435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Militares

António Costa

Costa vai visitar tropas portuguesas em Bucareste

O primeiro-ministro vai encontrar-se com os militares portugueses em missão da NATO na Roménia. Segue depois até à Polónia, onde está prevista uma visita a um campo de refugiados.
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que militares em Azovstal se renderam

O ministro da defesa russo afirmou esta terça-feira que os 265 militares que estavam retidos por forças separatistas pró-russas no complexo Azovstal se renderam.
Gabinete de Guerra

O que irá acontecer com o batalhão de Azovstal?

O coronel Carlos Mendes Dias destaca que "não se sabe qual será a moeda de troca" russa. O historiador Bruno Cardoso Reis admite que desenvolvimentos em Azovstal possam tornar-se propaganda para Putin
NATO

NATO começa exercícios militares nos bálticos

Abrindo uma série de manobras na região do Báltico com cerca de 15.000 soldados, sendo os maiores movimentos militares dos últimos anos, a NATO realizou um exercício militar na Estónia.
Defesa

A gente conhece-os por militares...

Defendo um modelo de SMO diferente daquele que terminou há 18 anos, um SMO orientado para o bem comum, que ofereça reais benefícios para o cidadão enquanto indivíduo e para a sociedade como um todo.
Observador na Ucrânia

"Quem circula em Odessa tem de saber a password"

Qualquer carro em movimento "recebe ordem de paragem". Quem tenha indícios pró-Rússia é encaminhado para a esquadra. Odessa após recolher obrigatório pelo relato do enviado especial Pedro Jorge Castro
Gabinete de Guerra

O sucesso militar ucraniano em Kharkiv

O major-general Arnaut Moreira e o historiador Bruno Cardoso Reis salientam a estratégia. Operação na cidade "tem empurrado russos em direção à fronteira e levado à mobilização de tropas já na Rússia"
Forças Armadas

Os militares

Nenhum país se respeita ou ganha respeito se não respeitar os seus militares, nenhuma pátria digna desse nome os pode menorizar assim. Há que ter alguma atenção a isto.
Noticiário

10h. Odessa atingida por 4 mísseis esta manhã

O mísseis Onyx terão sido disparados da Crimeia. Ministra da Defesa, Helena Carreiras, defende no parlamento que orçamento de estado responde à guerra na Ucrânia
Ministério Público

MP acusa 10 militares de crimes durante uma praxe

"Arguidos forçaram a ingestão de bebidas alcoólicas, vendaram e agrediram fisicamente os ofendidos, taparam-lhes o rosto com uma fronha, algemaram-nos e lançaram-lhes jatos de água", diz o MP.
Noticiário

13h. Azovstal atacada por tropas russas

A fábrica metalúrgica ucraniana Azovstal, onde há um foco de resistência à invasão russa, foi atacada pelas forças militares do Kremlin durante esta manhã.
Forças Armadas

FA lamentam que "palavras não passem aos atos"

Coronel António Mota reage a discurso de Marcelo no 25 de Abril, dizendo que os oficiais estão "fartos de palavras há muito tempo" e dando como o exemplo do Orçamento do Estado para 2022.
Guerra na Ucrânia

"Phoenix Ghost": a nova arma que chegará à Ucrânia

Recentemente desenvolvidos por uma empresa americana, chamam-se "Phoenix Ghost" e servem sobretudo para missões de ataque a alvos concretos. As suas características apropriam-se ao terreno do Donbass.
Gabinete de Guerra

"Objetivo é limitar bases de apoio ucranianas"

Tanto o historiador e especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis, como o general Carlos Mendes Dias, consideram que ataque a Lviv surge para "aumentar pressão sobre tropas de Zelensky"
Noticiário

17h. Zelensky diz que militares não se vão render

Numa entrevista à CNN, divulgada hoje, Volodymyr Zelensky assegurou que as forças ucranianas continuam a lutar na região do Donbass. Presidente ucraniano não vai desistir dos territórios da Ucrânia.
Noticiário

6h. 222 militares prestes a partir para a Roménia

Despedida no aeroporto de Figo Maduro conta com a presença do Presidente da República. E Zelensky elogia o povo ucraniano por ter sobrevivido a 50 dias de guerra.
NATO

Militares portugueses partem para missão da NATO

Esta força vai participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica e incremento da capacidade de dissuasão e defesa.
Militares

Militares portugueses partem para a Roménia

Uma força que integra 221 militares parte, esta sexta-feira, para a Roménia para participar numa missão da NATO, conforme estipulado no plano das Forças Nacionais Destacadas para 2022.
Guerra na Ucrânia

Mais de mil militares ucranianos ter-se-ão rendido

O Ministério russo avançou que 1.026 militares ucranianos da 36.ª brigada de infantaria da Marinha depuseram voluntariamente as armas, 150 ficaram feridos e foram tratados no hospital de Mariupol.
Angola

FLEC reivindica morte de 16 pessoas em Cabinda

A morte de 12 militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e quatro civis ocorreu durante "violentos combates" nas aldeias de Kisungo e Tando Masele.
Gabinete de Guerra

Como será a próxima grande investida Russa?

Para o major-general Bacelar Begonha, a nomeação do novo comandante "pode desencadear nova escalada". Já Bruno Cardoso Reis assinala que este é "um sinal de que as coisas não estão a correr bem".
Gabinete de Guerra

"Rússia percebeu que não ia conseguir vencer"

Bruno Cardoso Reis explica que podem ser esperados mais "ataques retaliatórios" contra civis por parte da Rússia, depois de um mês de guerra sem grandes resultados.
Forças Armadas

Serviço Militar: o debate que nunca aconteceu

Hoje assiste-se, perante a exiguidade dos efectivos, a uma manifesta fragilidade nos processos de recrutamento que se vem traduzindo na deficiente motivação e qualidade dos incorporados nas fileiras.
Gabinete de Guerra

Putin pode estar a desistir de toda a Ucrânia?

Vários sinais de "desmoralização da força" russas. Objetivo poderá passar por conquistar o litoral do Mar de Azov e Donbass. Análise do historiador Bruno Cardoso Reis e do professor António José Telo.
Gabinete de Guerra

Bucha? "Ainda não vimos os horrores de Mariupol"

Major-general Arnaut Moreira lembra que realidade de Mariupol "não deve ser diferente de Bucha". O historiador Bruno Cardoso Reis diz que expulsão de funcionários russos "dificultará espionagem".
Ministério Público

Coronel acusado de falsificação de documentos

Ex-comandante do Regimento de Comandos foi acaso de um crime em coautoria de falsificação de documento no âmbito do chamado processo dos Comandos, em que morreram dois instruendos.
Gabinete de Guerra

Rússia "foge do ar de derrota e inépcia militar"

O major-general Arnaut Moreira considera que a "Rússia continuará o ataque". Diz que recuo surge como "narrativa" para disfarçar o insucesso militar através de um aparente "gesto de boa vontade".
Forças Armadas

Crimes com militares levantam suspeita, diz AOFA

A Associação de Oficiais das Forças Armadas refere que se sucedem "os casos com militares das Forças Armadas, casos do foro criminal, em que fica a suspeita sobre alguns critérios de recrutamento".
Moçambique

Moçambique. "Abatidos cerca de oito terroristas"

A ação da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral abateu os insurgentes numa ofensiva contra o ataque na ilha de Matemo, a norte do país.
Guerra na Ucrânia

Comandante russo terá sido morto pelas suas tropas

O comandante russo Yuri Medvechek terá sido atropelado por um tanque pelas suas próprias tropas na Ucrânia, como consequências das "múltiplas perdas" que a brigada estava a sofrer.
Militares

Portugal envia militares para a Roménia em abril

"Perante a atual agressão da Rússia à Ucrânia, a NATO entendeu reforçar a sua presença na frente Leste e criar novos grupos de combate", afirmou o primeiro-ministro.
Rádio Observador

Noite. Como responder à violência? Ligue 910024185

Morreu ontem um agente da PSP depois de ser agredido à porta de uma discoteca. Como responder a estes casos de violência? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Noticiário

9h. Rússia ataca cidades no Oeste da Ucrânia

Os militares russos bombardearam pela primeira vez cidades no Oeste da Ucrânia; pedido de integração da Ucrânia na UE é apenas simbólico, explica especialista
Noticiário

23h. Russos mataram mais civis do que militares

Isso mesmo afirma o ministro da Defesa ucraniano. Oleksiy Reznikov diz que o exército russo fez mais vítimas entre a população civil do que entre os militares ucranianos.
Atualidade

Quem são os estrangeiros que combatem na Ucrânia?

Mais de 16 mil voluntários aceitaram o repto do presidente Volodymyr Zelenskyy para apoiar as Forças Armadas da Ucrânia. Nem todos os que chegam à estação de Lviv têm experiência militar.
Marinha

PR assistiu a exercícios militares na Base Naval

O Presidente visitou a Base Naval do Alfeite a convite de Gouveia e Melo. Marcelo ouviu o hino nacional tocado pela banda da Armada, assistiu a um desfile de pelotões navais e a exercícios militares.
Rádio Observador

A utilidade das Forças Armadas. Ligue 910024185

Perante um conflito na Europa importa pensar na utilidade das Forças Armadas em Portugal. Qual a estratégia portuguesa? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Noticiário

19h. Zelensky deixa mensagem ao exército russo

Zelensky pede às tropas da Rússia para não confiarem nos superiores militares. Ainda neste jornal, as diferentes visões de Rússia e Ucrânia após a primeira ronda de negociações entre os dois países.
Noticiário

14h. 15 portugueses na Ucrânia pedem ajuda 

Ministério dos Negócios Estrangeiros garante manter contacto com todos cidadãos na Ucrânia. Militares portugueses estão a treinar na Serra da Estrela, para se prepararem para o frio ucraniano.
Justiça

Operação Miríade já tem mais de 60 arguidos

Já há mais de 60 pessoas constituídas arguidas na sequência da investigação a alegada rede de tráfico que operaria entre África e a Europa, e que envolveria militares e antigos militares portugueses.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.