O Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, vai contar com dezenas de iniciativas pelo país, entre as quais, peças de teatro e exposições, com destaque para uma homenagem do Teatro Maria Vitória à atriz Eunice Muñoz, que receberá a Máscara de Ouro. O prémio será entregue este domingo, 26 de março, durante a representação da revista “Parque à Vista”.

O Dia Mundial do Teatro é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e é assinalado, em Portugal, na segunda-feira, com iniciativas gratuitas ou a preços reduzidos. Eis algumas delas:

Centro e Sul

Em Coimbra, o Teatro Académico de Gil Vicente, no âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra e do Festival END 2017: Encontros de Novas Dramaturgias, apresentará um espetáculo, às 22h, intitulado “A Constituição”, do dramaturgo Mickael de Oliveira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Tondela, as comemorações começaram na sexta-feira, com uma produção de teatro radiofónico, criação artística conjunta da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT com a Fundação Lapa do Lobo. “A Ilha Desconhecida”, adaptação do conto de José Saramago, será apresentada em Tondela nos dias 25 e 27 de março, às 21h45, numa coprodução da Fundação José Saramago.

O Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, terá atividades ao longo de todo o dia dia, de entrada livre, que incluem uma visita guiada à exposição “Teatro em Cartaz: A coleção de D.Maria II”, às 14h, com curadoria de Lizá Ramalho e Artur Rebelo. Às 16h e às 19h, haverá a apresentação da “ação teatral” de curta duração “Ethica. Natura e origine della mente”, do encenador e artista plástico italiano RomeoCastellucci.

Às 20h, o público terá a possibilidade de participar numa conversa com Romeo Castellucci, moderada pelo poeta José Tolentino Mendonça. À noite, “uma série de narrativas são oferecidas ao público em diferentes locais do Teatro” Nacional D. Maria, com o espetáculo “Tiranossauro Rex — Procedimento básico de memorização e esquecimento”, do brasileiro Alex Cassal.

No Nacional D.Maria II, a celebração do Dia Mundial do Teatro termina às 21h30, com a representação de “Ensaio para uma cartografia”, criação da encenadora e atriz Mónica Calle.

Ainda em Lisboa, a Companhia do Chapitô “celebra as artes cénicas com a magia do circo”, com “O Teatro e o Circo”, no dia 27 de março, às 22h. Além dos alunos do Chapitô, o espetáculo contará com os artistas italianos Katharina Gruener e Luca Sartor, residentes artísticos na companhia.

Em Almada, a Companhia de Teatro de Almada comemora a data com iniciativas, de entrada livre, a partir das 17h. No Teatro Municipal Joaquim Benite, haverá a leitura da peça “Migrantes”, de Matéi Visniec, o lançamento do terceiro volume da coleção O sentidos dos mestres, dedicado ao encenador Ricardo Pais, e dois espetáculos com a peça “A noite da iguana”, de Tennessee Williams, encenada por Jorge Silva Melo, e “Bonecos de Luz”, de Romeu Correia, com encenação de Rodrigo Francisco.

Antes do espetáculo “A noite da Iguana”, Jorge Silva Melo irá ler a mensagem do Dia Mundial do Teatro deste ano, da autoria da atriz francesa Isabelle Huppert.

No Montijo, o Centro de Estudos de Teatro e a Companhia Mascarenhas-Martins juntaram-se para organizar a jornada “Criar e produzir: modalidade de cooperação criativa nas artes cénicas”, que acontecerá no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, a partir das 14h30. Para a jornada são esperados profissionais de teatro, como Anne de Amézaga (Compagnie Louis Brouillard), Carla Ruiz (TNDMII) e Luís Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia).

Em Olhão, no distrito de Faro, a peça “Hoje não há Teatro”, da companhia local A Gorda, sobe ao palco do Auditório Municipal, às 21:30.

Norte

No Porto, a partir das 10h, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) promovem três visitas guiadas, de entrada gratuita, à exposição “Noites Brancas”, “uma travessia por territórios cénicos que fazem a memória do teatro”. Também pela manhã, no foyer do TNSJ e no átrio do mosteiro, haverá uma Feira do Livro de Teatro, que decorrerá até sexta-feira, 31 de março, e na qual estarão disponíveis títulos editados e coeditados pelo TNSJ, nos últimos anos.

Às 15h, a professora e investigadora teatral Alexandra Moreira da Silva orientará um seminário sobre Romeo Castellucci e os limites do teatro. O ciclo de Romeo Castellucci termina terça-feira, dia 28 de março, com duas iniciativas que terão lugar no MSBV, no Porto: o encenador italiano vai dirigir uma masterclass, às 15:00, e haverá ainda a apresentação de “Júlio César – Peças Soltas”, uma intervenção dramática sobre William Shakespeare, integrada no BoCa — Biennial of Contemporary Art’s, com récitas às 17h e às 21h.