“A Guerra dos Tronos” tem revoltas, paixões, dramas, euforia e suspense. É violento e sexual. Tem dragões, traições, crime, incesto e bullying. Ah, sim: e também é uma série de televisão de sucesso. A sexta temporada está a ser filmada ao longo de 2015 e estreia no próximo ano. Se nunca viu mas quer recuperar o atraso, para finalmente começar a perceber que raio é que os seus amigos querem dizer quando falam em “trono dos Sete Reinos” ou em “Jardim de Cima”, este artigo é um bom começo. Fazemos uma viagem pelos continentes de Westeros e Essos, onde os “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira.”

Esta série foi criada por David Benioff e D.B Weiss para o canal de televisão americano HBO e é uma adaptação dos livros de George R.R Martin A Song of Ice and Fire (em português, As Crónicas de Gelo e Fogo). A história passa-se nos continentes ficcionais de Westeros e Essos, para além de outras regiões desconhecidas ao norte da Muralha, origem de muitas ameaças.

Este mundo, com ares de Idade Média, na linha da saga do Senhor dos Anéis, está mergulhado numa guerra pelo poder na mítica terra de Westeros — o poder está no Trono de Ferro e conquistá-lo é a ambição de nove famílias nobres. A guerra não se trava apenas com espadas e derramamento de sangue. Há intrigas políticas e sexuais e corrupção — muita corrupção.

Para começar a ver a série, e para perceber toda esta teia entre famílias, é melhor ter um bloco de notas. As personagens são tantas que pode ser necessário apontar os seus nomes e contextos. Sendo que nunca se sabe quando podem morrer. Por isso, e isto é um conselho de amigo, não se afeiçoe muito a nenhuma personagem porque, provavelmente, ela vai ter uma vida curta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

9 famílias à luta pelo poder

Lannister. Esta família é tão terrível que todos a querem derrubar — mas não está fácil. A casa Lannister, de Casterly Rock, é uma das principais de Westeros, e uma das mais ricas, poderosas e antigas dinastias do continente. Jaime, Cersei, Tyrion, Kevan e Nalcel são os membros da família. Tywin é o seu líder.

lannister

Os Lannisters podem ser os maiores sacanas que os deuses alguma vez puseram à face da Terra, mas temos que admitir: têm quantias exorbitantes de dinheiro” – Robert Baratheon

Stark. São um dos maiores inimigos dos Lannister. Originária de Winterfell, é a principal família do Norte. O líder, Eddard “Ned” Stark, é casado com Catelyn, da família Tully. As ligações com outras famílias nobres são muitas, pela origem de Catelyn. Mas há filhos bastardos renegados, lobos e videntes. E todos têm uma veia de herói dentro de si. Mas avisamos outra vez: não se afeiçoe muito…

stark

Tu nasceste no longo verão, nunca conheceste outra coisa. Mas agora vem mesmo aí o inverno. No inverno, temos que nos proteger, olhar uns pelos outros.” – Eddard “Ned” Stark para a filha, Arya

Targaryen. A casa Targaryen é originária de Valyria, do continente de Essos. Mas esteve no trono dos Sete Reinos por mais de 300 anos. Aqui há dragões, mulheres com fibra e uma luta pela democracia. Estas características fazem dos Targaryen uma das famílias mais temidas pelos seus inimigos.

targaryen

Metade dos Targaryens ficaram zangados não ficaram? Qual é a expressão? ‘Sempre que um Targaryen nasce os deuses lançam uma moeda’.” – Cersei Lannister

Baratheon. É a mais jovem das grandes casas dos Sete Reinos. A família, oriunda de Stormlands, foi fundada pelo irmão bastardo do primeiro rei da família Targaryen, Orys Baratheon. São muitos os conflitos dentro e fora desta família e os antecedentes do seu fundador podem explicar muita coisa.

baratheon

Os Baratheons lutam uns contra os outros.” – Daenerys Targaryen

Greyjoy. A casa Greyjoy estabeleceu-se nas Ilhas do Ferro, na região do Pyke. Estes tornaram-se os Lordes das Ilhas do Ferro depois de a casa Targaryen ter conquistado o trono dos Sete Reinos e ter permitido aos homens do ferro escolherem quem teria primazia sobre eles. Balon Greyjoy é o Lorde destas ilhas.

greyjoy

Nós somos os nascidos do ferro. Nós não somos objetos, nós não somos escravos. Nós não trabalhamos no campo ou nas minas. Nós tomamos o que é nosso.” – Balon Greyjoy

Tully. É a principal casa das Riverlands, situa-se em Riverrun e tem como lema “Família, Dever e Honra”. Os “Rivers” têm uma relação especial com os Targaryens. Ajudaram esta família a subir ao trono, e, como agradecimento, os Tully tornaram-se os senhores das Riverlands. É política ao seu melhor nível.

tully

‘Família, dever, honra’. Todas as crianças Tully aprendem estas palavras. Mas eu já era mulher antes de as compreender.” – Catelyn Stark

Arryn. Os Arryn são os senhores do Vale. Descendendo dos Reis da Montanha e do Vale, habitam num pequeno castelo, em Eyrie, situado no topo da montanha e com fama de ser indestrutível. Antes de começar a série, o chefe da família, Jon Arryn, foi envenenado e o seu título foi transferido para o filho, Robert.

arryn

Os Arryns são descendentes diretos dos invasores Andal, que atravessaram o Mar Narrow.” – Catelyn Stark

Tyrell: Os Tyrell são originários do Jardim de Cima, uma vasta, fértil e densamente habitada região do sul de Westeros. As suas mulheres são conhecidas por serem sagazes e líderes inteligentes. Algo que se vai notando à medida que a história avança.

tyrell

Felizmente para nós, Tyrells, o nosso sangue corre bastante quente.” – Margaery Tyrell

Martell: São os senhores do Dorne. Esta região, pela presença da casa Martell, é culturalmente, etnicamente e politicamente diferente do resto dos reinos. Os líderes têm um estilo principesco porque, durante anos, o Dorne resistiu a tentativas de conquista e juntou-se aos Sete Reinos através do casamento.

martell

‘Firmes, hirtos, indestrutíveis’. As palavras da Casa Martell. Uma promessa para os nossos inimigos e um desafio para os nosso amados.” – Oberyn Martell

Números e recordes

Apresentadas as famílias, vamos aos números. Como já foi dito antes, as personagens não têm propriamente vidas longas e saudáveis. Segundo uma contabilização do Washington Post, até ao fim da quarta temporada já tinham morrido 456 personagens.

“A Guerra dos Tronos” já foi filmada em mais de 10 países. A rodagem é efetuada, principalmente, nos estúdios da Paint Hall, em Belfast, na Irlanda. À lista juntam-se ainda os Estados Unidos, Espanha, Marrocos, Malta, Croácia, Islândia ou Escócia.

Uma produção destas não tinha a fama que tem sem recordes. Este ano, tornou-se a série com mais Emmys arrecadados num só ano. Foram 12. Entre outros, ganhou o prémio para Melhor Série Dramática e o ator Peter Dinklage venceu o Emmy para melhor ator secundário em série dramática. No total, A Guerra dos Tronos já foi galardoada 25 vezes.

É também o conteúdo mais pirateado do mundo. Só no primeiro trimestre de 2015 foram feitos mais de 7 milhões de downloads.

Para uma produção destas é preciso orçamento. E grande. Esta já é a terceira série mais cara de sempre. O custo médio por episódio é de mais de 5 milhões de euros. Como cada temporada tem 10 episódios, chega aos 50 milhões. Com cinco temporadas já realizadas, temos 250 milhões de euros. Se a sexta temporada for igual, o orçamento total pode ascender aos 300 milhões de euros. Mais caro do que isto só “Rome”, também da HBO, que tinha um custo médio por espisódio de 8 milhões de euros, e “Friends”, cuja última temporada chegou a custar, por episódio, 9 milhões de euros.

Tanto investimento só se justifica com retorno. E aqui também se rebentou a escala. O canal HBO faturou, só no ano passado, e em assinaturas, mais de 4 mil milhões de euros. Em 2014, 2 milhões de novos assinantes aderiram ao canal nos EUA. Um recorde absoluto. A empresa considerou que a principal causa para estes números foi precisamente “A Guerra dos Tronos”.

O DVD da quarta temporada alcançou outro recorde: foi o mais vendido entre as séries da HBO. E atenção que a concorrência era feroz, com  séries como “Os Sopranos” e “The Wire”.

Os livros que serviram de inspiração para esta produção tinham um sucesso relativo até à estreia, em 2011, da adaptação televisiva. Depois, as coisas mudaram. Só nos EUA foram vendidos 24 milhões de cópias.

O sucesso é tão grande que tem influência em economias nacionais. O governo da Irlanda estima que a série tenha trazido benefícios de 65 milhões de euros ao país.

Sempre que estreia uma temporada o mundo quase pára de girar. Segundo as estatísticas, só nos Estados Unidos, a primeira temporada teve uma audiência média, por episódio, de 9,3 milhões de espetadores. A segunda subiu para os 11,6 milhões por episódio, continuando a subir para os 14,2 milhões na terceira e para os 18,6 milhões na quarta. A quinta e última temporada até agora transmitida sofreu uma acentuada diminuição de audiências. A média foi de 6,88 milhões de telespetadores por episódio, mas o último foi o mais visto de todos — 8,11 milhões nos Estados Unidos.

Para além dos números das audiências, os grupos de fãs atravessam o globo. A página oficial da série no Facebook, por exemplo, conta com 16 milhões de seguidores. É mais do que a população portuguesa.

Vida para além das câmaras

O elenco é extenso, mas ganhou notoriedade por todo o mundo. Uns com pior fama do que outros, tudo graças ao enredo desta complexa obra ficcional.

Lena Headey

LOS ANGELES, CA - JANUARY 18: Actress Lena Headey attends the 20th Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Auditorium on January 18, 2014 in Los Angeles, California. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)

Photo by Ethan Miller/Getty Images

A atrizque interpreta o papel de Cersei Lannister, chegou a ter romances com os atores Johnny Cicco e Jason Flemyng, existindo até rumores de que a inglesa se envolveu com Jerome Flynn, que interpreta na série o espadachim Bronn. Agora, está no meio de um processo de divórcio e cria, sozinha, o filho Wylie. Neste aspeto até tem algumas semelhanças com a personagem. Lena Headey, filha de um antigo agente da polícia britânica, dedicou-se ao ballet até aos 17 anos, altura em que começou a dedicar-se ao teatro. Ao longo dos anos foi coleccionando tatuagens pelo corpo. Entre estrelas, borboletas e flores encontra-se o nome de Jason, o antigo namorado.

Emilia Clarke

LONDON, UNITED KINGDOM - JUNE 07: Emilia Clarke attends the UK film premiere of 'Fast Girls' at Odeon West End on June 7, 2012 in London, England. (Photo by Stuart Wilson/Getty Images)

Photo by Stuart Wilson/Getty Images

Emilia — Daenerys Targaryen na série — é filha de um sonoplasta de teatro e tem um irmão estudante de política. Se não fosse atriz a inglesa teria sido arquiteta, cantora ou designer. A  lista de romances inclui o criador de Family Guy, Seth MacFarlane, e o australiano Jai Courtney. Recentemente a atriz confessou ser contra as cenas de sexo que a sua personagem protagoniza na série.

Peter Dinklage

LOS ANGELES, CA - JANUARY 18: Actor Peter Dinklage attends the 20th Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Auditorium on January 18, 2014 in Los Angeles, California. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)

Photo by Ethan Miller/Getty Images

Tyrion Lannister é uma das personagens com maior popularidade. Vegetariano desde os 16 anos, Peter Dinklage tem ascendência alemã e irlandesa. À nascença foi-lhe diagnosticada acondroplasia, a forma mais comum de nanismo — Dinklage mede 1 metro e 35 e fala sobre isso sem problemas: “Quando era novo, deixava-me afetar. Em adolescente, era amargo e zangado, e definitivamente construí muros. Mas, à medida que vais ficando mais velho, percebes que só precisas de ter senso de humor. Sabes que o problema não é teu. É deles.” Peter Dinklage é casado com a encenadora de teatro Erica Schmidt. Os dois têm uma filha chamada Zelig.

Nikolaj Coster-Waldau

LOS ANGELES, CA - SEPTEMBER 20: Actor Nikolaj Coster-Waldau attends the 67th Emmy Awards at Microsoft Theater on September 20, 2015 in Los Angeles, California. 25720_001 (Photo by Alberto E. Rodriguez/Getty Images for TNT LA)

Alberto E. Rodriguez/Getty Images for TNT LA

O ator e produtor dinamarquês interpreta o cavaleiro Jaime Lannister, um autêntico gerador de amores e ódios. A juventude foi dificultada pelo divórcio dos pais e pelos problemas do pai com o álcool, que levaram à sua morte em 1998. O padrasto de Coster-Waldau é líder do Partido da Comunidade do Povo da Gronelândia. É casado há vários anos com Nukâka e tem duas filhas. A família vive no norte de Copenhaga.

Natalie Dormer

LOS ANGELES, CA - JANUARY 18: Actress Natalie Dormer attends the 20th Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Auditorium on January 18, 2014 in Los Angeles, California. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)

Ethan Miller/Getty Images

Em frente às câmaras é a sedutora Margaery Tyrell. Atrás delas, Natalie gosta de se dedicar à dança e à esgrima. Recentemente, a inglesa revelou que foi vítima de bullying durante a infância.  Mantém, desde 2011, uma relação com o realizador irlandês Anthony Byrne.

Sophie Turner

LOS ANGELES, CA - JANUARY 25: Actress Sophie Turner attends the 21st Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Auditorium on January 25, 2015 in Los Angeles, California. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images)

Photo by Frazer Harrison/Getty Images

Sansa Stark tem um vida atribulada na série. Não há um minuto de descanso. Sophie é conhecida pelos cabelos ruivos — mas, na verdade, são loiros. Com dois irmãos mais velhos, a atriz britânica perdeu uma irmã gémea ainda antes do seu nascimento. Tem uma relação com o guitarrista da banda The Vamos, James McVey.

Maisie Williams

SAN DIEGO, CA - JULY 11: Actress Maisie Williams arrives at the TV Guide Magazine: Fan Favorites panel during Comic-Con International 2015 at the San Diego Convention Center on July 11, 2015 in San Diego, California. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)

Photo by Ethan Miller/Getty Images

A personagem Ayra Stark é uma criança que desde cedo teve de enfrentar os maiores perigos e os maiores obstáculos para sobreviver. Mas Maisie Williams, que nasceu em 1997, é uma criança normal a chegar à adolescência. Adora dança e já revelou que tem um namorado — mas a identidade dele ficou em segredo.

Kit Harington

475662728

Jon Snow é o bastardo da família Stark — e é, talvez, a personagem mais popular da série. Pelo menos, andou a ser muito falado nos últimos tempos (vai ter que ver a série para perceber porquê). Em 2012, partiu o tornozelo e a equipa de produção deu voltas à cabeça para conseguir resolver o problema e continuar com a rodagem da terceira temporada. Para compensar, Harington ofereceu uma garrafa de whiskey ao produtor. Quando era mais novo, Kit nem pensava em ser uma estrela de televisão: preferia ser operador de câmara, correspondente de guerra ou jornalista. Teve uma relação com a atriz Rose Leslie, que também faz parte do elenco.

Carice van Houten

LOS ANGELES, CA - JANUARY 18: Actress Carice Van Houten attends the 20th Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Auditorium on January 18, 2014 in Los Angeles, California. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)

Photo by Ethan Miller/Getty Images

Van Houten interpreta uma das personagens mais misteriosas de “A Guerra dos Tronos”. Só se sabe que tem o nome de Melisandre, que alega ter poderes sobrenaturais e que pode ser um pouco assustadora. Mas a holandesa não é só atriz. Já lançou um álbum de pop-rock que alcançou grande sucesso na Holanda. Escreveu também um livro com o seu melhor amigo. A sua última relação foi com o ator alemão Sebastian Koch e durou cinco anos.