909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Guerra Colonial

Guerra Colonial

Livro quer "corrigir" história da descolonização

"Não nos podemos substituir aos historiadores dos países" que alcançaram a independência, diz coordenador da publicação. Ainda assim, o objetivo é dar a ver a história de um outro lado da guerra.
E o Resto é História

A revolta dos colonos brancos em Moçambique

A 7 de Setembro de 1974, a assinatura dos acordos de Lusaka, com a entrega da soberania de Moçambique à Frelimo, conduziu à Revolta do Rádio Clube e à reivindicação de “um governo de todas as raças”.
Moçambique

Maputo felicitada por 49 anos de independência

Da América à Europa e fim na Ásia, líderes mundiais saudaram as relações de prosperidade e paz com Maputo. Casa Branca destacou a colaboração "vital" entre os países no aniversário da independência.
Noticiário

13h. Governo não vai reparar ex-colónias

A garantia foi deixada por Paulo Rangel no debate de urgência pedido pelo Chega, a propósito das declarações do PR. Ainda neste jornal, Bruxelas apresenta quadro orçamental positivo para Portugal.
Ministério da Defesa

Nuno Melo ouviu queixas de antigos combatentes

As queixas de antigos combatentes da Guerra Colonial são constantes. Em abril, um movimento pediu para ser ouvido sobre o estatuto do combatente, que classificou como "uma mão cheia de nada".
Resposta Pronta

Ação criminal do Chega? "Condenada ao insucesso"

O jurista Paulo Saragoça da Matta aponta a ação criminal do Chega como "inviável e pouco democrática". Considera que ao ser apresentada ao Ministério Público "seria imperativamente arquivada".  
Noticiário

15h. Marcelo desvaloriza ação criminal do Chega

Sobre uma eventual ação criminal do Chega sobre as reparações às antigas colónias, o PR afirma que "faz parte da democracia". Ainda, PSV sagrou-se campeão nacional de futebol da Holanda.
Colonialismo

Reparações: Neves pede serenidade no debate

José Maria Neves disse que não comenta em si as declarações do Presidente português, mas insistiu na necessidade de um debate para o "entendimento e consensos sobre essas matérias" das reparações.
Noticiário

15h. MNE disponível para falar sobre ex-colónias

O tema foi sugerido pelo PR. No entanto, Paulo Rangel lembra que o Governo afastou a hipótese de compensar as ex-colónias e prefere não comentar as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa.
Governo

"Não está em causa nenhum processo de reparação"

Recorde-se que o Presidente da República voltou a defender este sábado que Portugal deve liderar o processo de assumir e reparar as consequências do período do colonialismo.
André Ventura

Reparações. Ventura ameaça com moção de censura

Ventura declarou que as afirmações de Marcelo foram "infelizes" ou "politicamente infundadas", acrescentando que as ações violariam "os deveres que o Governo e PR têm com a sua pátria".
25 de Abril

Maria Luz e a independência de Angola

Maria Luz chegou a Luanda, em setembro de 1951, país em que vive até hoje. Em Angola acompanhou "as confusões" do 25 de abril, sabendo que era "um passo para a independência", a que todos aspiravam.
Guerra Colonial

Mais de 100 antigos combatentes em greve de fome

Antigos combatentes da Guerra Colonial anunciaram greve de fome, que terá início a 24 de abril, em frente ao Palácio de Belém. Em causa estão reivindicações de mais direitos para os ex-militares.
Guerra Colonial

Ex-Ultramar: espoliados ainda esperam compensações

A primeira sistematização iniciou-se em 1982 e em 1984 procedeu-se a nova inventariação dos "processos de reclamação de retornados das ex-colónias". O arquivo, pouco movimentado, permanece aberto.
Guerra Colonial

"Neve Gelada". A última operação militar em África

Começou a 21 de Março e terminou a 31, a poucos dias antes do 25 de Abril. Foi a última grande operação militar em África, na Guiné, contra o PAIGC. Ensaio de Xavier de Figueiredo.
Guerra Colonial

Manuais mais isentos a tratar Guerra Colonial 

Manuais escolares ensinam de forma mais isenta a Guerra Colonial, mas falta "a versão dos povos colonizados e dos movimentos de libertação", declarou à Lusa o professor jubilado Miguel Monteiro.
Militares

Combatentes querem recuperar cemitérios em Angola

A Liga dos Combatentes ofereceu-se para reabilitar dois cemitérios em Luanda e procurar honrar a memória dos militares portugueses que caíram ao serviço das Forças Armadas Portuguesas no último século
Guerra Colonial

Ex-combatentes cancelam greve de fome

Movimento Pró Dignidade do Estatuto do Antigo Combatente falou nos "efeitos gerais" que poderia ter para a saúde dos ex-militares, dado tratarem-se de homens e mulheres entre os 70 e 90 anos.
Guerra Colonial

Antigos combatentes mantêm greve de fome

Os ex-combatentes defendem a gratuitidade dos transportes públicos em todos os transportes nacionais, prioridade no acesso aos hospitais militares e a atribuição de uma pensão de guerra.
Guerra Colonial

Ex-combatentes anunciam greve de fome em agosto

Cerca de meia centena de antigos combatentes da Guerra Colonial protestaram no Porto contra o incumprimento do Estatuto do Antigo Combatente e anunciaram uma greve de fome a partir de 17 de agosto.
Noticiário

17h. Antigos combatentes ameaçam greve de fome

Em causa está o que dizem ser o incumprimento do Estatuto do Antigo Combatente. Afirmam que só vão parar quando Marcelo Rebelo de Sousa for ao Ministério da Defesa pedir a revogação do Estatuto.
Educação

Concurso sobre guerra colonial com 452 alunos

A terceira edição do concurso História Militar e Juventude, dedicada ao tema "A Guerra Colonial na minha terra", contou com a participação de 452 alunos de 42 estabelecimentos de ensino.
Jerónimo De Sousa

Guerra colonial era conflito "sem sentido"

Ex-secretário-geral do PCP recordou ter feito o serviço militar e admite que tanto ele como outros camaradas de armas perceberam "o sentimento de que participaram numa guerra sem sentido".
Observadores

Um protagonista a ouvir a sua própria história

João Neto Vaz é um dos protagonistas de "O Sargento da Cela 7". Mas com dois episódios já publicados ainda não tinha ouvido um único segundo do podcast. Até ao dia em que o entrevistámos outra vez.
360º

Bernardo Blanco e o "fenómeno Mortágua"

Bernardo Blanco chegou a vice-presidente da Iniciativa Liberal pelas mãos de Rui Rocha e tornou-se numa das figuras do partido. Na guerra, intensificam-se os ataques em solo russo.
Guerra

"Se falasse de certas coisas chorava como um puto"

João Neto Vaz, que esteve preso com António Lobato, o "Sargento na Cela 7", pensa na guerra todos os dias. Também fala, mas não de tudo. É como se fosse um enorme tabu de uma geração inteira.
Perceber a História

A solução militar do problema ultramarino

Em 1974, a guerra já não opunha só colonos e independentistas. Era uma guerra africana com a participação de portugueses desmotivados e com um sentimento dominante: acabar com o conflito de imediato.
Podcasts

“A cabeça falha”. As marcas da guerra em África

António Lobato foi o primeiro, mas muitos outros militares foram feitos prisioneiros na Guiné na década de 60. O 3.º episódio de “O Sargento na Cela 7” traz histórias de quem viveu de perto a guerra.
Podcasts

“Quando fui capturado, pensei: vão executar-me”

O detalhe de última hora que mudou a vida do piloto. O acidente depois do ataque. A captura violenta por guerrilheiros que queriam um troféu. E a carta misteriosa. 2.º episódio de O Sargento na Cela 7
Perceber a História

O início do MFA

A experiência de administração e governo civil das forças armadas foi crucial para a génese do “Movimento dos Capitães”. Marcello Caetano sabia que, se falhasse, seria substituído pelos militares.
Marcelo Rebelo de Sousa

Guerra colonial. Marcelo desclassifica documentos

Com esta decisão, "acaba o mito de que há documentos classificados antes do 25 de Abril", diz o investigador José Matos, cujas tentativas de consultar os documentos estiveram na origem da decisão.
Reportagem Observador

PR: Lula no 25 de Abril "é a coisa mais natural"

Presidente da República aproveita a inauguração de uma exposição para atirar farpas à direita: "Há qualquer coisa de estranho quando apenas um hemisfério da vida política considera isso natural"
Perceber a História

África: a guerra para acabar com a guerra

Marcello Caetano subiu ao poder em 1968 e com ele veio o objetivo pôr fim à guerra no utramar. Mas as críticas não tardaram. Mas esse não era um caminho fácil, escreve o historiador Rui Ramos.
Cultura

A Guerra Colonial a partir de cartas numa peça

No espetáculo, além dos testemunhos de ex-combatentes e da correspondência trocada com familiares, há também referências à "Odisseia" de Homero e um recurso ao ChatGPT.
Contra-Corrente

Portugal escondeu os seus prisioneiros de guerra?

O sargento da Cela 7, António Lobato, é um símbolo desses portugueses quase desconhecidos: os portugueses que foram prisioneiros de guerra. Chegou a hora de resgatá-los do esquecimento.
Explicador

Sargento na Cela 7. Passo em frente nos podcasts?

É o primeiro podcast plus do Observador, um "passo à frente" no mundo do áudio. Trata-se de uma "história intemporal" sobre António Lobato, o português que foi prisioneiro de guerra durante mais tempo
Perceber a História

A crise da guerra barata

Era cada vez mais difícil a Salazar manter os custos controlados para prolongar a guerra – e vencê-la por cansaço. E, no final da década de 1960, o anticolonialismo ganhava força, escreve Rui Ramos.
Perceber a História

A estratégia salazarista

Suportar uma guerra além-fronteiras para evitar conflitos políticos internos – e manter o poder. Foi essa ideia que justificou, em parte, o conflito colonial, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Ultramar: uma guerra viável

Porque não seguiu Portugal os exemplos de outras potências europeias que retiraram das colónias africanas? Porque havia dinheiro, a geografia dos conflitos era diferente e o número de baixas reduzido.
Perceber a História

O ultramar como tragédia

Foi difícil e catastrófico retirar do ultramar em 1974? Sem dúvida. Mas, lembra o historiador Rui Ramos, também não teria sido fácil fazê-lo nas décadas anteriores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.