Militares

Incêndios

Incêndios. 78 militares vão reforçar vigilância

26 patrulhas das Forças Armadas (16 do Exército e 10 da Marinha) vão reforçar as ações de vigilância terrestre e patrulhamento dissuasor em 14 distritos, a partir desta quarta-feira.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho alvo de queixa-crime de militares

1.173
Em causa estão declarações do ministro no Parlamento em que pôs em causa o futuro do Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Militares falam em "facto inverídico ofensivo da credibilidade".
Coreia do Norte

Coreia do Norte adverte EUA sobre manobras de Seul

Coreia do Norte advertiu os Estados Unidos de que os exercícios militares planeados por Washington com Seul, no próximo mês, "violariam" compromissos bilaterais e afetariam o diálogo pelo desarmamento
República Centro Africana

RCA. Militares tiveram "sucesso" em treinos

Cerca de 1.500 dos 3.5000 militares da República Centro Africana treinados pela Missão Europeia, liderada por Portugal, estão já envolvidos em várias operações.
Parlamento

Aprovada a lei de Infraestruturas Militares

A Lei que visa rentabilizar imóveis militares devolutos ou sem uso, por exemplo, através de arrendamento ou modernização, foi aprovada pelo pelo PS, PSD e CDS. BE foi o único partido a votar contra.
Militares

Marcelo visita militar ferido em África

O Presidente da República visitou o militar português ferido na República Centro-Africana (RCA)e que está internado no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, manifestando a sua "total solidariedade".
República Centro Africana

Militar português ferido na RCA volta a Portugal

Um militar português ficou ferido na República Centro-Africana na sequência de um acidente de viação. Ficou com ferimentos graves nas duas pernas e já está a regressar a Portugal.
Militares

Militar acusado de matar outro guardava munições

O militar dos Comandos acusado de matar outro com uma G-3, no Quartel da Carregueira, guardava em casa munições reais do mesmo lote da munição usada para matar o colega.
Militares

Guerra de África: Já chegou o aerograma! /premium

1.331
Postos em fila davam a volta à Terra. Chamaram-lhes “bate-estradas” e “corta-capim”. Escreveram-se centenas de milhões. Os aerogramas foram a face mais conhecida do Serviço Postal Militar.
Segurança

Polícias vão poder mandar em militares

406
Acontecerá apenas em casos excecionais, se for declarado o estado de sítio ou de emergência, como terrorismo. Acordo histórico é o resultado de negociações de mais de um ano.
Militares

Militares portugueses vão para região de perigo

186
A força de reação rápida portuguesa está projetada para a missão a noroeste da capital da República Centro-Africana, na região de Bocaranga, onde mais de 50 pessoas foram mortas por um grupo armado.
Arrendamento

Militares podem pagar 200 euros por T0 a T6

800
Há militares e familiares que ganham mais de dois mil euros a usufruir de habitação social das Forças Armadas. Ministério da Defesa apresentou proposta de alteração do regime.
Militares

140 militares fazem análises urgentes

Os militares que fazem parte do curso do jovem que foi internado na terça-feira, estão a ser sujeitos a colheitas de sangue. As análises fazem parte processo de averiguação das causas do internamento.
Reino Unido

Reino Unido reforça segurança das tropas no Iraque

Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irão e, desde então, a tensão no Golfo Pérsico tem aumentado. O Reino Unido entende que a tensão representa uma ameaça para as tropas inglesas.
Militares

Mercenários portugueses no mundo: quanto ganham

971
Os contratos costumam ser de quatro a nove semanas. Quem os contrata? Empresas e governos de países africanos e do Médio Oriente. Salário de pilotos pode superar 15 mil euros, revela o Expresso.
Incêndios

Incêndios. Militares no terreno devido ao calor

A temperatura vai subir acentuadamente nos próximos dias e, para prevenir fogos, nove patrulhas das Forças Armadas vão reforçar a vigilância em oito distritos do continente.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
Militares

Ministro "empurra" tempo de serviço para Marcelo

O diploma que estabelece a contagem do tempo de serviço dos militares prevê a recuperação de 70% do mesmo. "Neste momento a palavra está com o Presidente da República", disse Gomes Cravinho.
GNR

Militares da GNR e bombeiro acusados por agressões

Seis militares da GNR e um bombeiro que terão agredido um homem em Cascais acusados pelo MP de ofensa à integridade física qualificada sabem esta quinta-feira se vão a julgamento.
Militares

EUA aumenta despesas militares, após 7 anos

Os Estados Unidos da América aumentaram o orçamento dos militares. Seguem a tendência mundial, que levou ao aumento de despesas militares em 1,1% desde 2017.
GNR

Militares da GNR apanhados com álcool em serviço

Dois militares da GNR a desempenhar funções no posto territorial de Paio Pires, no concelho do Seixal, foram apanhados com taxa crime de álcool em serviço, disse a corporação.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Militares

Militares apelam a PR para repor tempo de serviço 

Seis associações militares manifestaram "repúdio" pela forma como como foi conduzido o processo de descongelamento das carreiras. Petição online pretende chegar à Assembleia da República.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Ministério da Defesa

Mais seis mil militares nos próximos cinco anos

792
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou esperar que o número de efetivos nas Forças Armadas aumente dos atuais 26 mil para 32 mil nos próximos cinco anos.
Militares

Estudo. Militares insatisfeitos e insuficientes

134
Governo quer tornar serviço militar mais atrativo e rever formação e condições. No estudo do Ministério da Defesa, foram ouvidos 5.136 elementos do Exército, 1366 da Força Aérea e 819 da Marinha.
Rio de Janeiro

Militares presos por disparar contra família

A Justiça Militar brasileira determinou prisão preventiva a nove dos dez militares suspeitos de terem disparado 80 tiros sobre um carro onde seguia uma família.
Justiça

Comandos. Procuradora constituída arguida

1.019
O Ministério Público arquivou o inquérito decorrente da queixa do tenente-coronel Mário Maia, mas o militar pediu a abertura da instrução. Acusa a procuradora de prevaricação e detenção ilegal.
Militares

Morreu o militar encontrado ferido no Alfeite

386
O estado de saúde do militar era muito grave. A irreversibilidade das lesões na cabeça levaram os médicos a desligar a máquina de suporte de vida a que se encontrava ligado.
Militares

Estado tem "obrigação" de apoiar ex-combatentes

2.680
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho defendeu que "o Estado tem obrigação" de dar apoio aos ex-combatentes e às suas famílias, ao longo da vida.
Moçambique

Vídeo. Forças portuguesas apoiam aldeias isoladas

8.785
A Força de Reação Imediata está a distribuir alimentos e apoio médico em aldeias isoladas na região de Buzi e Macurongo. O Exército prepara-se também para dar vacinação à comunidade portuguesa.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Moçambique

Moçambique. Relatório assinala mortes arbitrárias

Segundo o relatório, durante o ano passado registou-se no país um aumento da violência extremista associada ao islamismo, que foi reprimida "por vezes" de forma musculada pelas forças de segurança.
República Centro Africana

RCA. Marcelo orgulhoso do desempenho dos militares

Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com o ministro da Defesa, recebeu os militares portugueses que estiveram em missão na RCA. Os dois manifestaram-se orgulhosos e elogiaram a coragem do exército.
Estados Unidos da América

EUA querem países a pagar mais por bases militares

A Coreia do Sul e os EUA assinaram esta sexta-feira um acordo que determina um aumento do preço que os coreanos pagam pela presença dos 28.500 soldados norte-americanos no país.
Brasil

Pensões. Bolsonaro "quer sacrifício" dos militares

A 20 de fevereiro, o governo brasileiro apresentou uma proposta ampla de mudanças no sistema de pagamento de pensões, mas não incluiu as regras que serão aplicadas no caso dos militares.
Exército

Venezuela. Desertores preparam "incursão violenta"

Dirigente chavista acusa militares que desertaram de estarem a preparar uma invasão à Venezuela. Freddy Bernal acusa Colômbia de instrumentalizar as Nações Unidas.
Guiné-Bissau

Bissau. Missão da ONU prolongada por mais 1 ano

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar a missão por um período de 12 meses até fevereiro de 2020 e reconfigurar a missão, com vista ao seu encerramento no final do próximo ano.
Venezuela

Total de deserções na Venezuela sobe para 411

275
O balanço desta quarta-feira dá conta de mais 85 deserções nas forças armadas e polícia venezuelanas, relativamente ao balanço anterior. As últimas deserções foram feitas nas últimas 24 horas,
Venezuela

Mais de 300 militares venezuelanos desertaram

O novo balanço dos serviços de migração colombianos dá conta de que 326 elementos das forças armadas e de segurança da Venezuela desertaram e pediram refúgio na Colômbia desde sábado.
Marinha

Militar sancionado por "importunação sexual"

158
Em causa está um dos candidatos ao concurso de praças que diz ter sido abordado por um militar que, alegadamente, dizia ser médico e que referiu haver a necessidade de o examinar.
Ministério da Defesa

Ministro contra serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho não está convencido de que essa seja a solução para questões relacionadas com os efetivos das Forças Armadas.
Nações Unidas

ONU. Militares portugueses na RCA recebem medalha

No discurso dirigido à força portuguesa, o tenente-general que presidiu a cerimónia agradeceu o "excelente desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares portugueses" nas operações realizadas.
Venezuela

Exército venezuelano jura lealdade a Maduro

229
O exército venezuelano garantiu que continuará "instalado e alerta ao longo das fronteiras" e reafirmou "obediência, submissão e firme lealdade" a Nicolás Maduro, após as ameaças de Donald Trump.
Irão

Irão. Ataque suicida matou pelo menos 20 militares

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano garantiu que Irão vingará o atentado contra a Guarda Revolucionária que fez pelo menos 27 mortos e 20 feridos.
Venezuela

Brasil mantém militares na fronteira da Venezuela

O governo brasileiro justifica a presença de militares com a instabilidade na segurança pública de Roraima, que tem sido porta de entrada no país a milhares de venezuelanos que fogem da crise.
Militares

Militares russos acusados de tortura na RCA

Segundo a investigação da Organização das Nações Unidas, os militares russos levaram um homem para a sua base em Bambari, onde o terão torturado durante cinco dias.
Cabo Verde

Fragata Álvares Cabral deixa Cabo Verde

402
A fragata portuguesa Álvares Cabral chegou a Cabo Verde a 29 de janeiro com uma missão em vista, no âmbito da cooperação técnico-militar e de ações de diplomacia, em particular com os países da CPLP.
Venezuela

Guaidó ordena militares para deixarem entrar ajuda

125
O autoproclamado Presidente interino de Venezuela tem insistido que os militares devem permitir a entrada de ajuda humanitária no país. Os militares terão de decidir entre ajudar ou continuar leais.
Venezuela

Venezuela. Maduro acusa militares de conspiração

O Presidente da Venezuela acusa os militares de se tornarem "mercenários" e que o grupo "conspira a partir da Colômbia para dividir as forças armadas".
Venezuela

Maduro diz que vai criar 50 mil milícias

2.495
O Presidente da Venezuela insistiu na necessidade de atingir os dois milhões de milicianos até 13 de abril. E invocou o rabisco num caderno com que John Bolton apareceu: 5000 tropas para a Colômbia.
Venezuela

Guaidó insta militares a passar para lado do povo

Juan Guaidó disse ser "hora de Cuba sair das Forças Armadas" venezuelanas. O autoproclamado Presidente interino convocou uma mobilização para a próxima semana, cujos detalhes anunciará no domingo.
Singapura

Singapura reduz intensidade do treino militar

O jovem morreu ao tentar reparar uma metralhadora de um pequeno tanque, durante um exercício na Nova Zelândia. O serviço militar é obrigatório no país asiático.
Paz

Guineenses pedem preservação da paz aos militares

Os guineenses iniciaram a revolta armada contra a presença colonial portuguesa na Guiné-Bissau há 56 anos, tendo o país proclamado a sua independência a 24 de setembro de 1973.
Forças Armadas

Militares portugueses em novos confrontos na RCA

138
Paraquedistas na República Centro-Africana estiveram, entre quinta-feira e sábado, envolvidos em confrontos em Bambari, a 400 quilómetros da capital, anunciou Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Defesa

Novo aeroporto afeta até 800 militares e famílias

781
Entre 600 a 800 militares e famílias terão de ser transferidos, devido à construção do aeroporto complementar no Montijo. A deslocalização de esquadras implicará movimentar 10% do efetivo da FAP.
Política

Renamo: novo líder deve unir políticos e militares

Raúl Domingos demonstra a sua opinião sobre o novo líder da Renamo. Relembra, também, que o partido não voltará a ter um líder como Afonso Dhlakama, que permaneceu no cargo por cerca de 40 anos.
República Centro Africana

Vídeo. Paraquedistas alvo de "ataque violento"

5.478
Militares portugueses em missão da ONU estiveram envolvidos em combates com "armamento pesado" durante cinco horas, mas não houve feridos. Força está em Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Golpe de Estado

Militares falham golpe de Estado no Gabão

124
Militares do Gabão anunciaram que está em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental. Moradores da capital dizem que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.
Forças Armadas

Mais 35 militares na República Centro Africana

127
Um novo contingente português com 35 militares dos três ramos das Forças Armadas chegou na última semana à República Centro Africana para integrar a Missão de Treino da União Europeia neste país.
Forças Armadas

Dívidas ameaçam Hospital Militar

2.339
O Sistema de Saúde Militar tem dívidas acumuladas que, só no caso do Hospital das Forças Armadas, soma mais de 17 milhões de euros de pagamentos em falta. Estudo propõe novo modelo de financiamento.
Assalto em Tancos

Tancos. Detidos 8 suspeitos do roubo de armas

495
Uma megaoperação da PJ no centro do país, com várias buscas, já resultou na detenção de oito suspeitos de furto do material de Tancos, em 2017. Um militar está a ser ouvido pela PJ como testemunha.
Afeganistão

Militares têm "histórias positivas" do Afeganistão

288
O comandante da 1ª força nacional destacada para a missão Afeganistão disse que houve situações difíceis de gerir, mas também "histórias positivas" e que os militares responderam de forma eficaz.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)