Se estender a toalha, molhar os pés e comer bolas de Berlim é tudo o que está a pensar fazer nas suas férias de verão, lamentamos informar que é muito provável que a balança aumente gradualmente de peso. Mas se quer manter um estilo de vida saudável sem abdicar da praia, esqueça o ginásio e as corridas no parque porque só precisa de areia para estar em forma. Esta não só estimula a circulação (e melhora o equilíbrio do corpo) como ainda é uma boa superfície para trabalhar os músculos de todo o corpo — principalmente se não gostar de nadar ou jogar raquetes.

Enquanto as flexões prometem aumentar a tonicidade muscular dos seus bíceps e tríceps, os abdominais vão contribuir para um ventre liso e a abdução da perna vai ajudá-lo a ter uns quadris definidos. Basta seguir o plano de exercícios animados na fotogaleria do Observador três a cinco vezes por semana.

Atenção: não se esqueça de aumentar a ingestão de líquidos para não desidratar porque vai suar mais do que o costume. A boa notícia é que durante o treino não precisa de se levantar da toalha — a não ser no fim da rotina de exercícios para dar um mergulho no mar ou correr atrás do vendedor das bolas de Berlim e, quiçá, de bolacha americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR