Já não há como evitá-lo. Mais do que uma promessa, a conectividade é já uma certeza para o mundo automóvel. E, seguramente, uma das áreas que mais evoluirá neste sector no futuro imediato. A bordo de um automóvel é já possível executar uma miríade de tarefas, e a tendência é para aumentar exponencialmente.

A Seat foi a primeira a lançar uma tecnologia de integração de smartphones compatível com os sistemas CarPlay (para o sistema operativo iOS, da Apple), AndroidAuto (para o sistema Android, da Google) e MirroLink (um standard da indústria da electrónica). A marca de Martorell também já oferecia a tecnologia FullLink, para os iPhone compatíveis e para dispositivos Android, em todos os seus modelos equipados com o sistema Connect. Solução que permite aos condutores, onde quer que se encontrem, conhecer o estado dos mesmos, assim como manterem-se ligados às redes sociais e outras aplicações online enquanto conduzem, de uma forma completamente segura.

Mas o construtor espanhol decidiu ir mais longe e deu mais um passo decisivo no sentido da conectividade automóvel ao tornar-se na primeira marca do sector, a nível mundial, a propor uma App compatível com o sistema CarPlay, da Apple. A Seat DriveApp, desenvolvida para o sistema operativo iOS, está agora disponível na App Store e permite ao utilizador visualizar e gerir o conteúdo da aplicação, instalada num iPhone, a partir do ecrã de bordo do veículo. A app já é proposta em Espanha e, nas próximas semanas, será disponibilizada também nos restantes mercados em que a Seat opera.

Com a Seat DriveApp, os utilizadores podem aceder integralmente aos dados do veículo para tornar mais fácil a sua experiência de condução. Neste domínio, as indicações fornecidas incluem as datas agendadas para operações de manutenção, a pressão dos pneus ou as ofertas disponíveis nos concessionários mais próximos. Estando já prevista uma actualização da aplicação nas próximas semanas, de forma a permitir-lhe oferecer ainda mais funcionalidades e serviços.

A Seat DriveApp foi integralmente desenvolvida no Centro Técnico da marca espanhola, com a marca a ter como objectivo ser líder na criação de um ecossistema de mobilidade, e na transição de um modelo de negócio assente no fabrico e venda de veículos para outro em que seja, acima de tudo, um fornecedor de soluções de mobilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR