817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Europeias

Atualidade

“Há alguma xenofobia dissimulada no Chega"

Em entrevista ao Observador, Sebastião Bugalho diz ainda que, como candidato, ainda não refletiu “suficientemente sobre a eutanásia” e defendeu apoios para a comunidade LGBTQI+, uma minoria “atacada".
Atualidade

"Von der Leyen está disponível para ser capturada"

Em entrevista ao Observador, Marta Temido mostra reservas sobre o apoio da direita radical a Costa, critica parceiros do PS (Espanha e Malta), fala sobre o reconhecimento da Palestina e a Ucrânia.
Atualidade

Paupério: É preciso dialogar com ex-colónias

O cabeça de lista do Livre às Europeias diz que Portugal tem que se sentar com as ex-colónias para definir de que forma deve ser feita a reparação.
Atualidade

“A Dinamarca e a Suécia não estão no euro”

O comunista João Oliveira defende a saída do euro, mas garante que seria com preparação e com o país a receber compensações pelos prejuízos causados pelas políticas europeias.
Atualidade

"Ninguém muda de país para ficar a viver na rua"

Em entrevista ao Observador, cabeça de lista do PAN às europeias defende política de imigração sem mais restrições e que Portugal deve garantir todas as condições para integrar quem nos procura.
Atualidade

"Muçulmanos crentes são facilmente controláveis"

Em entrevista ao Observador, António Tânger Corrêa, cabeça de lista do Chega às europeias, argumenta que os “muçulmanos crentes são mais controláveis” e que têm um “sentido de obediência estrutural”.

Explicador em vídeo

Explicador em vídeo

Quem sabotou a "solução de dois estados"?

Os ataques de 7 de outubro causaram uma nova escalada de violência entre Israel e a Palestina. Líderes mundiais pedem que seja imposta uma "solução de dois estados". Apelos que se repetem há décadas.

Podcast Plus

Atualidade

O padre que tentou assassinar o Papa em Fátima

Em maio de 82, João Paulo II veio a Portugal para agradecer por ter sobrevivido a um atentado no ano anterior. À sua espera, estava outro homem que também o queria matar. E que conta a sua versão.
Atualidade

Papagaio. O plano louco para derrubar Salazar

Durante 64 anos, os detalhes deste plano estiveram escondidos nos arquivos da PIDE. "Operação Papagaio" é o novo Podcast Plus do Observador que revela toda a história.
Clube dos 52

"Turismo e cultura deviam andar de mãos dadas"

Jorge Rebelo de Almeida defende uma redução do número de municípios. Muitos não têm massa crítica para desempenhar as suas funções, justifica o presidente do Grupo Vila Galé.
… em 40 minutos

"Sempre fui o gajo da História"

Apaixonado confesso por história, sempre que pode escapa por uma recriação. Isto, enquanto não é ator ou músico...ou não está a narrar o novo podcast da Rádio Observador. Pedro Laginha Em 40 Minutos.
E o Resto é História

Conflitos na Casa de Bragança em 1824

Há 200 anos, a 30 de abril de 1824, o infante D. Miguel mandou prender algumas das mais destacadas personalidades do reino. Dizia querer proteger a “reinante Casa de Bragança”. Só que o rei discordou.
Eu estive lá

Duas gerações de mulheres: a política no feminino

No episódio final do podcast "Eu Estive Lá", Maria João Avillez conversa com Cecília Meireles (do CDS), Ana Catarina Mendes (do PS), Teresa Patrício Gouveia (da JSD) e Joana Filipe (do Livre).

Quando a minha vida mudou

Atualidade

“Se estou a falar, não posso estar a andar”

O AVC aos 49 anos deixou sequelas. Alfredo Ferreira teve de aprender a dar aulas de forma diferente. Mas essas foram só algumas mudanças na vida do professor depois daquele dia em que tudo se alterou.
Atualidade

“Ter um AVC salvou-me a vida”

Aos 31 anos, Tiago Baldaia teve um AVC – e depois outro. Detetaram-lhe então um aneurisma e passou por uma cirurgia arriscada. Sobreviveu sem sequelas e com uma aprendizagem: reajustar prioridades.
Atualidade

"Nunca se espera que o corpo falhe aos 40 anos"

Aos 43 anos, o coração de Ruben Obadia falhou. Depois do enfarte, tudo mudou para sempre — da medicação que nunca pode deixar aos novos hábitos e à maneira de pensar.

Do outro lado

Do outro lado – Histórias de quem trata a Saúde Mental

A mulher que conseguiu sair de uma relação abusiva

Acompanhar uma vítima de violência doméstica ajudou a psicóloga Tânia Gaspar a recordar que, por muito difícil que seja a situação, há sempre possibilidade de mudança e ajuda a que se pode recorrer.
Do outro lado – Histórias de quem trata a Saúde Mental

A doente que acreditava que lhe iam roubar a filha

Uma doente internada involuntariamente fez o psiquiatra João Rema refletir sobre o apoio a mulheres durante a gravidez e pós-parto – e contribuiu para mudanças na psiquiatra do Hospital de Cascais.
Do outro lado – Histórias de quem trata a Saúde Mental

O caso do homem a quem disseram que não podia amar

Nos anos 1990, Gabriela Moita foi procurada por um homossexual depois de este ter sido discriminado por um psicólogo. Foi uma consulta, apenas, que moldou para sempre o percurso da psicoterapeuta.

ATUALIDADE

Atualidade

Imagens aéreas: a festa do Sporting no Marquês

"Era de 18 em 18 anos, era sem público... Diziam que jamais seremos bicampeões, vamos ver", disse Ruben Amorim. Os leões festejaram o 20.º campeonato com uma promessa: "agora vamos tentar o terceiro".
Atualidade

Em Lisboa, todos os caminhos foram dar à Avenida

O desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, parecia não ter fim: de cravo na mão e sorriso na cara, novos e velhos, foram muitos, muitos mil, os que celebraram o 50.º aniversário do 25 de Abril.

CONGRESSO DO LIVRE

Atualidade

Rui Tavares: "Nós somos os progressistas"

O líder do Livre encerrou o congresso com um discurso onde apontou dedos à direita, mostrou-se ambicioso e piscou o olho à Europa, realçando que "vivemos tempos perigosos".
Atualidade

Os 'bloopers' do Congresso do Livre

No 14.º Congresso do Livre houve problemas técnicos (como sempre), uma "máquina de semear sonhos" e falta de tempo para bater palmas (outro clássico). E não faltaram discursos sobre pessoas.

LABIRINTO - CONVERSAS SOBRE SAÚDE MENTAL

Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

“Os antidepressivos são um guarda-chuva”

Não sabe se foi a sertralina, a terapia ou a meditação. Diz que talvez tenha sido tudo junto a ajudá-lo. Veterinário, fala do impacto emocional do trabalho, sobretudo no momento da morte dos animais.
Atualidade

"É muito difícil estar concentrado numa coisa"

Cresceu como um miúdo agitado, sempre a fazer muitas coisas, mas só em adulto, há muito pouco tempo, o apresentador foi diagnosticado. Um acaso que, diz, lhe mudou a vida.

Explicadores em vídeo

Explicador em vídeo

Como se transformam votos em deputados?

Os votos não valem todos o mesmo. Em certas regiões, há votos que têm menos peso na contagem final. Como é que isto acontece? Explicamos neste vídeo.
Explicador em vídeo

As joias que podem pôr Bolsonaro no banco dos réus

O caso das joias, um hacker condenado e a escuta ao juiz fazem parte dos casos que levantam novas suspeitas sobre o envolvimento de Bolsonaro em crimes antidemocráticos. Explicamos como em vídeo.
Explicador em vídeo

Como Portugal quase construiu Israel em Angola

Há precisamente 75 anos, Israel declarava independência. Milhares de judeus regressaram à "terra prometida". Portugal podia ter dado outro rumo à história. Explicamos como neste vídeo.

REPORTAGEM MULTIMÉDIA

Guerra na Ucrânia

Grupo Wagner. Dentro da máquina de guerra de Putin

O Observador percorreu três mil quilómetros na Ucrânia, centenas deles no Donbass junto à linha da frente, para falar com quem fez parte, quem combate e quem sofreu às mãos do temível grupo Wagner.

Reportagem

Atualidade

Mãe e filho entre Portugal e a guerra: o filme

Yulia e o filho viveram sob bombas e fugiram da Ucrânia para Portugal. Depois decidiram voltar. O Observador fez com eles a viagem de regresso, que resultou num documentário. Veja-o aqui na íntegra.
Guerra na Ucrânia

Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa

Interativo. O Observador esteve numa aldeia que foi ocupada por russos durante um mês. Em Andriivka houve mortes, violações, destruição — e tentativas de fuga. Esta é a história desses 30 dias.
Guerra na Ucrânia

TikTok. Como a app serviu de propaganda ao Kremlin

A 7 de março, com a entrada em vigor da lei das "fake news" na Rússia, 95% dos conteúdos do TikTok deixaram de ser visíveis pelos utilizadores russos. O que sobrou era "assustadoramente patriótico".

Hino nacional reinventado

Rádio Observador

O hino que Júlio Resende moldou de olhos fechados

A Rádio Observador desafiou vários artistas a fazerem a sua versão instrumental do hino nacional, embalados pelo espírito do Euro 2020. Veja aqui a interpretação de Júlio Resende.

85 horas no santa maria

Atualidade

85 horas. "Acordei e não tinha o meu bebé"

Elisângela tem 31 anos, estava grávida e a Covid-19 deixou-a entre a vida e a morte. Teve o filho em coma e acordou assustada e confusa, sem barriga. Reportagem especial no Santa Maria.
Atualidade

85 horas. As chamadas dos doentes para as famílias

São momentos de conforto e formas de anular distâncias, mas podem também ser despedidas. Os serviços incentivam chamadas entre os internados e as famílias. Reportagem especial no Santa Maria.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos