O número de inverno da revista Papermag tinha um objetivo muito claro quando convidou Kim Kardashian West para posar na capa da publicação: deitar a Internet abaixo. Dito e feito. A socialite surge com o rabo a descoberto numa de duas versões da capa em questão — numa das imagens aparece praticamente nua, a usar apenas luvas pretas e, na outra, está vestida e equilibra uma taça de champanhe com o traseiro. O assunto tornou-se viral, chegou às redes sociais e à imprensa internacional.

A personalidade, com direito a um programa próprio na televisão norte-americana, serviu-se das redes sociais para responder — se assim se pode entender — aos comentários que têm sido feitos. “E eles diziam que eu não tinha talentos… Tentem equilibrar uma taça de champanhe no vosso rabo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens que estão nas bocas do mundo são da autoria do francês Jean-Paul Goude, mais conhecido pelo seu trabalho com Grace Jones (em particular, pela imagem da cantora que faz a capa do álbum de 1985, Island Life). É também o homem por detrás da câmara que fotografou Vanessa Paradis na forma de um pássaro preso numa gaiola, para a marca de luxo Chanel. Mas mesmo tendo o cunho de Goude, escreve o Independent, as imagens são alvo de gozo, tal como aconteceu com a capa de março da Vogue norte-americana: “Porque, em todos os aspetos da sua vida pública, Kim aspira a níveis inexplicavelmente mordazes de antipatia de pessoas que consideram que ela é demasiado (…) mainstream para realmente pertencer aos escalões superiores do mundo da moda”. Ainda assim, o jornal coloca em cima da mesa a expressão “mulher de negócios”.

O certo é que, aos 34 anos, Kim obteve a reação desejada, afirma o Daily Mail. Numa questão de horas, a imagem que o jornal diz ter sido modificada por photoshop foi recriada por inúmeros cibernautas, que lhe deram uma versão própria em vários memes. Possivelmente ao contrário do esperado, a controversa fotografia uniu o mundo online num sentido: encontrar a forma mais cómica de parodiar a respetiva capa. Mas a adoração de fãs também é real, com as fotografias que Kim colocou no próprio instagram a receber mais de meio milhão do “gostos”.

O Telegraph, por seu turno, revela que encontrou centenas de resultados associados à estrela de televisão na rede social Twitter e recolhe as reações díspares que estão a circular na Internet. Enquanto a maioria das opiniões traduzem-se num “wow”, diz o jornal britânico, há outras menos felizes. Algumas chamam ainda atenção para o facto de Kim ser mãe. É o caso da atriz de Glee, Naya Rivera, que deixou o seguinte comentário na fotografia de Kim, publicada no Instagram: “Eu normalmente não faço isto. Mas… tu és a mãe de alguém…”.