Militares
Militares

Governo. Complemento especial para ex-combatentes

179
A proposta do Governo de Estatuto do Antigo Combatente prevê um "complemento especial" de 7% "por cada ano de prestação de serviço militar". Medida abrange, principalmente, os mais desfavorecidos.
Militares

Militar diz que foi o colega que se matou com G-3

Um militar dos Comandos acusado de matar outro com uma espingarda G-3, no Quartel da Carregueira, diz que o colega se suicidou depois de se confessar desanimado por ter sido excluído de uma missão.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão teve "orientações" do diretor da PJM

Vasco Brazão assume ter participado na recuperação do material que não foi comunicado "como devia", e que agiu sob orientação de Luís Viera, diretor nacional da Polícia Judiciária Militar.
Assalto em Tancos

Ministro quer recuperar imagem pública da PJM

A tomada de posse de Paulo Isabel como diretor-geral da Polícia Judiciária Militar tem como objetivo restabelecer a imagem pública da força policial, abalada pelo caso de Tancos.
Angela Merkel

Merkel quer NATO preservada e garante investimento

"É do nosso interesse preservar a NATO, mais do que no tempo da Guerra Fria", afirmou a chanceler alemã, garantindo que a Alemanha vai cumprir objetivo de 2% do PIB ser destinado a despesas militares.
Medicamentos

Laboratório Militar vai fazer fármacos com canábis

Até ao final deste ano “o LMPQF vai começar a manipular canabinoides de modo a poder aviar as receitas dos pacientes que já conseguem ter uma prescrição médica”, adiantou a presidente do OPCM.
Militares

Já há acordo para dívida da ação social militar

O Governo chegou a acordo para a situação "insustentável" da dívida do sistema de ação social dos militares. Os militares temem que unidades de saúde possam vir a suspender os acordos com o IASFA.
Militares

Militares regressam do Iraque. "Dever cumprido"

167
Militares portugueses regressaram do Iraque com "sentimento de dever cumprido. O contigente partiu em abril para o país do Médio Oriente, para "ministrar treino e formação às tropas iraquianas".
Militares

Base Aérea 5 quer solução para saída de militares

O coronel João Gonçalves, comandante da Base Aérea n.º 5, alertou para a saída contínua de militares e pediu uma solução urgente para tornar a carreira mais atrativa.
República Centro Africana

RCA: Portugal pede segurança dos militares

Portugal tem quase 200 militares destacados na República Centro-Africana, que constituem a única Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas no país.
Forças Armadas

Forças Armadas. Aprovadas 4945 promoções

3238
Ministério das Finanças deferiu esta semana pedido feito pela Defesa em julho. Subirão de categoria militares dos três ramos das FA. Em dezembro de 2018 já tinham sido promovidos 6830 militares.
Marinha

Marinha quer embarcar 1.º destacamento de drones

378
A Marinha portuguesa quer embarcar ainda em 2019 o primeiro destacamento de "drones" aéreos não tripulados, equipamentos que foram testados com sucesso num exercício realizado ao largo de Tróia.
Estados Unidos da América

Cerca de 100 pessoas já chegaram à Área 51

552
Cerca de um milhão e meio de pessoas aceitaram, num evento do Facebook, invadir a base militar norte-americana ultra secreta, onde acreditam que o governo mantém em cativeiro extraterrestres.
Cabo Verde

Cabo Verde repensa recrutamento nas Forças Armadas

Conselho Superior de Defesa Nacional sugeriu que se deve repensar a questão do recrutamento para as Forças Armadas, procurando a especialização e o estreitamento da cooperação internacional.
Exército

Militares. Dívida na saúde ascende a 95 milhões

211
Dívida tem aumentado de forma crónica nos últimos anos. Tutelas das Finanças, Defesa e Instituto de Ação Social das Forças Armadas estão a trabalhar em conjunto para um pagamento a prestações.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Estudo Científico

Hospital Forças Armadas pode vir a formar médicos

Um estudo elaborado pela ex-ministra da Saúde Ana Jorge defende o reforço da abertura do Hospital das Forças Armadas ao Serviço Nacional de Saúde e admite que possa ter capacidade formativa.
China

Exército chinês muda tropas em Macau e Hong Kong

Exército de Libertação Popular chinês realizou em Macau e em Hong Kong a rotação das suas tropas, aumentando receio de uma intervenção na ex-colónia britânica para travar os protestos pró-democracia.
Incêndios

Amazónia. Já há militares em 8 estados brasileiros

156
As Forças Armadas brasileiras já estão a intervir nos estados de Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Incêndios

Incêndios. 78 militares vão reforçar vigilância

26 patrulhas das Forças Armadas (16 do Exército e 10 da Marinha) vão reforçar as ações de vigilância terrestre e patrulhamento dissuasor em 14 distritos, a partir desta quarta-feira.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho alvo de queixa-crime de militares

1201
Em causa estão declarações do ministro no Parlamento em que pôs em causa o futuro do Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Militares falam em "facto inverídico ofensivo da credibilidade".
Coreia do Norte

Coreia do Norte adverte EUA sobre manobras de Seul

Coreia do Norte advertiu os Estados Unidos de que os exercícios militares planeados por Washington com Seul, no próximo mês, "violariam" compromissos bilaterais e afetariam o diálogo pelo desarmamento
República Centro Africana

RCA. Militares tiveram "sucesso" em treinos

Cerca de 1.500 dos 3.5000 militares da República Centro Africana treinados pela Missão Europeia, liderada por Portugal, estão já envolvidos em várias operações.
Parlamento

Aprovada a lei de Infraestruturas Militares

A Lei que visa rentabilizar imóveis militares devolutos ou sem uso, por exemplo, através de arrendamento ou modernização, foi aprovada pelo pelo PS, PSD e CDS. BE foi o único partido a votar contra.
Militares

Marcelo visita militar ferido em África

O Presidente da República visitou o militar português ferido na República Centro-Africana (RCA)e que está internado no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, manifestando a sua "total solidariedade".
República Centro Africana

Militar português ferido na RCA volta a Portugal

Um militar português ficou ferido na República Centro-Africana na sequência de um acidente de viação. Ficou com ferimentos graves nas duas pernas e já está a regressar a Portugal.
Militares

Militar acusado de matar outro guardava munições

O militar dos Comandos acusado de matar outro com uma G-3, no Quartel da Carregueira, guardava em casa munições reais do mesmo lote da munição usada para matar o colega.
Militares

Guerra de África: Já chegou o aerograma! /premium

1331
Postos em fila davam a volta à Terra. Chamaram-lhes “bate-estradas” e “corta-capim”. Escreveram-se centenas de milhões. Os aerogramas foram a face mais conhecida do Serviço Postal Militar.
Segurança

Polícias vão poder mandar em militares

406
Acontecerá apenas em casos excecionais, se for declarado o estado de sítio ou de emergência, como terrorismo. Acordo histórico é o resultado de negociações de mais de um ano.
Militares

Militares portugueses vão para região de perigo

186
A força de reação rápida portuguesa está projetada para a missão a noroeste da capital da República Centro-Africana, na região de Bocaranga, onde mais de 50 pessoas foram mortas por um grupo armado.
Arrendamento

Militares podem pagar 200 euros por T0 a T6

800
Há militares e familiares que ganham mais de dois mil euros a usufruir de habitação social das Forças Armadas. Ministério da Defesa apresentou proposta de alteração do regime.
Militares

140 militares fazem análises urgentes

Os militares que fazem parte do curso do jovem que foi internado na terça-feira, estão a ser sujeitos a colheitas de sangue. As análises fazem parte processo de averiguação das causas do internamento.
Reino Unido

Reino Unido reforça segurança das tropas no Iraque

Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irão e, desde então, a tensão no Golfo Pérsico tem aumentado. O Reino Unido entende que a tensão representa uma ameaça para as tropas inglesas.
Militares

Mercenários portugueses no mundo: quanto ganham

971
Os contratos costumam ser de quatro a nove semanas. Quem os contrata? Empresas e governos de países africanos e do Médio Oriente. Salário de pilotos pode superar 15 mil euros, revela o Expresso.
Incêndios

Incêndios. Militares no terreno devido ao calor

A temperatura vai subir acentuadamente nos próximos dias e, para prevenir fogos, nove patrulhas das Forças Armadas vão reforçar a vigilância em oito distritos do continente.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
Militares

Ministro "empurra" tempo de serviço para Marcelo

O diploma que estabelece a contagem do tempo de serviço dos militares prevê a recuperação de 70% do mesmo. "Neste momento a palavra está com o Presidente da República", disse Gomes Cravinho.
GNR

Militares da GNR e bombeiro acusados por agressões

Seis militares da GNR e um bombeiro que terão agredido um homem em Cascais acusados pelo MP de ofensa à integridade física qualificada sabem esta quinta-feira se vão a julgamento.
Militares

EUA aumenta despesas militares, após 7 anos

Os Estados Unidos da América aumentaram o orçamento dos militares. Seguem a tendência mundial, que levou ao aumento de despesas militares em 1,1% desde 2017.
GNR

Militares da GNR apanhados com álcool em serviço

Dois militares da GNR a desempenhar funções no posto territorial de Paio Pires, no concelho do Seixal, foram apanhados com taxa crime de álcool em serviço, disse a corporação.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Militares

Militares apelam a PR para repor tempo de serviço 

Seis associações militares manifestaram "repúdio" pela forma como como foi conduzido o processo de descongelamento das carreiras. Petição online pretende chegar à Assembleia da República.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Ministério da Defesa

Mais seis mil militares nos próximos cinco anos

792
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou esperar que o número de efetivos nas Forças Armadas aumente dos atuais 26 mil para 32 mil nos próximos cinco anos.
Militares

Estudo. Militares insatisfeitos e insuficientes

134
Governo quer tornar serviço militar mais atrativo e rever formação e condições. No estudo do Ministério da Defesa, foram ouvidos 5.136 elementos do Exército, 1366 da Força Aérea e 819 da Marinha.
Rio de Janeiro

Militares presos por disparar contra família

A Justiça Militar brasileira determinou prisão preventiva a nove dos dez militares suspeitos de terem disparado 80 tiros sobre um carro onde seguia uma família.
Justiça

Comandos. Procuradora constituída arguida

1019
O Ministério Público arquivou o inquérito decorrente da queixa do tenente-coronel Mário Maia, mas o militar pediu a abertura da instrução. Acusa a procuradora de prevaricação e detenção ilegal.
Militares

Morreu o militar encontrado ferido no Alfeite

386
O estado de saúde do militar era muito grave. A irreversibilidade das lesões na cabeça levaram os médicos a desligar a máquina de suporte de vida a que se encontrava ligado.
Militares

Estado tem "obrigação" de apoiar ex-combatentes

2680
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho defendeu que "o Estado tem obrigação" de dar apoio aos ex-combatentes e às suas famílias, ao longo da vida.
Moçambique

Vídeo. Forças portuguesas apoiam aldeias isoladas

8785
A Força de Reação Imediata está a distribuir alimentos e apoio médico em aldeias isoladas na região de Buzi e Macurongo. O Exército prepara-se também para dar vacinação à comunidade portuguesa.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Moçambique

Moçambique. Relatório assinala mortes arbitrárias

Segundo o relatório, durante o ano passado registou-se no país um aumento da violência extremista associada ao islamismo, que foi reprimida "por vezes" de forma musculada pelas forças de segurança.
República Centro Africana

RCA. Marcelo orgulhoso do desempenho dos militares

Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com o ministro da Defesa, recebeu os militares portugueses que estiveram em missão na RCA. Os dois manifestaram-se orgulhosos e elogiaram a coragem do exército.
Estados Unidos da América

EUA querem países a pagar mais por bases militares

A Coreia do Sul e os EUA assinaram esta sexta-feira um acordo que determina um aumento do preço que os coreanos pagam pela presença dos 28.500 soldados norte-americanos no país.
Brasil

Pensões. Bolsonaro "quer sacrifício" dos militares

A 20 de fevereiro, o governo brasileiro apresentou uma proposta ampla de mudanças no sistema de pagamento de pensões, mas não incluiu as regras que serão aplicadas no caso dos militares.
Exército

Venezuela. Desertores preparam "incursão violenta"

Dirigente chavista acusa militares que desertaram de estarem a preparar uma invasão à Venezuela. Freddy Bernal acusa Colômbia de instrumentalizar as Nações Unidas.
Guiné-Bissau

Bissau. Missão da ONU prolongada por mais 1 ano

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar a missão por um período de 12 meses até fevereiro de 2020 e reconfigurar a missão, com vista ao seu encerramento no final do próximo ano.
Venezuela

Total de deserções na Venezuela sobe para 411

275
O balanço desta quarta-feira dá conta de mais 85 deserções nas forças armadas e polícia venezuelanas, relativamente ao balanço anterior. As últimas deserções foram feitas nas últimas 24 horas,
Venezuela

Mais de 300 militares venezuelanos desertaram

O novo balanço dos serviços de migração colombianos dá conta de que 326 elementos das forças armadas e de segurança da Venezuela desertaram e pediram refúgio na Colômbia desde sábado.
Marinha

Militar sancionado por "importunação sexual"

158
Em causa está um dos candidatos ao concurso de praças que diz ter sido abordado por um militar que, alegadamente, dizia ser médico e que referiu haver a necessidade de o examinar.
Ministério da Defesa

Ministro contra serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho não está convencido de que essa seja a solução para questões relacionadas com os efetivos das Forças Armadas.
Nações Unidas

ONU. Militares portugueses na RCA recebem medalha

No discurso dirigido à força portuguesa, o tenente-general que presidiu a cerimónia agradeceu o "excelente desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares portugueses" nas operações realizadas.
Venezuela

Exército venezuelano jura lealdade a Maduro

229
O exército venezuelano garantiu que continuará "instalado e alerta ao longo das fronteiras" e reafirmou "obediência, submissão e firme lealdade" a Nicolás Maduro, após as ameaças de Donald Trump.
Irão

Irão. Ataque suicida matou pelo menos 20 militares

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano garantiu que Irão vingará o atentado contra a Guarda Revolucionária que fez pelo menos 27 mortos e 20 feridos.
Venezuela

Brasil mantém militares na fronteira da Venezuela

O governo brasileiro justifica a presença de militares com a instabilidade na segurança pública de Roraima, que tem sido porta de entrada no país a milhares de venezuelanos que fogem da crise.
Militares

Militares russos acusados de tortura na RCA

Segundo a investigação da Organização das Nações Unidas, os militares russos levaram um homem para a sua base em Bambari, onde o terão torturado durante cinco dias.
Cabo Verde

Fragata Álvares Cabral deixa Cabo Verde

402
A fragata portuguesa Álvares Cabral chegou a Cabo Verde a 29 de janeiro com uma missão em vista, no âmbito da cooperação técnico-militar e de ações de diplomacia, em particular com os países da CPLP.
Venezuela

Guaidó ordena militares para deixarem entrar ajuda

125
O autoproclamado Presidente interino de Venezuela tem insistido que os militares devem permitir a entrada de ajuda humanitária no país. Os militares terão de decidir entre ajudar ou continuar leais.
Venezuela

Venezuela. Maduro acusa militares de conspiração

O Presidente da Venezuela acusa os militares de se tornarem "mercenários" e que o grupo "conspira a partir da Colômbia para dividir as forças armadas".
Venezuela

Maduro diz que vai criar 50 mil milícias

2495
O Presidente da Venezuela insistiu na necessidade de atingir os dois milhões de milicianos até 13 de abril. E invocou o rabisco num caderno com que John Bolton apareceu: 5000 tropas para a Colômbia.
Venezuela

Guaidó insta militares a passar para lado do povo

Juan Guaidó disse ser "hora de Cuba sair das Forças Armadas" venezuelanas. O autoproclamado Presidente interino convocou uma mobilização para a próxima semana, cujos detalhes anunciará no domingo.
Singapura

Singapura reduz intensidade do treino militar

O jovem morreu ao tentar reparar uma metralhadora de um pequeno tanque, durante um exercício na Nova Zelândia. O serviço militar é obrigatório no país asiático.
Paz

Guineenses pedem preservação da paz aos militares

Os guineenses iniciaram a revolta armada contra a presença colonial portuguesa na Guiné-Bissau há 56 anos, tendo o país proclamado a sua independência a 24 de setembro de 1973.
Forças Armadas

Militares portugueses em novos confrontos na RCA

138
Paraquedistas na República Centro-Africana estiveram, entre quinta-feira e sábado, envolvidos em confrontos em Bambari, a 400 quilómetros da capital, anunciou Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Defesa

Novo aeroporto afeta até 800 militares e famílias

781
Entre 600 a 800 militares e famílias terão de ser transferidos, devido à construção do aeroporto complementar no Montijo. A deslocalização de esquadras implicará movimentar 10% do efetivo da FAP.
Política

Renamo: novo líder deve unir políticos e militares

Raúl Domingos demonstra a sua opinião sobre o novo líder da Renamo. Relembra, também, que o partido não voltará a ter um líder como Afonso Dhlakama, que permaneceu no cargo por cerca de 40 anos.
República Centro Africana

Vídeo. Paraquedistas alvo de "ataque violento"

5478
Militares portugueses em missão da ONU estiveram envolvidos em combates com "armamento pesado" durante cinco horas, mas não houve feridos. Força está em Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Golpe de Estado

Militares falham golpe de Estado no Gabão

124
Militares do Gabão anunciaram que está em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental. Moradores da capital dizem que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.
Forças Armadas

Mais 35 militares na República Centro Africana

127
Um novo contingente português com 35 militares dos três ramos das Forças Armadas chegou na última semana à República Centro Africana para integrar a Missão de Treino da União Europeia neste país.
Forças Armadas

Dívidas ameaçam Hospital Militar

2339
O Sistema de Saúde Militar tem dívidas acumuladas que, só no caso do Hospital das Forças Armadas, soma mais de 17 milhões de euros de pagamentos em falta. Estudo propõe novo modelo de financiamento.
Assalto em Tancos

Tancos. Detidos 8 suspeitos do roubo de armas

495
Uma megaoperação da PJ no centro do país, com várias buscas, já resultou na detenção de oito suspeitos de furto do material de Tancos, em 2017. Um militar está a ser ouvido pela PJ como testemunha.
Afeganistão

Militares têm "histórias positivas" do Afeganistão

288
O comandante da 1ª força nacional destacada para a missão Afeganistão disse que houve situações difíceis de gerir, mas também "histórias positivas" e que os militares responderam de forma eficaz.
República Centro Africana

"Seria uma sorte" ter mais portugueses na RCA /premium

162
Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Ter mais homens no terreno "faria a diferença".
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Militares

Comando suspeito de matar outro fica em preventiva

O militar suspeito de matar um camarada de armas, Luís Teles, com um tiro de G3, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
Corrupção

Moçambique acusa 10 militares de corrupção

O Ministério Público moçambicano formalizou a acusação contra dez militares por práticas de corrupção que lesaram o Estado num valor superior a quatro milhões de meticais (58 mil euros).
Militares

Ex-militares terão carreiras reconstítuidas

464
Os antigos militares reintegrados em funções na sequência do novo período de regularização ao abrigo da lei de 1974 terão as carreiras reconstituídas, mas sem direito a retroativos nas pensões.
Banco de Portugal

Militares sem remuneração pela segurança do BdP

Os militares da unidade de intervenção que asseguram o policiamento nas instalações do Banco de Portugal no Carregado estão sem receber desde janeiro a remuneração pelo serviço.
Morte

Guarda prisional morre baleada em formação de tiro

687
Uma guarda prisional morreu na carreira de tiro da cadeia de Paços de Ferreira, aparentemente atingida por um projétil, esta terça-feira de manhã. Estava em formação de tiro.
Presidente Marcelo

Forças Armadas. Marcelo deixa elogios e recados

1057
Na cerimónia evocativa do armistício da I Guerra Mundial, Marcelo disse que o país não tolerará "que se repita o uso das Forças Armadas ao serviço de interesses, pessoas, grupos ou de jogos de poder".
I Guerra Mundial

Maior parada militar da democracia em Lisboa

1716
Um desfile militar de grande dimensão, com passagem de caças F-16, assinala este domingo, em Lisboa, os cem anos do Armistício da I Guerra Mundial, reunindo as altas figuras do Estado. Veja as imagens
Militares

Grande Guerra. Maior desfile militar em 100 anos

O centenário do Armistício da Grande Guerra vai ser assinalado no domingo com o maior desfile militar desde há 100 anos na Avenida da Liberdade, Lisboa.
Ministério da Defesa

Militares desfilam para celebrar fim da I Guerra

434
Mais de 4.500 militares e polícias vão desfilar na Avenida da Liberdade, no próximo domingo, para assinalar os cem anos do Dia do Armistício, que pôs fim à I Guerra Mundial, a 11 de novembro de 1918.
Assalto em Tancos

Tancos. O que diz o memorando que fez cair Azeredo

O documento sem data nem assinatura, que o Expresso revelou este sábado, tem apenas nove parágrafos. Fala do major Pinto da Costa e do major Brazão, do informador e do vigiado.
Orçamento do Estado

Forças Nacionais Destacadas vão receber 65 milhões

A verba destinada às Forças Nacionais Destacadas (FND) inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá aumentar cerca de cinco milhões de euros, para 65 milhões.
Militares

Prova Zero. 5 recrutas dos Comandos hospitalizados

107
Cinco recrutas dos Comandos foram hospitalizados na sequência do "exercício psico-físico" do curso (antiga "Prova Zero"). Dois recrutas permanecem internados no Hospital das Forças Armadas.
Assalto em Tancos

Tancos. Inspetor aponta arma a "polícias ladrões"

192
Inspetor da PJ Militar ligado a Tancos apanhou dois homens junto ao seu carro, a meio da madrugada. Sacou da arma e apontou-a aos suspeitos. Mas, afinal, eram ambos da “polícia”.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares sem indicações sobre 9º suspeito

Comando da missão da União Europeia na República Centro Africana está à espera de receber "toda a documentação" de Lisboa para saber como agir em relação a inspetor da PJ Militar.
Assalto em Tancos

Roubo em Tancos. Diretor da PJ Militar foi detido

1914
Operação da PJ está relacionada com o misterioso aparecimento das armas furtadas em Tancos. Entre os detidos há elementos da PJM, militares da GNR e um civil.
Rússia

Vídeo. O enorme contingente militar russo em ação

Pelo ar, por terra e pelo mar. O contingente russo neste exercício militar histórico é o maior desde a Guerra Fria, com mais de 300 mil soldados. As imagens mostram a deslocação para a Sibéria.
Militares

Militares regressam de missão "intensa" na RCA

727
Quando os 156 militares, na maioria paraquedistas, aterraram no aeroporto militar de Figo Maduro cerca das 17h15, já tinham à espera centenas de familiares para o reencontro.
Forças Armadas

Costa destaca “avanços extraordinários” na Defesa

100
Primeiro-ministro reafirma compromisso de Portugal com a NATO e com a Defesa europeia. Na cerimónia do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro lembrou que faltam militares nos ramos.
Militares

Quase 12 mil militares prestaram apoio à população

206
Onze ações de patrulhamento e vigilância florestal no âmbito dos protocolos municipais mobilizam, por dia, 22 militares do exército em três destinos do continente.
República Centro Africana

Paraquedista ferido na República Centro Africana

O militar encontra-se em observação permanente por parte da equipa médica e chega a Portugal esta sexta-feira ao final da noite, num voo militar da Força Aérea Portuguesa.
Estados Unidos da América

Trump. Não há razões para "jogos de guerra"

O presidente norte-americano que não há razões para gastar dinheiro em "jogos de guerra" com a Coreia do Sul, mas avisou que poderá relançar os exercícios militares "maiores de sempre".
Militares

GNR. MAI pede inquérito sobre acidente em incêndio

O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente que envolveu cinco militares da GNR.
Militares

Rússia planeia maior manobra militar desde 1980 

A Rússia organiza em setembro as maiores manobras militares desde os anos 1980, que vão mobilizar quase 300 mil militares e unidades da China e da Mongólia.
Venezuela

Colômbia acusa Venezuela de violar a sua soberania

A violação foi realizada com recurso a "dois helicópteros militares, identificados com as siglas da Guarda Nacional Bolivariana, e por uns 30 oficiais armados" das forças armadas Venezuelanas.
GNR

APG insiste na falta de 600 militares na GNR

A Associação dos Profissionais da Guarda insistiu na falta de militares na corporação e que há "uma gestão de recursos humanos deficiente".
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Rio de Janeiro

Rio. Militares abandonam controlo da segurança

Face ao aumento da violência, milhares de soldados foram colocados nas ruas do Rio de Janeiro. O ministro da Segurança Pública defendeu que continuassem mais um ano mas a ideia foi rejeitada.
Guerra

Iémen. Bomba que matou crianças fabricada nos EUA

293
Números de série da bomba guiada por laser indicam que foi vendida no âmbito de um acordo de venda de armamento aprovado pelo Departamento de Estado norte-americano.
Ministério da Defesa

Trabalhos forçados para todos os jovens? /premium

374
Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade
Militares

Governo admite debater Serviço Militar Obrigatório

2438
Não é no imediato, até porque o Governo prepara-se para discutir novas medidas de atracão e fixação de militares nas fileiras. Mas a discussão pode voltar
Presidente da República

Marcelo exige "esclarecimento cabal" sobre Tancos

1331
O Expresso avançou na edição deste sábado que ainda há explosivos roubados em Tancos à solta. O Presidente da República reagiu "incisivo e preocupado", exigindo responsabilidades.
Brasil

Brasil mobiliza exército em ação contra o crime

Cerca de 3.700 soldados do Exército brasileiro, com o apoio da polícia, desencadearam uma operação contra o crime em várias favelas na zona norte e sul da cidade do Rio de Janeiro.
Violação

Condenado de La Manada poderá voltar ao exército

Um militar condenado a nove anos de prisão por abusos sexuais a uma jovem em 2016 poderá ser reincorporado no exército, devido à prescrição da sua suspensão.
Militares

Tancos. Coronéis suspensos propostos para generais

373
Dois coronéis que tinham sido suspensos durante 15 dias na sequência da investigação ao roubo em Tancos foram agora propostos para generais.
Militares

Militares preparam protesto 4ª feira nos quartéis

As associações sócio-profissionais de militares consideraram hoje compreensíveis as razões na base de um protesto que divulgaram estar a ser convocado para quarta-feira nas unidades militares do país.
Militares

Exercício naval com 2.300 militares

Cerca de 2.300 militares, dos quais 1.600 portugueses, participam entre esta quarta-feira e o dia 28 de junho num exercício naval na costa portuguesa, designado "Swordfish18".
República Centro Africana

Militares são um "orgulho para Portugal"

O comandante da Força Nacional Destacada disse que os militares em missão na República Centro-Africana são um "orgulho para Portugal, para os portugueses e todos os militares".
Armamento

G-3 "cumpre todos os requisitos" garante EMFGA

759
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador
Brasil

Ministro quer prolongar intervenção militar no Rio

O ministro da Segurança Pública do Brasil quer prolongar a intervenção militar na segurança no Rio de Janeiro até ao final de 2019 para responder à violência na cidade.
Afeganistão

Militares partem para missão no Afeganistão

Uma equipa de 23 militares do Exército português parte na segunda-feira da Base Aérea do Montijo para integrar a missão da NATO no Afeganistão, para dar formação na Escola de Artilharia de Cabul
Administração Pública

Militares vão lutar "até últimas consequências"

1368
Progressões nas carreiras e reconhecimento dos anos em que o congelamento esteve em vigor: são essas as bandeiras da Associação dos Oficias das Forças Armadas, que acusa Governo de "desigualdade".
República Centro Africana

Portugueses acusados de “crimes contra humanidade"

3894
A contestação na República Centro Africana cresce com o intensificar de confrontos entre páraquedistas portugueses e grupos armados. A ONU denuncia "manipulação" de civis e "aproveitamento político".
República Centro Africana

Dois ataques em dois dias a militares portugueses

Militares portugueses ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana estiveram novamente envolvidos em "intensos confrontos armados" na quarta-feira, no segundo dia consecutivo.
República Centro Africana

Militares portugueses novamente atacados

114
Uma patrulha militar portuguesa na República Centro-Africana foi na terça-feira atacada por "elementos armados" com os quais trocou tiros na localidade de Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Colégio Militar

Colégio Militar. Contestação leva a 19 suspensões

192
A autodesgraduação em massa dos alunos do 12º levou a direção do colégio a aplicar o regulamento interno e a suspender a maioria dos jovens daquele ano. Exército não tem data para decisão do processo.
Polícia

Governo tem 10 dias para resolver problemas

117
Polícias e militares terminaram a vigília esta sexta-feira. Apesar do descongelamento de carreiras de 15 mil elementos da PSP, Governo tem até dia 10 para resolver os restantes problemas.
Polícia

Polícias e militares continuam vigília

286
A vigília começou cerca das 18h e junta cerca de cem polícias e militares, que querem respostas sobre o prometido descongelamento de carreiras. Estão em vigília por tempo indeterminado.
Coreia do Sul

Tropas americanas vão continuar na Coreia do Sul

Mesmo que haja um acordo de paz entre as duas Coreias, a saída das tropas norte-americanas da Coreia do Sul não está em cima da mesa. EUA têm cerca de 28,500 militares na Coreia do Sul.
Militares

Militares tentam travar regime de avaliação

321
Associação Nacional de Sargentos entregou esta sexta-feira ao Presidente da Assembleia da República uma petição em que se pede a "suspensão de eficácia" do regulamento que entrou em vigor este ano.
Incêndios

GIPS. 408 militares da GNR em curso para o verão

155
408 formandos vão juntar-se a mais 100 militares da GNR que já tinham estado no GIPS. Militares podem ser integrados em equipas de ataque ampliado ou trabalhar no combate indireto, limpando mato.
Terrorismo

AR discute uso de militares contra terrorismo 

O parlamento vai ouvir a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, sobre a disponibilidade dos militares colaborarem em ações internas contra o terrorismo.
Manifestações

Polícias e militares marcam vigília em Belém

334
Protesto contra o congelamento das carreiras profissionais começa dia 2 de maio junto ao Palácio de Belém. Presença na manifestação do dia 25 de Abril também foi confirmada.
Segurança

Polícias e militares juntam-se para manifestação

102
Polícias e militares vão juntar-se pela primeira vez na história para uma mega manifestação na primeira quinzena de maio. Assembleia da República e Belém deverão ser os locais escolhidos.
Presidente Marcelo

Militares portugueses na RCA estão bem

O Presidente da República foi informado, através de uma chamada telefónica, na manhã desta quarta-feira, de que "todos os militares portugueses se encontram bem".
Espanha

Bullying entre militares leva oficiais a tribunal

Ofensas terão durado cinco anos. Líder de equipa de militares da Marinha espanhola era perseguido e chegou a ser ameaçado de morte por elementos que comandava. Acabou em tribunal.
Segurança

Militares envolvidos no combate ao terrorismo

564
Secretária-geral do Sistema de Segurança Interna quer Forças Armadas no terreno, ao lado e sob comando das polícias. Vão dar apoio logístico e de patrulhamento, mas sem autorização para disparar.
Militares

Presidente deseja "rápidas melhoras" a soldado

O Presidente da República desejou hoje "rápidas melhoras" ao soldado português ferido hoje em Bangui, na República Centro-Africana, onde está um contingente integrado numa força das Nações Unidas.
Militares

Exército português com missão no Afeganistão

Uma força constituída por 146 militares do Exército português parte no próximo dia 7 de maio para o Afeganistão para integrar a missão da NATO.
Forças Armadas

Militares querem usar armas em território nacional

496
Os militares dos três ramos das Forças Armadas querem poder usar armas de fogo em missões em território nacional, à semelhança do que já fazem as forças policiais, avança o Correio da Manhã.
Nações Unidas

Militares portugueses atacados em África

2388
Troca de tiros durou quase quatro horas. Força portuguesa ao serviço da ONU foi atacada num bairro residencial de influência muçulmana e atacantes usaram mulheres e crianças como escudo humano.
Forças Armadas

40% dos militares contratados estão insatisfeitos

130
Quase 40% dos militares portugueses em regime contratual estão insatisfeitos, revelou o diretor-geral de Recursos de Defesa Nacional, que defende que "há um problema no modelo" de profissionalização
Mali

Mali. Viúva de militar espera pensão há 9 meses

229
O dirigente da Associação de Sargentos disse à Lusa que "a pensão de sangue, ao abrigo da lei, não foi recebida" pela viúva do militar português que foi morto no Mali há cerca de nove meses.
Obituário

Victor Ribeiro, o Comandante

2284
Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro.
Iraque

Iraque aumenta clima de tensão com a Turquia

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse ter ordenado aos militares que assumissem o controlo completo das fronteiras do país, num contexto de crescente tensão com a Turquia.
República Centro Africana

Marcelo visitou militares em missão na RCA

245
Marcelo Rebelo de Sousa visitou os militares portugueses que estão a comandar a missão de treino da União Europeia naquele país. O contingente português é composto por 159 militares.
Conflito Israelo-palestiniano

Ahed Tamimi "declarou-se culpada" por agressões

Ahed Tamimi, referência contra a ocupação dos territórios palestinianos por Israel, declarou-se culpada pela agressão a dois militares. O acordo de Tamimi com o MP terá de ser ratificado com tribunal.
Defesa

Manobras militares de Coreia do Sul e EUA em abril

Os países vão iniciar as suas manobras militares anuais a 1 de abril, depois de um adiamento no âmbito da aproximação à Coreia do Norte, anunciaram as duas partes.
Angola

Português recupera restos mortais de ex-militares

337
Carlos Rosa ajuda a recuperar os restos mortais de antigos militares portugueses. Confirma a localização das campas e trata de toda a documentação para o processo de trasladação. Já resolveu um caso.
Guiné-Bissau

Polícias com formação sobre direitos das mulheres

A formação de polícias e militares teve início a 20 de fevereiro e percorreu todas as regiões da Guiné-Bissau e vai permitir às mulheres das forças de defesa conhecer e defender os seus direitos.
Angola

Angola encomenda 3 aviões por quase 160 milhões

101
Angola vai comprar três aviões Airbus C-295 por quase 160 milhões de euros. Estes aviões são utilizados para transporte militar ou em missões de patrulhamento marítimo.
Exército

Militares preparados para fogos deixam Exército

1741
Entre duas a três centenas de militares abandonaram o Exército devido à não compensação de uma sobrecarga horária exigida pelos incêndios e à falta de equipamentos apropriados para os combater.
Defesa

Militares regressam da RCA com aplausos e elogios

1039
A força portuguesa ao serviço da ONU na República Centro Africana regressou a casa com aplausos e abraços de centenas de familiares e elogios das chefias à dignidade com que cumpriram a missão
Julgamentos

Comandos. Decisão de julgamento adiada para abril

A decisão de levar ou não os 19 arguidos no processo relativo à morte de dois instruendos nos Comandos foi adiada para 9 de abril. Antes tinha sido agendada para 6 de março.
Militares

Carreiras: militares admitem protestos

128
Ainda sem uma resposta por parte do Governo, os militares admitem organizar protestos caso não sejam contactados em breve. "Todas as situações são possíveis", admite Associação Nacional de Sargentos.
Estados Unidos da América

11 doentes com carta suspeita em base militar

Três dos doentes sentiram ardores na cara e nas mãos e um teve uma hemorragia nasal. A carta continha uma substância ainda desconhecida e estava escrita numa linguagem inflamada.
Conflito na Síria

Ghouta. 59 civis morreram nas últimas 24 horas 

Aumentou para 59 o número de mortes nas últimas 24 horas em Ghouta oriental, Síria. As ações militares, cada vez mais intensas, já provocaram, desde domingo, 416 mortos, entre os quais 96 menores.
A página está a demorar muito tempo.