Exercício Físico

Como ficar em forma (e perder calorias) sem sair da praia

Gostava de perder calorias enquanto trabalha para o bronze? Levante-se da toalha e corra para o areal se quer tonificar os músculos e estimular a circulação com um pé na areia e outro no mar.

Autor
  • Sílvia Silva

Se é daquelas pessoas que sempre que vai à praia não abdica de uma ida ao ginásio, fique a saber que está a perder uma oportunidade de queimar mais calorias enquanto trabalha para o bronze. O exercício físico na areia exige uma maior resistência e esforço do corpo e, consequentemente, resulta numa alta perda calórica. Por exemplo, se trocar a passadeira e começar a correr descalço no areal, vai ativar cerca de 70% dos músculos do corpo e ainda estimular as terminações nervosas existentes na planta dos pés.

Segundo o El Mundo, a explicação está na areia (uma superfície mole e instável) que estimula a circulação, ajuda na absorção do impacto resultante do exercício minimizando o choque e a possibilidade de lesão nas articulações, e melhora o equilíbrio do corpo. Ao mesmo tempo, o som relaxante do mar reduz o stress, a água — se estiver fria — tonifica os músculos e a oxigenação das células é muito maior porque o cérebro recebe o dobro do oxigénio em comparação a um treino num ginásio fechado.

Mas atenção: os especialistas alertam que antes, durante e depois da prática de exercício físico na praia é necessário aumentar a ingestão de líquidos para não desidratar. Apesar dos seus músculos estarem mais quentes e, por isso, menos suscetíveis a lesões, não dispense o aquecimento e alongamento antes e depois de cada treino. Para além disso, deve evitar as horas de grande calor e usar sempre protetor solar, de preferência à prova de água e resistente à transpiração.

Em entrevista ao jornal espanhol, o personal trainer Daniel White recomenda três exercícios diferentes:

  1. correr com a água até metade da perna para trabalhar a força inferior do corpo;
  2. correr no areal (onde a areia esteja húmida e compacta) para trabalhar os gémeos;
  3. correr na areia para aumentar a resistência, fortalecer as pernas e a zona abdominal.

Em alternativa pode sempre optar por caminhar ao longo da costa para fazer um treino cardiovascular ou nadar contra as ondas para gastar calorias extras.

Se não é fã de corridas, reunimos em fotogaleria cerca de dez modalidades diferentes para iniciados e veteranos se levantarem da toalha e ficarem em forma este verão sem sair da praia.

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