Primeira Liga NOS

Ainda há muito campeonato? Fomos fazer as contas

Depois do sucesso com as contas para a Liga dos Campeões, onde todos os nossos 5 favoritos chegaram aos quartos de final, decidimos agora dar uma vista de olhos na liga portuguesa.

ESTELA SILVA/LUSA

Autores
  • Ricardo Santos
  • Paulo Rosário

Só já faltam cinco jornadas, mas pelas nossas contas ainda muita coisa é possível. No topo ainda “três” equipas (ok, duas…) podem chegar ao título. E mesmo a Europa, no limite, está ao alcance de… 10 equipas! Lá para baixo, os lugares da despromoção começam a estar definidos, mas ainda muita coisa pode acontecer, com três equipas com mais hipóteses de descer. Ainda assim, há 7 equipas ainda em risco de passarem a próxima época na II liga.

Comecemos pelo título. O Benfica é “claramente” o favorito, com um pouco mais de 60%, seguido do Porto, com 36%. Mas em semana de dérbi e com uma diferença pontual ainda curta, a situação pode rapidamente mudar – ainda que as probabilidades pareçam muito distantes, um jogo (ou um golo) podem fazer a diferença.

O Sporting ainda mantém uma réstia (muito ténue) de esperança, que certamente trará alguma motivação extra para o jogo deste fim-de-semana.

Curiosamente, como as coisas estão muito apertadas no topo, há uma probabilidade de 10% de que haja um empate pontual no primeiro lugar da classificação. Pelo que para ser campeão, além de ganhar, convém marcar…

A jornada que aí vem

Esta jornada promete. Será que o Sporting salva a época? É obrigatório ganhar, para manter alguma esperança, e já agora estragar a festa do rival. As probabilidades são muito semelhantes, mas o Benfica parte como ligeiro favorito apesar do jogo ser em Alvalade. No entanto, dérbi é dérbi e segundo reza a história, quem está pior ganha… será que acontece o mesmo com nosso modelo e quem tem menos probabilidade, ganha?

Outros campeonatos

E como o futebol não se resume aos três grandes e ao título, arriscamos também prever quem se qualifica para as competições europeias. O cenário mais provável é o da qualificação direta do Benfica e do FC Porto para a Champions e que o Sporting acabe em 3º lugar com Guimarães e Braga nos lugares seguintes. Tendo em conta que o Guimarães, por estar na final da Taça, tem já a presença assegurada na Liga Europa, o Marítimo aparece destacado para assegurar o lugar que falta, mas ainda assim o Rio Ave tem 10% de hipóteses e outros 4 clubes tem perto de 1% — é difícil mas não totalmente impossível.

Continuando a descer e passando para baixo da linha de água, Nacional e Tondela são os “favoritos” destacados à despromoção. Mas ainda há outras equipas que continuam sob a ameaça de uma época fora da Primeira Liga. E tendo em conta o que costuma acontecer nas últimas jornadas não são de descartar surpresas.

O modelo de probabilidades Observador-Empirica Services, que agora adaptamos à Primeira Liga, é idêntico ao que estamos a usar para a Liga dos Campeões. Pode ler como funciona, aqui:

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Morte

Xutos & Pontapés na Igreja e no Estado

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Não podendo o Parlamento honrar todos os cidadãos falecidos, é razoável que reserve as suas homenagens para os portugueses que mais se distinguiram pelo seu saber e serviço à comunidade.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site