789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estímulos Monetários

Carlos Costa

Política económica. Mensagem para um amigo 

Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, escreve uma carta a quem formula a política económica para alertar sobre os impactos dos juros e da inflação. E deixa avisos sobre o PRR.
Política Económica

"Portugal será beneficiado com globalização 4.0"

Luís Cabral, professor de Economia em Nova Iorque, diz que a morte da globalização foi exagerada. Até acredita que se caminha para a globalização 4.0 e, aí, Portugal será um dos grandes beneficiados.
Política Económica

Powell admite dor no caminho para cortar inflação

Tal como se previa, Jerome Powell no seu discurso em Jackson Hole reforçou a pretensão de manter a política monetária agressiva no caminho para fazer baixar a inflação.
FED

Powell mostra a sua garra em Jackson Hole

Devia ser, segundo alguns analistas, o momento do mea culpa da Fed. O sentido da Reserva Federal norte-americana vai ter novo foco na reunião de Jackson Hole, a rentrée dos bancos centrais.
BCE

BCE prepara novo instrumento face a alta de juros

O BCE, numa reunião extraordinária, decidiu que vai flexibilizar os reinvestimentos do dinheiro que resultarem dos reembolsos do programa de compra de ativos. E está a preparar novos instrumentos.
Dívida Pública

Não baixar dívida pública "é imperdoável"

Mário Centeno, que ontem revelou que o défice terá ficado abaixo dos 3% em 2021, diz ao Negócios que Portugal tem de pensar em descer a dívida pública.
BCE

Países Baixos veem BCE a subir taxas este ano

Klaas Knot, governador do Banco Central dos Países Baixos, é a primeira voz do conselho do BCE a dizer que as taxas de juro de referência devem subir no quarto trimestre.
BCE

BCE com portas basculantes para subida das taxas

Christine Lagarde, presidente do BCE, remeteu para março uma visão mais clara sobre as perspetivas que podem levar à mudança de rumo nas taxas de juro. As portas abriram-se, mas vão oscilando.
Taxas de Juro

BCE mantém taxas de juro

O Banco Central Europeu manteve as taxas de juro inalteradas. A retirada de estímulos é para continuar. Guião de dezembro continua a ser seguido.
FED

EUA. Juros sobem 3 vezes em 2022 pela mão da Fed

Os juros nos Estados Unidos podem subir por três vezes em 2022, mais do que se antecipava antes da reunião da Fed desta semana. A Reserva Federal vai acelerar a retirada de estímulos à economia.
Inflação

O imposto dos pobres vem aí?

Caso se convençam que há mesmo inflação deverá haver resistência em adequar a política monetária, pelas dificuldades que uma subida das taxas directoras infligiria a Espanha ou Itália. Ou Portugal.
Venezuela

Venezuela. Bolívar com menos 6 zeros e digital

A Venezuela vai eliminar seis zeros da moeda local a partir do próximo mês de outubro, altura em que irá entrar em vigor o novo bolívar digital. Inflação foi de quase 3.000% no país.
Estímulos Monetários

Quando o João Ratão cai dentro do caldeirão

A permanência da taxa de juro de depósito negativa está a distorcer por completo a curva de rendimentos europeia, tanto nos mercados de dívida core como na periferia.
BCE

Depois de agradar a falcões, Draghi acalma pombas

Presidente do BCE abriu os trabalhos em Sintra com garantias de que as compras líquidas só terminam com novos dados positivos, que há vários estímulos que se mantêm e que o BCE estará pronto a agir.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
Economia

Atirar dinheiro de um helicóptero será a solução?

Draghi e o BCE lançam cada vez mais estímulos – a dose é reforçada esta quinta – mas a inflação e o crescimento baixos continuam a ensombrar a Europa. Tanto, que se começa a pensar "fora da caixa".
BCE

BCE "não hesitará" em lançar mais estímulos

Instabilidade nos mercados financeiros e quebra dos preços do petróleo. Se algum destes dois fatores levar ao resvalar das expectativas de inflação, Mario Draghi diz que haverá mais estímulos.
BCE

3 razões por que a "bazuca" não vai funcionar

Alberto Gallo, um dos economistas mais conhecidos da "City" londrina, explica porque é que os estímulos monetários do BCE não irão funcionar e dá três soluções para a crise da zona euro.
BCE

Draghi tentou "encurralar" o BCE. Não conseguiu

Presidente do BCE subiu as expectativas antes da reunião de quinta-feira, propositadamente, mas enfrentou dura oposição a mais estímulos. Constâncio diz que os mercados se precipitaram.
BCE

"Bazuca" reforçada. Mais estímulos, por mais tempo - como aconteceu

BCE volta a cortar a taxa de juro dos depósitos, para tentar estimular a inflação na zona euro. E prolonga a expansão monetária "pelo menos até março de 2017". Siga em direto as decisões de Draghi.
Mario Draghi

Riscos para a economia "são claramente visíveis"

Mario Draghi admite, se for necessário, continuar com os estímulos além de setembro de 2016, a data indicativa para o final das compras de dívida no mercado.
BCE

BCE garante. Os estímulos estão a surtir efeito

As medidas extraordinárias de injeção de liquidez que o BCE está a promover há ano e meio estão a chegar à economia real, garante o BCE. O crédito a empresas e famílias está a aumentar.
BCE

Bazuca reforçada. BCE vai comprar mais dívida

Banco central vai poder comprar mais dívida pública nos leilões do que o limite que tinha imposto a si próprio. Projeções de crescimento para os próximos anos foram revistas em baixa.
BCE

Draghi otimista: "Riscos na economia diminuíram"

Um Mario Draghi mais otimista disse esta quinta-feira que os "riscos negativos para a economia diminuíram". Sobre a Grécia: "BCE é uma instituição baseada em regras, não é instituição política".
BCE

Pires Lima: Estímulos? "Reformas têm de continuar"

Plano de expansão monetária do BCE, a confirmar-se, será "decisão muito positiva" para evitar a "armadilha da deflação", diz António Pires de Lima, o ministro da Economia português que está em Davos.
BCE

BCE quer comprar 50 mil milhões por mês até 2016

Proposta da comissão executiva prevê a compra de de 50 mil milhões de euros de dívida por mês, a partir de março, até ao final de 2016.
BCE

Quem está contra o BCE, está porquê?

BCE estará prestes a anunciar um plano inédito de injeção de liquidez através da compra de dívida pública. A confirmar-se, haverá muita gente a ouvir o anúncio de Draghi com preocupação. Eis porquê.
Dívida Pública

Portugal pode ficar de fora das compras do BCE

O BCE tem em cima da mesa um plano de compra de dívida pública de até 500 mil milhões de euros. Uma das hipóteses é que as compras se limitem a dívida com "rating" máximo, que Portugal não tem.
Zona Euro

BCE cria equipa para estudar "novas medidas"

Mario Draghi deu nesta quinta-feira várias pistas de que o Banco Central Europeu está cada vez mais perto de avançar com mais estímulos monetários "se for necessário".
Estímulos Monetários

BCE pode comprar até 34 mil milhões à banca

A banca nacional tem mais de 34 mil milhões de euros em dívida hipotecária, um tipo de instrumentos que o BCE já começou a comprar numa tentativa de estimular a concessão de crédito na zona euro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora