O vice-chanceler alemão atirou-se ao Governo grego e acusa Atenas de fazer promessas eleitorais exageradas e de querer que sejam os trabalhadores alemães a pagar. Sigmar Gabriel diz que os governantes gregos estão a jogar com o futuro do país e da Europa e alerta que a paciência é cada vez menor. Saída do euro parece cada vez mais real.

Numa altura em que falta tempo para concluir as negociações, as partes parecem cada vez mais também com os nervos em franja. Agora foi a vez do parceiro de coligação e do Governo de Angela Merkel fazer duras críticas aos gregos, quando uma equipa está em Bruxelas a negociar com os credores, numa tentativa de conseguir um acordo de última hora.

“Não vamos permitir que sejam os trabalhadores alemães e as suas famílias a pagarem pelo exagero das promessas eleitorais de um governo parcialmente comunista”, atirou Sigmar Gabriel, numa coluna de opinião que será publicada esta segunda-feira no jornal alemão Bild.

Mas os avisos não se ficaram por aqui. O ministro da Economia diz que o fantasma de uma saída da Grécia do euro começa-se a tornar cada vez mais real, que as pessoas sentem cada vez mais que o Governo grego lhes está a passar a perna e ataca os especialistas em teoria dos jogos (numa alusão ao ministro das Finanças da Grécia) dizendo que estes estão “a jogar com o futuro do seu país. E da Europa também”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR