Estímulos Monetários

Estímulos Monetários

Quando o João Ratão cai dentro do caldeirão

A permanência da taxa de juro de depósito negativa está a distorcer por completo a curva de rendimentos europeia, tanto nos mercados de dívida core como na periferia.
BCE

Depois de agradar a falcões, Draghi acalma pombas

Presidente do BCE abriu os trabalhos em Sintra com garantias de que as compras líquidas só terminam com novos dados positivos, que há vários estímulos que se mantêm e que o BCE estará pronto a agir.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
Economia

Atirar dinheiro de um helicóptero será a solução?

480
Draghi e o BCE lançam cada vez mais estímulos – a dose é reforçada esta quinta – mas a inflação e o crescimento baixos continuam a ensombrar a Europa. Tanto, que se começa a pensar "fora da caixa".
BCE

BCE "não hesitará" em lançar mais estímulos

Instabilidade nos mercados financeiros e quebra dos preços do petróleo. Se algum destes dois fatores levar ao resvalar das expectativas de inflação, Mario Draghi diz que haverá mais estímulos.
BCE

3 razões por que a "bazuca" não vai funcionar

Alberto Gallo, um dos economistas mais conhecidos da "City" londrina, explica porque é que os estímulos monetários do BCE não irão funcionar e dá três soluções para a crise da zona euro.
BCE

Draghi tentou "encurralar" o BCE. Não conseguiu

Presidente do BCE subiu as expectativas antes da reunião de quinta-feira, propositadamente, mas enfrentou dura oposição a mais estímulos. Constâncio diz que os mercados se precipitaram.
BCE

"Bazuca" reforçada. Mais estímulos, por mais tempo - como aconteceu

120
BCE volta a cortar a taxa de juro dos depósitos, para tentar estimular a inflação na zona euro. E prolonga a expansão monetária "pelo menos até março de 2017". Siga em direto as decisões de Draghi.
Mario Draghi

Riscos para a economia "são claramente visíveis"

Mario Draghi admite, se for necessário, continuar com os estímulos além de setembro de 2016, a data indicativa para o final das compras de dívida no mercado.
BCE

BCE garante. Os estímulos estão a surtir efeito

As medidas extraordinárias de injeção de liquidez que o BCE está a promover há ano e meio estão a chegar à economia real, garante o BCE. O crédito a empresas e famílias está a aumentar.
BCE

Bazuca reforçada. BCE vai comprar mais dívida

Banco central vai poder comprar mais dívida pública nos leilões do que o limite que tinha imposto a si próprio. Projeções de crescimento para os próximos anos foram revistas em baixa.
BCE

Draghi otimista: "Riscos na economia diminuíram"

Um Mario Draghi mais otimista disse esta quinta-feira que os "riscos negativos para a economia diminuíram". Sobre a Grécia: "BCE é uma instituição baseada em regras, não é instituição política".
BCE

Pires Lima: Estímulos? "Reformas têm de continuar"

Plano de expansão monetária do BCE, a confirmar-se, será "decisão muito positiva" para evitar a "armadilha da deflação", diz António Pires de Lima, o ministro da Economia português que está em Davos.
BCE

BCE quer comprar 50 mil milhões por mês até 2016

Proposta da comissão executiva prevê a compra de de 50 mil milhões de euros de dívida por mês, a partir de março, até ao final de 2016.
BCE

Quem está contra o BCE, está porquê?

BCE estará prestes a anunciar um plano inédito de injeção de liquidez através da compra de dívida pública. A confirmar-se, haverá muita gente a ouvir o anúncio de Draghi com preocupação. Eis porquê.
Dívida Pública

Portugal pode ficar de fora das compras do BCE

112
O BCE tem em cima da mesa um plano de compra de dívida pública de até 500 mil milhões de euros. Uma das hipóteses é que as compras se limitem a dívida com "rating" máximo, que Portugal não tem.
Zona Euro

BCE cria equipa para estudar "novas medidas"

Mario Draghi deu nesta quinta-feira várias pistas de que o Banco Central Europeu está cada vez mais perto de avançar com mais estímulos monetários "se for necessário".
Estímulos Monetários

BCE pode comprar até 34 mil milhões à banca

A banca nacional tem mais de 34 mil milhões de euros em dívida hipotecária, um tipo de instrumentos que o BCE já começou a comprar numa tentativa de estimular a concessão de crédito na zona euro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)