Um cartaz com o rosto de José Sócrates foi visto esta quarta-feira a circular pelas ruas da cidade de Lisboa em cima de um camião. No “outdoor ambulante”, pintado em tons de azul, podia ler-se “José Sócrates, Sempre”. A iniciativa surpreendeu quem a viu e ouviram-se muitos comentários.

unnamed2

Na página oficial do “Movimento Cívico José Sócrates Sempre”, que tem organizado várias ações de protesto, desde vigílias em Évora a hinos de apoio ao ex-primeiro-ministro, o grupo de apoio a Sócrates não só assume a autoria desta iniciativa como explica que o objetivo é promover mais uma ida a Évora. O “cartaz-mobile” já foi visto em vários pontos da cidade, desde a Avenida Infante Santo à zona do Martim Moniz, por exemplo.

A próxima manifestação de apoio, agendada para 5 de julho, às 15h30, será mais uma “jornada de luta pela liberdade” de José Sócrates, “que até hoje não teve qualquer acusação” e que “foi preso para ser investigado”, pode ler-se na mesma página da rede social.

Os promotores da iniciativa “Verão Quente em Évora” acrescentam ainda que este é um caso de “contornos políticos” que atenta contra “o direito à liberdade” e garantem, por isso, que não vão tolerar “que alguém que foi o melhor primeiro-ministro de Portugal” seja denegrido na praça pública. “Todos gritaremos liberdade, liberdade, vingança não”, prometem os apoiantes de José Sócrates.

Em pouco mais de três semanas, este é já o segundo outdoor com mensagens de apoio ao ex-primeiro-ministro. O primeiro, este bem preso ao chão e surpreendeu os habitantes de Lamego que se preparavam para receber o Presidente da República nas comemorações do 10 de junho. Na altura, o cartaz foi entendido como uma provocação ao Chefe de Estado – é que José Sócrates é o único ex-primeiro-ministro que ainda não foi condecorado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR