Idália Serrão é deputada do Partido Socialista, foi candidata à presidência da Câmara Municipal de Santarém, em 2013, e secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação do Governo de José Sócrates. Esta sexta-feira, enquanto estava a caminho do debate quinzenal na Assembleia da República, tirou uma fotografia com o telemóvel e publicou-a na rede social Facebook. Nota: a deputada estava a conduzir.

Facebook_Idália

Segundo o Código da Estrada, “a utilização ou manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos” está proibida. A não ser que sejam utilizados com um auricular ou através do sistema de alta voz.

A infração desta norma é uma contraordenação grave e leva a uma coima entre 120 e 600 euros. A prática de três contraordenações muito graves ou de cinco contraordenações entre graves e muito graves num período de cinco anos leva à cassação da carta de condução.

Confrontada com este facto, a deputada Idália Serrão disse ao Observador que não tinha nenhum comentário a fazer. “Geralmente não o costumo fazer [manusear o telemóvel enquanto estou a conduzir], mas não tenho nenhum comentário a fazer”, disse. Questionada sobre se vai retirar a foto da sua página do Facebook, disse que não sabia se ela ainda lá estava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR