas

Uma homenagem alargada serviria ainda para “amenizar” um pouco o completo ostracismo a que a Instituição Militar foi votada pela classe política e pela maioria dos órgãos de comunicação social.
Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

494
A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Forças Armadas

Marcelo: Forças Armadas não podem ser menorizadas

O Presidente da República alertou para o facto de não ser possível "minimizar ou menorizar" as Forças Armadas. Marcelo Rebelo de Sousa assinalou os 100 anos do Laboratório Militar.
Egito

Exército do Egipto lança operação anti-terrorista

As Forças Armadas egípcias lançaram uma enorme operação anti-terrorista em vários pontos do país. As operações estendem-se à região do Delta do rio Nilo.
Defesa

Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa

504
Portugal e São Tomé abandonaram o "conceito mais restrito da cooperação técnico militar", para aderirem a outro "mais alargado" que "envolve toda a atividade de cooperação".
Forças Armadas

Militares não podem "negligenciar" segurança

Ministro da Defesa garante que “não há polémica escondida” com os chefes militares. Azeredo Lopes lembra que cabe ao Estado, e não aos ramos, definir as missões a realizar pelas forças portuguesas.
Forças Armadas

Praças das Forças Armadas descontentes com salário

As praças das Forças Armadas têm mostrado um "forte descontentamento" face aos baixos salários e à carga horária. Em salário líquido, estes militares recebem menos do que o salário mínimo nacional.
Forças Armadas

Défice de efetivos atingiu "ponto de rutura"

Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas diz que memorando enviado por quatro chefes militares ao Governo sobre o défice de efetivos vem confirmar que foi atingido um "ponto de rutura".
Forças Armadas

Cumprimento das missões "não está em causa"

Os quatro chefes militares, que alertaram o ministro da Defesa para o défice de efetivos, asseguraram que "não esteve, não está, nem estará em causa o cumprimento das missões das Forças Armadas".
Governo

Chefes das Forças Armadas protestam contra Governo

2.715
Representantes das Forças Armadas uniram-se em protesto contra o Governo por considerarem injusta a redução de efetivos prevista para 2018. Redução pode pôr em causa algumas missões.
Forças Armadas

Comandos. Acesso a água iria "atrasar instrução"

Médico garante ter sido essa a resposta por parte da hierarquia quando sugeriu que recrutas passassem por área com água para se refrescarem. Processo dos Comandos está em fase de instrução.
GNR

Governo anuncia 600 novos elementos para a GNR

O Governo anunciou o recrutamento de 600 militares para a GNR e outros 200 para as Forças Armadas. A medida acontece no âmbito do reforço da prevenção e do combate aos incêndios florestais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)