793kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Forças Armadas

Noticiário

01h. Governo defende-se das criticas sobre FA

Governo garante que não há medidas para recrutar jovens delinquentes para as forças armadas. Ainda, as acusações de Pedro Nuno Santos ao governo de Luís Montenegro.
Forças Armadas

SMO: Melo avançou apenas "uma hipótese"

Referindo que a hipótese foi abordada em contexto apenas académico, o Ministério da Defesa negou que tenha anunciado a medida para recrutamento de jovens que cometeram pequenos delitos.
Noticiário

22h.FA. Governo esclarece que não anunciou medidas

Nuno Melo tinha dito que o serviço militar podia ser uma alternativa para jovens que cometem pequenos delitos. Governo esclarece que não foram anunciadas medidas com esse objetivo.
Direto ao Assunto

Defesa. "Não devia ser uma pasta do CDS"

O coordenador da IL na Comissão de Defesa acusa Nuno Melo de "se ter esquecido que era ministro da Defesa". Rodrigo Saraiva considera que, devido a polémicas passadas, a pasta "não devia ser do CDS".
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Recrutar delinquentes? "Melo tem de se desculpar"

João Almeida (CDS) refere que o ministro da Defesa falou numa medida de ressocialização e não de recrutamento para as Forças Armadas. Luís Dias (PS) exige um pedido de desculpas de Nuno Melo.
Resposta Pronta

"FA não podem ser forma de punição corretiva"

O Sargento Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, considera que Serviço Militar como pena é "completamente absurdo" e que as "Forças Armadas não são uma instituição correcional".
Resposta Pronta

FA não são "extensão de casas de correção"

O cabo-mor Paulo Amaral, da Associação de Praças, considera que usar serviço militar como pena alternativa é "ideia peregrina" e que as Forças Armadas não podem ser "extensão das casas de correção".
Forças Armadas

Serviço militar obrigatório como pena é "absurdo"

Associações militares consideram que aplicar o Serviço Militar Obrigatório como pena, tal como sugerem os ministros da Defesa e Administração Interna, demonstram "falta de respeito" com as FA.
Resposta Pronta

Serviço Militar como pena é "tremendo disparate"

O Presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas considera que o serviço militar como pena para jovens é um "tremendo disparate". António Mota diz que as FA "não são casa de correção".
Resposta Pronta

"Serviço militar não é uma escola corretiva"

A deputada socialista da Comissão de Defesa Nacional não concorda com a sugestão de Nuno Melo. Isabel Oneto considera a proposta "absurda" e afirma que o serviço militar não é uma "escola corretiva".
Política

As (in)esperadas semelhanças

Um navio de guerra, uma empresa, uma família ou até mesmo um Governo têm muito mais em comum do que parece. São todos eles formados por um conjunto de pessoas que têm um desígnio comum.
Forças Armadas

Políticos levianos, Forças Armadas em ruptura

"À beira de um colapso, as Forças Armadas Portuguesas enfrentam um futuro incerto num mundo instável - é tempo de agir. Ignorar esta é uma falha para com os cidadãos e a estabilidade internacional.
Noticiário

4h. IPMA. 8 distritos sob aviso amarelo

Os avisos amarelos estão em vigor entre as 21h desta sexta-feira e as 9h de sábado. E ainda, Hamas está a estudar contraproposta de Israel para nova trégua.
Noticiário

3h. Galamba diz que já foi "mais próximo" de PNS

João Galamba revela que Pedro Nuno Santos não lhe disse nada nos últimos meses, nem no dia das buscas. E ainda, há 8 distritos sob aviso amarelo devido a previsões de queda de neve.
Noticiário

1h. Galamba contra audição da PGR no Parlamento

O ex-ministro diz que não lhe parece correto que Lucília Gago seja chamada ao Parlamento. E ainda, Miguel Pinto Luz diz que PSD e CDS construíram a Aliança Democrática contra o desafio do populismo.
Noticiário

9h. 25 de abril. Parada com mais de 1000 militares

Cerimónia militar arranca pelas 9h40 na Praça do Comércio com a presença do Presidente da República. Também neste jornal, Jerónimo de Sousa mostra-se preocupado com a situação atual dos jovens
Luanda

Sepulturas de militares portugueses reabilitadas

A Liga dos Combatentes de Portugal ofereceu-se para reabilitar dois cemitérios, em Angola, para assim honrar a memória dos militares portugueses. Em 2023, realçou-se a complexidade desta operação.
Forças Armadas

Políticos levianos, Forças Armadas em ruptura

À beira de um colapso, as Forças Armadas enfrentam um futuro incerto num mundo instável. Ignorar a urgência é falhar no cumprimento do dever para com os portugueses e com a estabilidade internacional.
Forças Armadas

Por um serviço militar obrigatório século XXI

As atomizações da sociedade contemporânea e o ressurgimento de guerras na Europa tornam urgente uma reforma do SMO que nos prepare para uma situação de guerra e que não corte as ambições de cada jovem
Ministério da Defesa

A incapacidade política para investir em Defesa

Cada vez mais, Portugal se parece com os regimes políticos extrativistas, onde as soluções para os problemas gravitam em volta das palavras “obrigar” e “proibir”.
Forças Armadas

CEMFA recusa serviço militar obrigatório

O militar acredita ser uma discussão que "tem de ser feita ao nível dos cidadãos". Porém, considera que o problema está na "atratividade das Forças Armadas", alertando para a remuneração da carreira.
Marinha

NRP Mondego. Militares suspensos até 90 dias

Decisões disciplinares dos 13 militares que recusaram embarcar no NRP Mondego, alegando falta de condições, foram conhecidas esta quinta-feira. Defesa vai recorrer.
Forças Armadas

Marcelo pede estatuto condigno para militares

O Presidente da República pediu um estatuto condigno para os militares, sem os quais "não há Forças Armadas fortes", considerando não se poder desbaratar o momento irrepetível na história de Portugal.
Forças Armadas

CNJ preocupado com debate sobre serviço militar

O Conselho Nacional de Juventude vê "a entrada deste tema na ordem do dia com profunda preocupação" e defende que "esta é uma carreira que, como todas as outras" e "deve ser atrativa e não coerciva".
Forças Armadas

Gouveia e Melo rejeita antigo SMO

O almirante alertou para a necessidade de adaptação à realidade pelo que está a acontecer na Europa e apela a que se discuta novas fórmulas como estão a fazer outros países.
NATO

Portugal "comprometido" nos 75 anos da NATO

A contribuição para a NATO continua abaixo dos 2% e Luís Montenegro já avisou que é uma meta difícil para a próxima legislatura. Portugal é o 5º país em 32 onde a população mais apoia a Aliança.
Forças Armadas

Não há consenso sobre Serviço Militar Obrigatório

Não há consenso sobre o modelo a seguir nem a preparação das Forças Armadas para um eventual regresso do SMO. Acolhe-se o debate, sem tabus, mas não como solução para os problemas no setor.
A História do Dia

O serviço militar obrigatório deve regressar?

Há chefias militares a defender um debate sobre o processo de recrutamento. A ameaça russa é justificação suficiente ou há algo mais? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o nosso convidado.
Noticiário

23h. Oficiais contra serviço militar obrigatório

A Associação dos Oficiais das Forças Armadas discorda do regresso do serviço militar obrigatório. Ainda, concurso público do INEM para helicópteros terminou sem propostas válidas.
Noticiário

21h. EMGFA: Serviço militar não resolve efetivo

O EMGFA remete a decisão para o Governo, mas escreve que a eventual reintrodução do Serviço Militar Obrigatório em Portugal é uma matéria que não deverá ser a unica solução da carência de efetivos.
Direto ao Assunto

Pinto Ramalho defende "serviço à república"

O antigo Chefe de Estado Maior do Exército,Pinto Ramalho, defende a existência de um serviço militar obrigatório, modernizado, mas que dê formação militar e aproxime os jovens das Forças Armadas. 
Forças Armadas

Regresso do SMO não resolve "desafios de gestão"

EMGFA considera que a eventual reintrodução do SMO não deve ser vista numa lógica redutora de solução de efetivos, mas sim como uma criação de uma prestação de serviço destinada a todos os cidadãos.
Direto ao Assunto

Serviço militar. Ana Gomes defende regresso

Antiga eurodeputada diz que é preciso "dar aos jovens uma percepção do que é a cidadania". E garante que o serviço militar obrigatório aplica-se tantos a homens como mulheres.
Semáforo Político

“Um verdinho para um Governo verdinho”

Montenegro esbarrou no obstáculo do Parlamento, mas no Governo superou a baixa expectativa, condicionada pelo contexto político. Mas não se subestime a capacidade de se desenterrarem casos e casinhos.
Forças Armadas

Ministra pede que "intolerância" não ganhe terreno

Numa cerimónia militar de despedida das Forças Armadas, Helena Carreiras disse que a instituição tem "feito um notável caminho" e que é "um exemplo para a sociedade".
Forças Armadas

Associações: prioridade é valorização de carreiras

Associações dizem que o hipotético regresso do SMO não deve tirar foco aos problemas atuais das carreiras. Defendem a melhoria de condições e o aumento de salários, de forma a aumentar a atratividade.
Noticiário

15h. Defesa. Ministra alerta para "intolerância"

Helena Carreiras, ministra da Defesa, despede-se do cargo e pede que "ideias retrógadas" e "intolerância" não impeçam as Forças Armadas de contar com quem quer servir Portugal.
Resposta Pronta

Serviço Militar Obrigatório. "Deve ser debate"

António Lima Coelho afirma que "primeiro é preciso resolver problemas nas forças armadas". Deixa ainda apelo a Nuno Melo para que "lance desafio na comunidade portuguesa, mas não só entre militares".
Noticiário

11h.ANS quer debater Serviço Militar Obrigatório

O presidente da Associação Nacional de Sargentos, pede que Nuno Melo ouça os militares, mas também a academia e a sociedade civil . E ainda, o Papa Francisco presidiu esta manhã à missa de Páscoa.
Resposta Pronta

"Serviço militar obrigatório é solução do passado"

Vice-presidente da AR sublinha que Nuno Melo vai ter de garantir uma resposta remuneratória aos militares e resposta integrada entre Administração Interna e Defesa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos