269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Retornados

Conversas à Quinta

Angola 40 anos depois. Poderia ter sido diferente?

Angola acaba de celebrar 40 anos de independência, um período marcado pela fuga dos portuguesas, por uma longa guerra civil e pelo crescimento de todas as desigualdades. Foi só destino e fatalidade?
País

Há 40 anos, um apelo desesperado: Tirem-nos daqui!

13619
Setembro de 1975. Todos os dias chegam a Lisboa ou ao Porto mais de quatro mil portugueses fugidos da África. Refugiados, foram "os retornados". Por todo o lado soava um apelo: "Tirem-nos daqui!"
Crise dos Refugiados

Vamos lá trocar umas ideias sobre o assunto

6031
As causas estão para os enfastiados europeus como os brinquedos para as crianças mimadas. Depressa mandarão os refugiados sírios para o baú onde estão o leão Cecil mais as primaveras árabes.
País

Chamaram-lhes retornados

7161
Foi no último dia de Março, há 40 anos. Nascia o IARN. Os retornados já estavam aí, mas ainda não se chamavam retornados. Muitos vindos de Moçambique, onde contra eles se fizeram as leis mais abjectas
País

Afinal, quem realizou a descolonização?

1603
A descolonização portuguesa não tem autores. Ninguém assume a sua paternidade. E como nos explica Helena Matos neste ensaio, ela já era irreversível em Junho de 1974, uma altura de falsa tranquilidade
País

Os retornados começaram a chegar há 40 anos

4017
Para muitos os retornados surgiram em 1975, eram brancos e vieram na ponte aérea. Mas não: os primeiros chegaram no Verão de 74. Boa parte deles não eram brancos e muitos nunca tinham saído de África.
A página está a demorar muito tempo.