458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Trabalho

Trabalho

Só 6 convenções coletivas abordaram o teletrabalho

Centro de Relações Laborais conclui que regulação do teletrabalho nas convenções coletivas "continua a ser pouco frequente". Ainda assim, número de convenções a regular o regime duplicou — para seis.
Assembleia Da República

Legalizar a escravatura?

A prática da prostituição acarreta, com frequência, danos físicos e psíquicos distintos dos inerentes a qualquer outra atividade regular. Não pode equiparar-se a uma prestação de trabalho ou serviços.
Mercado de Trabalho

Competitividade e atração de talento

A probabilidade de perdermos recursos para uma pequena empresa fora de Portugal é uma realidade também em virtude dos pesados impostos a que as empresas e as pessoas estão sujeitas e que têm aumentado
Crescimento Económico

Falhas na educação ou na economia?

Nos últimos 20 anos, para a economia como um todo, mais educação não trouxe ganhos significativos de produtividade ou mais crescimento. Entre 2000 e 2021 a produtividade cresceu apenas 7% e o PIB 10%.
Direitos de Autor

Uma questão de oportunidade

É necessária coragem política para reforçar a proteção dos titulares de direitos face ao flagelo da pirataria. Só no audiovisual o impacto da pirataria na nossa economia ronda os 200 milhões de euros.
Açores

Açores. Seis mil desempregados inscritos em maio

Os Açores tinham 6.033 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego em maio, mês durante o qual 254 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho.
Fact Check

Portugal é o pior da Europa em produtividade?

Publicações que ironizam que Portugal tem a produtividade mais baixa da Europa contêm dados errados. O país está entre os piores classificados, mas nunca surge em último lugar.
Sociedade

Assista em direto à talk sobre Curiosidade

Em parceria com o SAS, o Observador transmite uma conversa onde se falará sobre como a curiosidade ajuda a ultrapassar barreiras e encontrar soluções, mas não só.
Noticiário

4h. Caso contra Ivo Rosa reforçado com 2 acórdãos

Conselho Superior da Magistratura juntou novos acórdãos que acusam juiz de anular ilegitimamente decisões de Carlos Alexandre. E, Portugal é o país da União Europeia com patrões menos qualificados.
Noticiário

3h. Portugal tem patrões pouco qualificados

Conclusão consta da segunda edição do estudo Estado da Nação, apresentado pela Fundação José Neves. Ainda neste jornal, José Sócrates vai explicar ao tribunal as viagens que tem feito ao Brasil.
Emprego

Portugal é o país com patrões menos qualificados

Estudo da Fundação José Neves aponta que 47,5% dos patrões não concluiu o secundário, o triplo da média da UE. Funcionários jovens contribuem para a produtividade, mas só a partir de um certo ponto.
Economia

O guia para o negócio do futuro

O mundo empresarial mudou completamente e há 4 pilares em que as empresas se devem focar para o acompanhar. Este é um guia para as empresas do futuro, com o aconselhamento da Salesforce.
Trabalho

Reter talento começa na formação/atração do mesmo

Portugal é o segundo país do mundo onde os empregadores têm mais dificuldade na contratação. Perante esta realidade, importa arregaçar as mangas, identificar o problema, e pôr mãos à obra.
Salário Mínimo Nacional

Salários mínimos na UE. Ministra saúda acordo

A ministra do Trabalho saudou acordo em torno de uma lei sobre salários mínimos adequados na União Europeia, considerando "histórico" o processo que contou com "grande empenho" de Portugal.
Hotelaria

SEF: Hoteleiros pedem verificação só de consulados

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, pede que a verificação dos vistos de trabalho seja feita apenas pelos consulados, excluindo da equação o SEF.
Governo

Governo cria visto para procura de trabalho

O Governo aprovou a criação do visto para a procura de trabalho, que permite aos estrangeiros entrarem no país durante seis meses, e eliminou o regime de quotas para a imigração.
Sociedade

Dia 21, falamos sobre curiosidade

Ajuda a ultrapassar barreiras e encontrar soluções, mas não só. Estes serão apenas alguns dos temas sobre os quais falaremos na conferência que será transmitida no site do Observador.
Pandemia

Covid-19: Desigualdades sentidas podem agravar-se

Na Conferência de Alto Nível, que decorre em Lisboa, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho referiu que "as desigualdades vão agravar-se no futuro e tornar-se duradoura".
Rádio Observador

Quem quer ser funcionário público? Ligue 910024185

Perante ruptura nos hospitais, falta de professores e problemas no SEF, o governo diz que estima a saida de 26 mil funcionários públicos em 2 anos. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Empresas

Organização do trabalho: não perder o foco

Desagravar a carga fiscal sobre o trabalho e as empresas, apoiar o investimento e eliminar a teia de procedimentos burocráticos e administrativos, isso sim deve ser o centro das intenções governativas
Trabalho

Gosto dos adolescentes que sonham ser reformados

Como não há-de existir uma desigualdade essencial que divide as pessoas entre aquelas que ganham a vida e aquelas que se cansam com ela?
Trabalho

Covid. Mais 20 milhões para a escravatura moderna

O diretor-executivo do Mekong Club, uma ONG com sede de Hong Kong, disse temer que as vítimas de escravatura moderna "possam ir de uma estimativa atual de 40 milhões para cerca de 60 milhões".
Noticiário

20h. Urgências hospitais. Bombeiros prejudicados

A entidade pediu uma reunião com caráter de urgência à ministra da Saúde. Neste jornal, as declarações, em direto, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.
Sociedade

Já ouviu falar em plataformas digitais laborais?

Na Europa, discute-se o texto da diretiva que pretende regular as condições de trabalho em plataformas digitais. O impacto económico pode ser fatal para a sobrevivência das plataformas.
Redes Sociais

Telegram fecha 11 canais que violam direitos autor

A Visapress, entidade que faz a gestão coletiva do direito de autor, considera que o fecho destes grupos e canais é apenas uma gota no oceano da partilha de conteúdos protegidos.
Trabalho

Plataformas digitais. Governo recua em proposta

Proposta de lei permite que contratos de trabalho sejam celebrados não apenas com operadoras como Uber ou Bolt mas entidades terceiras. Governo recusa retrocesso: é "evolução face à proposta inicial".
Sociedade

Prepare-se para o futuro. Até quando vai resistir?

O advento do teletrabalho e do trabalho híbrido chegou para ficar. Até quando vai resistir? Prepare a sua casa em prol do seu bem-estar. O Credibom tem a solução
Hotelaria

Hotelaria quer via verde para imigrantes

Há falta de mão-de-obra no setor do turismo em Portugal: só na hotelaria faltam 15 mil profissionais. "É necessário ter uma via para a imigração", pede AHP ao Governo, em declarações ao DN.
Contra-Corrente

Aumentos de 20%? Que tal fazer o trabalho de casa?

António Costa veio pedir às empresas aumentos de 20%, mas esqueceu-se que elas também estão em dificuldades ao contrário do Estado, que com a inflação está ter inesperadas receitas record e pouco faz.
Trabalho

Modelos de trabalho emergentes: o emprego gig

Coloca-se cada vez mais a necessidade de regularizar o trabalho gig. Os profissionais gig sabem o seu valor e têm outras métricas de sucesso, contrastando claramente com o trabalho dependente.
Código do Trabalho

Como trabalhar quatro dias e folgar três

Lei já prevê que funcionários condensem horário em 4 dias e a Câmara de Mafra chegou a aplicar o modelo, não por muito tempo. Em Portugal, são poucas as empresas a testar, mas "várias" querem fazê-lo.
Música

Mariah Carey processada por êxito de Natal

O compositor Andy Stone acusou a cantora de ter explorado a sua "popularidade" e "estilo", além de ter recebido "lucros desmerecidos", e pede uma uma indemnização de cerca de 18,6 milhões de euros.
Empresas

Empresas com interesse em semana de quatro dias

Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, avançou que "várias empresas" já manifestaram vontade de fazer parte dos projetos-piloto relativos à semana de quatro dias de trabalho.
Explicador

Lei laboral. "Estão ausentes as questões de fundo"

Isabel Camarinha, líder da CGTP, diz que a contratação coletiva, os horários de trabalho e a precariedade deviam ter sido incluídas. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, critica o timing da medida.
Boa moeda, má moeda

Contas para a semana de quatro dias

Troca 20% do salário pelo terceiro dia de folga na semana? É boa ideia concentrar as mesmas horas de trabalho semanais em quatro dias?  Vamos ter que fazer muitas contas.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PSD gosta de mágicos mas não faz magia

Marcelo (que tem sido claro em relação à eutanásia), a ministra do Trabalho (que é equívoca sobre a semana de quatro dias) e o PSD (que anda entretido com magia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Madeira

Madeira não quer semana de quatro dias de trabalho

O presidente do Governo da Madeira disse que o seu executivo não pretende avançar com qualquer iniciativa relativa a projetos-piloto sobre a semana dos quatro dias de trabalho.
Trabalho

"Várias empresas" querem testar semana de 4 dias

Estudo sobre a semana de quatro dias vai ser feito no privado mas também no público, esclarece Mendes Godinho. "Várias empresas" já mostraram disponibilidade para participar no teste.
Noticiário

9h. Agenda do trabalho digno aprovada hoje

Neste jornal, a chamada agenda do trabalho digno será aprovada em Conselho de Ministros e enviada de imediato para o Parlamento. E ainda a megaoperação da PSP em Lisboa, Amadora e Odivelas.
E o vencedor é...

ADSE lucra com dinheiro dos funcionários públicos

ADSE com excedente de quase mil milhões de euros. Podemos falar de boa gestão, mas lucro e saúde devem andar de mãos dadas? Excesso de mortalidade há 3 meses. A culpa é do frio ou do calor desta vez?
Trabalho

Semana de quatro dias vai ser estudada no privado

Governo vai avançar com um projeto piloto para testar novos modelos de organização do trabalho, incluindo uma semana de quatro dias no setor privado. As adesões serão "voluntárias".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.