911kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pordata

Noticiário

9h. Ataque informático. SNS tem "falhas diárias"

Depois do ataque à AMA, Observador apurou que havia ainda alguns constrangimentos. Na saúde, as falhas "são diárias", denuncia a FNAM. Pobreza. DECO teme que os números sejam cada vez piores.
Noticiário

7h. Taxa de risco de pobreza passar para 17%

Este é o maior aumento da taxa de intensidade de pobreza da última década, e que é descrita pelos autores do estudo como um dos desafios mais urgentes que o país enfrenta.
Noticiário

3h. Governo ainda disponível para conversas com PS

Em entrevista à SIC, o ministro das Finanças diz que a margem é curta, mas diz estar disponível para ouvir os socialistas. Ainda, estudo indica que a taxa de risco de pobreza aumentou em Portugal.
Noticiário

3h. Portugal está mais idoso, diz Pordata 

Estudo da Pordata diz que Portugal está mais idoso e com famílias com menos filhos. Ainda, Sebastião Bugalho diz que nenhum partido quer eleições antecipadas.
Terceira Idade

UE: Portugal e Itália são os mais envelhecidos

A população idosa em Portugal tem crescido mais de dois por cento ao ano, desde 2019, sendo que há apenas 2,6 pessoas ativas por cada idoso.
União Europeia

Portugal é o país com mais famílias só com 1 filho

Na União Europeia, as famílias numerosas (com pelo menos três filhos) representam 13% das famílias com filhos, "o dobro da proporção de Portugal (6%)".
Noticiário

8h. Número de estrangeiros em Portugal duplica

São dados divulgados pela Pordata no Dia Internacional das Migrações. Um em cada três vive em risco de pobreza. Ainda neste jornal, Ordem vai contactar médicos que não escolheram especialidade.
Pordata

Portugal perdeu 1 milhão de crianças e jovens

Até ao início da década de 1980, as crianças e jovens perfaziam pelo menos um quarto da população e, em 2022, representavam 12,8%, segundo dados da Pordata.
População

População centenária aumentou 77% na última década

Pordata revelou dados sobre a população, festejando o Dia Mundial da População. O peso da população idosa duplicou nos últimos 36 anos. A população sénior ultrapassou a de crianças e de jovens.
Pordata

Salários sobem 118 euros entre 2011 e 2021

"Em 2021, os trabalhadores por conta de outrem em empresas ganhavam, em média, 1.294 euros", ilíquidos, o que, face a 2011, "é um aumento de 210 euros que, descontado a inflação, é apenas 118 euros".
Pordata

Mulheres nas administrações ganham menos 

Mulheres em cargos de administração das empresas cotadas em bolsa ganham, em média, menos 220 euros do que homens. Pordata divulga este domingo "Perfil da Mulher Trabalhadora".
Agricultura

Agricultura perde 30 mil trabalhadores por ano

Entre 1989 e 2019, a agricultura perdeu meio milhão de trabalhadores, a quebra mais acentuada. O salário médio neste setor de atividade foi de 823 euros em 2020, uma das mais mal pagas do país.
Iniciativas Observador

Exportações: queda abrupta, recuperação rápida

Projeto "Pandemia em Números". O comércio internacional andou ao sabor da economia e das restrições logísticas. Mas a retoma foi rápida e em Portugal já se batem recordes
População

Pordata estima mais de 10 mil centenários em 2050

Em 2019, havia 5,5 vez mais pessoas com 100 anos ou mais do que em 1991 e o número de pessoas acima de 85 anos também duplicou neste período. Os concelhos portugueses estão, em geral, envelhecidos.
Atualidade

Um Café e as Contas. Os números do desemprego

As medidas de mitigação ajudaram a amortecer o aumento do desemprego. A evolução depende da continuação dessas medidas. O economista Miguel Coelho ajuda-nos a fazer as contas.
Atualidade

Um Café e as Contas. Números da crise no turismo

Portugal estava na marca dos 70 milhões de dormidas por ano, 40 milhões provenientes do exterior. Perdeu-se quase tudo com a pandemia. Vera Gouveia Barros guia-nos pelos números da crise no turismo.
Ambiente

Portugueses são dos europeus que fazem menos lixo

Portugal é o segundo país da UE cujas famílias consomem menos energia final "per capita". A produção de resíduos de atividades económicas e agregados familiares é a terceira menor dos 27.
Pordata

3º país com mais trabalhadores acima dos 64 anos

Portugal "é o terceiro país com maior taxa de atividade entre pessoas com 65 ou mais anos". Já a taxa dos jovens (15-29 anos) que não trabalham nem estudam é de 11%.
Pordata

Números do Desenvolvimento sustentável na Pordata

Pordata começa a divulgar indicadores da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza; o acesso a educação de qualidade, o trabalho ou a desigualdade. Portugal com longo caminho até atingir metas.
Casamento

171 jovens com menos de 18 anos casaram em 2019

Em 2019, 171 jovens com menos de 18 anos casaram em Portugal, em 89 dos casamentos pelo menos um dos noivos tinha menos de 17 anos. O casamento com 16 anos é permitido, mediante autorização dos pais.
Pordata

Pordata. Portugal é envelhecido e não poupa

A Pordata divulgou um estudo em que revela que Portugal é um país envelhecido e os idosos vivem geralmente sozinhos. É também um dos que menos poupa e que tem menos mulheres na polícia.
Pordata

Portugal mais envelhecido e com menos pessoas

Segundo um retrato da Pordata, houve menos 300 mil pessoas a viver em Portugal entre 2009 e 2019, mas a população idosa aumentou 18%. Cerca de 70% da população trabalhava no setor terciário em 2019.
Coronavírus

Novo portal para analisar impacto da pandemia

A Pordata colabora com cerca de 60 organismos oficiais responsáveis pela produção de dados. Este portal vai divulgar "dados de importância crucial para a monitorização dos efeitos da crise pandémica".
Gripe

Poucos portugueses podem ter memória de 1918

Embora 22% dos residentes em Portugal tenham 65 ou mais anos, desses, pouco mais de 4.000 (0,2%) têm 100 anos ou mais, sendo que apenas estes poderão ter memória da gripe pneumónica de 1918.
Pordata

Portugal: 10,2 milhões, mais velhos do que novos

Retrato estatístico da Pordata mostra que há 153 idosos por cada 100 jovens — o terceiro maior rácio da UE. Taxa da mortalidade infantil é das mais baixas e mais de metade dos doutorados são mulheres.
Pensões

Valor médio das pensões sobe 91% até 2070

O número de pensionistas também deve aumentar significativamente até 2045, passando de 2,7 milhões para 3,3 milhões. Em 2070, a despesa total com pensões deve atingir os 37 mil milhões de euros.
Pordata

O “Retrato dos Homens e das Mulheres” em Portugal

O cenário "negro" ao nível da educação para os homens e as disparidades entre sexos ao nível da esperança média de vida e dos rendimentos são alguns dos alertas dos dados recolhidos pela Pordata.
Justiça

Cobrança de dívidas congestiona tribunais

A Pordata Europa disponibilizou dados que apontam Portugal como o país da União Europeia com os tribunais mais congestionados de processos cíveis, principalmente de acções de cobranças de dívidas.
Trabalhadores

Portugal tem 22,3% de trabalhadores temporários

Portugal tem a terceira taxa mais elevada de trabalhadores temporários na UE, numa lista liderada por Espanha, seguida de perto pela Polónia. A Roménia é o país com menos contratos temporários.
Hotéis

300 novos espaços hoteleiros entre 2014 e 2015

Este foi o maior aumento do número de estabelecimentos hoteleiros em Portugal, passando de 2.695 para 3.041, com destaque para 43 novos hotéis.
Educação

Taxa de escolarização cai para 97% no 1.º ciclo

Três por cento das crianças com idade para frequentar o primeiro ciclo não estavam matriculadas neste nível de ensino em 2014 e 2015, após 20 anos com uma taxa de 100%, segundo dados da Pordata.
Pordata

Por cada 100 processos findos, 172 ficam pendentes

Por cada 100 processos findos em 2016 nos tribunais judiciais, 172 ficaram pendentes. Uma situação que se verifica desde 1975, segundo dados estatísticos divulgados esta terça-feira pela Pordata.
Pordata

Pordata disponibiliza dados de consumo de energia

A Pordata vai começar a disponibilizar informação sobre o comportamento dos setores económicos no consumo de energia e emissões de gases com efeito de estufa.
Pordata

Mulheres portuguesas recebem menos que os homens

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Pordata apresentou um retrato das mulheres portuguesas: estudam mais do que os homens mas recebem 20% menos do que eles. Conheça os dados.
Pordata

Um em cada cinco recebe salário mínimo

Um em cada cinco trabalhadores por conta de outrem recebiam, em 2014, o salário mínimo nacional, correspondendo a 19,6% do total dos trabalhadores, mais sete pontos percentuais face ao ano anterior.
País

“A Europa precisaria de 2,5 vezes mais imigrantes”

Em Lisboa, Hans Rosling, o guru da estatística, falou da crise dos refugiados e explicou onde Portugal se parece com Hong Kong: uma esperança de vida das mais altas mesmo tendo com um rendimento baixo
Crianças

Pordata Kids: a estatística não é uma cena chata

O Observador foi conhecer a Pordata Kids, o novo projeto destinado às crianças entre os 8 e os 12 anos. E saímos de lá com uma certeza: os adultos vão adorar.
Macroeconomia

Quantos Multibancos há no país? A Pordata responde

A base de dados Pordata tem uma nova secção sobre Macroeconomia, com mais de 90 quadros e sete áreas temáticas, onde é sintetizada a informação macroeconómica portuguesa desde 1960 até à atualidade.
Turismo

Há 72 concelhos com mais turistas que habitantes

De acordo com um levantamento feito pela Pordata em 2013, alguns concelhos do país chegam a ter 10 vezes mais hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros que residentes.
FFMS

Quer entender o mundo? Use a Globalstat

Fique a conhecer uma ferramenta única para o ajudar a fazer sentido do mundo em que vivemos. É portuguesa, é gratuita e está disponível 24 horas por dia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.