270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Guerra Colonial

Moçambique

A ignorância é muito atrevida 

129
Penso e rezo pelos grandes Portugueses que, tendo tonalidades de cor de pele diferentes, foram abandonados à sua sorte depois de terem lutado bravamente pela bandeira verde rubra.
Crise em Moçambique

De piloto desertor a chefe dos espiões e ministro /premium

718
A saga de Jacinto Veloso, ex-piloto da Força Aérea Portuguesa: em 1963 desertou com um avião, para se juntar à luta da Frelimo; chegou a ministro; e é conselheiro de Defesa do presidente moçambicano.
Emissão Especial

"Nada como o 25 de Abril para pensar o passado"

113
Marcelo Rebelo de Sousa discursa na Sessão Solene Comemorativa do 47.º Aniversário do 25 de Abril de 1974. Ouça aqui, na íntegra, o discurso do Presidente da República.
Comentário

"Das melhores intervenções do PR num 25 de abril"

721
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, analisa a intervenção do Presidente da República no parlamento. "Fora do habitual e toca num ponto importante: a nossa memória sobre a Guerra Colonial".
Guerra Colonial

Cartões de ex-combatentes com visto prévio dado

672
Tribunal de Contas deu aval ao contrato para produção dos cartões do ex-combatente e viúvos ou viúvas, anunciou secretária de Estado Catarina Sarmento e Castro.
Cultura

Gravações inéditas de Mário Viegas sobre a guerra 

O médico Jorge Leite Ginja, que morreu em 2020, deixou numa gaveta gravações feitas por Mário Viegas de dois excertos de teatro e 40 poemas. Ginja terá escutado a obra durante a Guerra Colonial.
Fact Check

Fernando Rosas foi notícia em 1976 por "torturar"?

105
Publicação foi partilhada nas redes sociais do Chega inicialmente. Alega que Fernando Rosas, fundador do MRPP, praticou tortura sobre "dissidentes" do partido. É falso, mas a história é longa.
Extremismo

Tolos, impostores e incendiários

611
Parece que, de quando em quando, é preciso lembrar aos arautos do radicalismo de esquerda que, como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades.
Guerra Colonial

Cravinho lamenta geração de vítimas da Guerra

212
Para o ministro da Defesa, "a sociedade faz bem em pensar e refletir sobre o passado", mas ao responsável ministerial, " não compete "acicatar ânimos".
Guerra Colonial

Mamadou Ba chama "fascistoide" a Nuno Melo

7962
O dia de luto sugerido pelo CDS pela morte de Marcelino da Mata levou a duras críticas de Mamadou Ba. Dirigente do SOS Racismo critica posição de Nuno Melo durante debate.
História

Marcelino da Mata, não esquecemos

5518
A história de Marcelino é pouco conhecida, não aparece nos livros de história lecionados, não há um filme, um documentário, um livro. Porque era negro, era guineense, comando, um herói de guerra.
História

Marcelino da Mata. Vírus abateu o herói da guerra /premium

6544
Dele contava-se que antes de atacar mandava o corneteiro tocar porque não lhe parecia decente atacar um homem desprevenido. A sua vida dava muitos filmes. E confronta Portugal consigo mesmo.
Obituário

Na morte de Marcelino da Mata

6611
Depois do fim da guerra só em 1980 a sua saga terminou. Foi reintegrado e promovido a Capitão (graduado em Tenente-Coronel). O império e as malhas que o mesmo tecia iam ficando cada vez mais para trás
Deficientes

Deficientes das Forças Armadas lembram 1961

214
A Associação dos Deficientes das Forças Armadas evocou "a força justa das vítimas de uma guerra injusta", numa carta aberta aos portugueses sobre o início da guerra colonial.
Indemnizações

Associação da Guiné-Bissau quer indemnização

117
Presidente da associação de guineenses que serviram nas Forças Armadas portuguesas anunciou estar em curso um recenseamento de ex-militares, com a finalidade de exigir uma indemnização a Portugal.
Guerra Colonial

Antigos combatentes querem melhorar estatuto 

Movimento de antigos combatentes vai organizar um congresso nacional para julho, a fim de melhorar o Estatuto do Antigo Combatente, aprovado em 2020. Reclamam mais benefícios e "solidariedade".
Moçambique

Lobo Antunes; e as antipessoais de Angola? 

106
A voz do Queiroz não me pára de perseguir, talvez volte a Benfica para ocupar um pequeno apartamento no Cemitério de Benfica, uma pessoa sem pernas não merece uma sepultura gigante.
Estado Novo

Acordo secreto entre Estado Novo e África do Sul

862
"Alcora" é o nome da aliança militar secreta entre Portugal e a África do Sul, que viam a guerra colonial como uma forma de manter "valores civilizacionais e pró-ocidentais no continente africano".
Guerra Colonial

Lavadeiras na Guerra de África. Amor ou abuso? /premium

857
Em Portugal não se falava, mas em África todos sabiam que muitas lavadeiras não tratavam só da roupa. Exército diz que não tem informação sobre estas relações. Que nem sempre terão sido consensuais.
Manifestações

Protesto. Ex-combatentes não desistem do Estatuto

660
Algumas dezenas de ex-combatentes da guerra colonial exigiram a criação do Estatuto do Antigo Combatente. Concentrações deverão manter-se até que o estatuto seja aprovado, garantem.
Guiné-Bissau

Dividido entre a Guiné Bissau e Portugal

136
Prestes a fazer 78 anos, João Dinis chegou à Guiné-Bissau em 1963 para combater na guerra colonial e nunca mais voltou. Tem agora esse sonho, mas "57 anos de Guiné não se esquecem com facilidade".
Guerra Colonial

Angola. Liga procura 1.500 soldados sepultados

133
A Liga dos Combatentes identificou os 187 locais onde podem estar os militares portugueses. Agora, quer confirmar a localização e recuperar os restos mortais.
10 de junho

O 10 de Junho dos Combatentes

1433
A cerimónia transcende ideologias e não pretende rever o que a História decidiu, antes não retirar aos mortos dos 14 anos de guerra, e a todos que na defesa da pátria tombaram, o seu lugar na História
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Guerra Colonial

Dante Vacchi. O pai fantasma dos Comandos

2258
Chegou a Angola como fotógrafo. Em poucas semanas, teve luz verde do Exército para formar a tropa especial hoje envolvida em polémica. Estaria ligado aos serviços secretos? A sua vida é um mistério.
Guerra Colonial

Milhares de soldados desertaram da Guerra Colonial

O número de militares do Exército Português que desertaram entre 1961 e 1973 ultrapassou os oito mil, segundo uma investigação que vai ser apresentada num colóquio sobre deserção e exílio.
Guerra Colonial

1,4 milhões para as memórias da guerra colonial

Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, venceu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação para estudar a evolução das memórias das guerras coloniais e de libertação.
Guerra Colonial

Reveladas ligações entre a PIDE e Pretória

102
O brigadeiro-general sul-africano Willem van der Waals revela num novo livro que o envolvimento da África do Sul na guerra colonial portuguesa foi potenciado pela intervenção da PIDE/DGS.
Guerra Colonial

Historiador quer investigar a guerra colonial

127
O historiador Nuno Pereira defendeu a necessidade de realizar uma investigação sobre a memória da guerra colonial, "um dos maiores tabus da história portuguesa", enquanto há ainda testemunhas vivas.
Guerra Colonial

Uma descolonização voluntarista

No caso do império português, antes e após o início da insurgência armada, ou mesmo após 13 anos de guerra em Angola, 11 na Guiné e 10 em Moçambique, é errado falar em decadência do projeto colonial.
Guerra Colonial

Guerra Colonial foi luta de David contra Golias?

478
Houve sempre, entre 1961 e 1974, do lado português, constrangimentos de tal forma importantes que impediram as forças armadas portuguesas de apresentar-se como claramente superiores.
Guerra Colonial

Portugal esteve mesmo “orgulhosamente só”?

305
Portugal procurou combater o relativo isolamento internacional durante a guerra colonial, mas este acabou por condicionar a sua evolução. Não foi aí que se perdeu a guerra, mas sim a opinião pública.
Guerra Colonial

O “moral” das tropas em África

426
O moral das tropas portuguesas manteve-se sempre em níveis elevados durante toda a guerra colonial, defende historiador Fernando Martins em mais um artigo da série que o Observador tem vindo a editar
Guerra Colonial

A guerra colonial na grande estratégia de Salazar

241
Salazar via a guerra como uma forma de ganhar tempo para melhorar as condições de vida e conquistar o coração e as mentes dos povos coloniais. E apresentava-a como fazendo parte da defesa do Ocidente
Alpoim Calvão

Alpoim Calvão: Homem de guerra e português do Impé

1788
É difícil para os que vieram após a Guerra e o Império compreender o ethos, a vida e o sentido da vida de homens como Alpoim Calvão. São, somos, de “outro país”, o que não significa não gostar deste.
Alpoim Calvão

Como os portugueses (não) souberam da Mar Verde

1184
Uma operação que dava um filme. Uma incursão que acabou a ser discutida nas Nações Unidas. Um resgate de prisioneiros realizado com êxito. A história da Mar Verde confunde-se com a de Alpoim Calvão.
Guerra Colonial

Para haver “capitães” teve que haver generais

O protagonismo dos capitães no fim do regime não seria possível sem a degradação das relações políticas e institucionais entre alguns oficiais generais e a liderança civil. Guerra colonial, 3º artigo
Guerra Colonial

Angola, 1961: as revoltas que ninguém planeou 

142
Luanda, 4 de Fevereiro de 1961. “Norte” de Angola a partir de 15 de Março. Assim começou guerra colonial. Menos obra do MPLA e da UPA de Holden Roberto do que a história oficial sempre contou.
País

Os retornados começaram a chegar há 40 anos

4017
Para muitos os retornados surgiram em 1975, eram brancos e vieram na ponte aérea. Mas não: os primeiros chegaram no Verão de 74. Boa parte deles não eram brancos e muitos nunca tinham saído de África.
País

Como Salazar preparou a guerra colonial

276
O Observador inicia hoje a publicação de uma série de ensaios sobre a Guerra Colonial Portuguesa, 1961-1975. Começamos por discutir as divergência entre Salazar e Botelho Moniz no início do conflito
País

Anúncio da descolonização faz hoje 40 anos

No dia 27 de julho de 1974, o general António de Spínola anunciou ao país que tinha início o processo de descolonização e garantiu que não havia nada a recear.
Colonialismo

O armário portuga-tuga-pula. Os anos da peste

Há 40 anos (27 de Julho de 1974) o general Spínola fazia o discurso em que se reconhecia o direito das colónias à independência. Um aniversário que é pretexto para revisitar o colonialismo português
10 de junho

Combatentes do Ultramar pedem "mais atenção" 

Antigos combatentes da guerra colonial juntaram-se em Lisboa e queixaram-se do Governo, lembrando que os militares "nunca desistem de Portugal".
A página está a demorar muito tempo.