435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Forças Armadas

Forças Armadas

Os militares

Nenhum país se respeita ou ganha respeito se não respeitar os seus militares, nenhuma pátria digna desse nome os pode menorizar assim. Há que ter alguma atenção a isto.
Noticiário

23h. FA ucranianas "a fazer tudo" pela liberdade

Mensagem deixada no habitual discurso dirigido à nação. Presidente ucraniano sublinha os avanços feitos na região de Kharkiv e acrescenta que as tropas russas estão a recuar.
Ministério da Defesa

"Não tem sentido reinstituir” serviço militar

Helena Carreiras diz que esse sistema “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas. Até ao fim do ano, a ministra promete apresentar as bases do novo Conceito Estratégico de Defesa.
Forças Armadas

Forças Armadas não comentam investimento

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas assegurou que as Forças Armadas vão continuar a servir o país com as condições "colocadas à disposição", sem comentar o investimento na Defesa.
Timor-Leste

Timor-Leste aprova recrutamento de 600 efetivos

Os efetivos vão ser distribuídos pelas várias unidades de defesa de Timor-Leste: 240 para a Força Naval, 240 para a Força Terrestre e 120 para as restantes unidades.
Forças Armadas

Defesa e segurança? É sorrir e acenar, rapazes!

Para a prossecução dos fins do Estado é fundamental que a defesa seja entendida como uma função de soberania.
Noticiário

22h. Marcelo faz novo apelo a reforço na Defesa

O chefe de Estado sublinha as "mudanças geopolíticas profundas" devido à guerra na Ucrânia. Ideia tinha sido avançada no passado dia 25 de Abril. Marcelo pede ainda condições para as Forças Armadas.
Forças Armadas

FA lamentam que "palavras não passem aos atos"

Coronel António Mota reage a discurso de Marcelo no 25 de Abril, dizendo que os oficiais estão "fartos de palavras há muito tempo" e dando como o exemplo do Orçamento do Estado para 2022.
Noticiário

10h. PS garante investimento nas Forças Armadas

Em resposta do PR, PS garante que há investimento nas Forças Armadas; ANIECA pede campanha para condutores com cartas caducadas;
Explicador

PS recusa falta de investimento nas Forças Armadas

Depois de o PR pedir mais meios, o socialista Miguel Rodrigues garante investimento e sintonia entre Belém e São Bento. No PSD, Carlos Reis aplaude Marcelo e acusa o Governo de falta de investimento.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estrutural ou um caso de moda?

Provavelmente a proposta de investimento nas Forças Armadas feita por Marcelo não teria sido feita sem a guerra na Ucrânia. Em boa verdade, nunca houve uma política estável a longo prazo para a Defesa
E o vencedor é...

São Bento/Belém: "Quem te avisa teu Marcelo é"

A relação São Bento/Belém merece novo provérbio. O PR tem deixado avisos ao Governo e é caso para dizer "quem te avisa teu Marcelo é". O discurso sobre as Forças Armadas foi oportuno ou oportunista?
Noticiário

17h. PM. Investimento na Defesa está programado

O primeiro-ministro diz estar em sintonia com o Presidente da República. Ainda neste jornal, reportagem a partir do desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para marcar os 48 anos do 25 de abril.
Assembleia Da República

As críticas e a pressão de Marcelo nas entrelinhas

Presidente da República aproveitou o cenário internacional para pressionar o Governo de António Costa a investir mais nas Forças Armadas e para criticar a fraca capacidade de planeamento do país.
Comentário

"Foi um bom dia para Marcelo falar dos militares"

Publisher do Observador olha para o discurso de Marcelo como "conjuntural". Numa altura de guerra "faz sentido olhar para a importância das Forças Armadas"
Emissão Especial

“Se paz não existir, insegurança vai atingir-nos"

Presidente faz elogio às Forças Armadas: "São principal garante da paz, mais ainda em tempo de guerra". “As batalhas como as guerra perdem-se e ganham-se nas pessoas, com elas e para elas”
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Anulada sentença a soldados gays

Tenente e sargento do Exército sul coreano fizeram sexo em 2016 fora das instalações militares e nas folgas. Supremo Tribunal disse que o sexo foi consensual e que homossexualidade não é "humilhação".
Gabinete de Guerra

Mariupol. Depois do cessar-fogo, o massacre?

O militar Proença Garcia explica que "se os soldados ucranianos morrerem, a cidade será conquistada à mesma". O historiador Bruno Cardoso Reis fala sobre o desgaste da guerra sentido no Ocidente.
Ministério da Defesa

Ministra defende 2% do PIB para investir nas FA

A ministra da Defesa reafirmou o objetivo do Governo em alcançar de forma progressiva os 2% do PIB em investimentos no setor que tutela, priorizando a modernização das FA e os compromissos com a NATO.
Ministério da Defesa

Modernização das Forças Armadas é "prioridade"

Helena Carreiras definiu como primeira prioridade reafirmar a importância da Defesa Nacional na sociedade portuguesa, lembrando que a guerra na Ucrânia tornou mais evidente o papel das Forças Armadas.
Noticiário

17h. Eunice Muñoz. Funeral na próxima terça-feira

O governo vai decretar luto nacional para esse mesmo dia, 19 de abril. Ainda neste jornal, a mensagem de felicidades e agradecimento enviada por António Costa aos militares que foram para a Roménia.
Guerra na Ucrânia

O que vão fazer 222 militares na Roménia?

Marcelo despede-se dos militares portugueses que vão para uma missão "prevista" mas "reforçada". Vão integrar partes do exército romeno, mas não vão entrar na Ucrânia.
Resposta Pronta

"Há irresponsabilidade no Orçamento da Defesa"

Sargento Leal Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, destaca a "dificuldade de recrutar, de reter e o mau-estar nas Forças Armadas" pela falta de condições. 
Noticiário

17h. 4 mil franceses já votaram em Portugal

Balanço oficial feito pela embaixadora francesa. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa pede punição para quebra de exemplo nos fuzileiros, mas sem julgar todo o corpo de forças especiais.
Presidente Marcelo

Marcelo: "Inaceitável julgar todos os fuzileiros"

O Presidente da República considerou que "uma quebra do exemplo" nos fuzileiros deve ser "exemplarmente punida", mas defendeu que é inaceitável julgar todo este corpo de forças especiais.
Presidente Marcelo

Marcelo quer "mais força" às Forças Armadas

O Presidente da República defendeu a necessidade de "se dar ainda mais força" às Forças Armadas, de forma "a prevenir e construir a paz" naquelas que são "as novas fronteiras de Portugal".
I Grande Guerra

La Lys e os valores militares

No solo de Richebourg repousam os restos mortais de milhares de jovens que, há pouco mais de um século, deram a sua vida pelos ideais de paz e liberdade que norteiam o nosso modo de vida.
Forças Armadas

Serviço Militar: o debate que nunca aconteceu

Hoje assiste-se, perante a exiguidade dos efectivos, a uma manifesta fragilidade nos processos de recrutamento que se vem traduzindo na deficiente motivação e qualidade dos incorporados nas fileiras.
Marinha Portuguesa

Mais de 140 pessoas foram salvas no mar 

Mais de 140 pessoas foram resgatadas do mar, em 107 ações no primeiro trimestre deste ano pela Marinha Portuguesa e de acordo com a mesma, a taxa de eficácia do serviço neste início do ano é de 99%.
Forças Armadas

Marcelo fala em aposta nas Forças Armadas

O Presidente da República abordou a travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, para sublinhar que, 100 anos depois, é preciso "retirar lições para o futuro".
Guerra na Ucrânia

Cidade em redor de Kiev continuam a ser atacadas

Segundo o presidente da Câmara de Kiev, as cidades a noroeste da capital continuam a ser atacadas depois Moscovo ter prometido reduzir as atividades militares.
Ministério da Defesa

Militares expressam "maiores sucessos" a ministra

A nova ministra da Defesa Nacional foi recebida por militares das Forças Armadas, que desfilaram e expressaram votos de "maiores sucessos". Helena Carreiras defendeu o reforço das forças para a paz.
Guerra na Ucrânia

Bispo: portugueses têm "a solidariedade no sangue"

O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, considera que Portugal faz parte das "nações cientificamente relevantes" e sublinhou os valores da "solidariedade" dos portugueses.
Forças Armadas

Gouveia e Melo pondera readmitir capelão exonerado

O Chefe do Estado-Maior da Armada pondera readmitir o capelão Licínio Luís depois deste se mostrar "profundamente arrependido" na sequência de críticas públicas às declarações de Gouveia e Melo.
Noticiário

7h. Morte de PSP. Capelão da Marinha exonerado

Licínio Luís, Capelão da Marinha, afirmou que o Almirante "julgou sem saber", e foi afastado do cargo. Ainda, São Jorge registou ontem à noite o maior sismo desde o início da crise sismovulcânica.
Forças Armadas

Crimes com militares levantam suspeita, diz AOFA

A Associação de Oficiais das Forças Armadas refere que se sucedem "os casos com militares das Forças Armadas, casos do foro criminal, em que fica a suspeita sobre alguns critérios de recrutamento".
Marinha Portuguesa

Morte PSP. Crítica a almirante pode valer expulsão

Capelão criticou palavras de chefe da Marinha a propósito de fuzileiros envolvidos na morte de agente da PSP. Hipótese de expulsão gerou onda de protestos. Antigos militares ponderam entregar boinas.
São Jorge

São Jorge. Meios das forças armadas preparados

No concelho da Calheta já estão instaladas infraestruturas para permitir prestar apoio médico, bem como tendas e uma cozinha com capacidade de fornecer cerca de 300 refeições.
Forças Armadas

Guerra relança debate sobre serviço militar

Discussão sobre regresso do serviço militar obrigatório ganha força apesar da rejeição de todos os partidos - menos do PCP. Há, no entanto, um diagnóstico comum: é preciso melhorar a carreira militar.
Marinha Portuguesa

Submarino Arpão em missões da NATO e UE

A força naval nesta operação da Aliança Atlântica é atualmente comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra Neves Rodrigues e tem como navio-chefe o Navio Patrulha Oceânico "Viana do Castelo".
Novo Governo

A primeira mulher à frente do Ministério da Defesa

É uma outsider política — não tem militância partidária, nem experiência governativa. Mas conhece a realidade interna das Forças Armadas — ou não tivesse passado os últimos 30 anos a estudar o tema.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.