O Presidente eleito timorense, Francisco Guterres Lu-Olo toma posse às 00h00 de 20 de maio em Tasi-Tolu, arredores de Díli, exatamente no mesmo local e à mesma hora em que em 2002 proclamou a restauração da independência do país.

Equipas estão a preparar o recinto localizado na saída oriental da capital timorense onde Lu-Olo sucederá a Taur Matan Ruak como o 4.º chefe de Estado desde a restauração da independência. Para que se possa realizar em Tasi Tolu, como pretendia o Presidente eleito, o Parlamento Nacional teve que aprovar uma resolução a autorizar a ‘mudança’ temporária do plenário para aquele local.

A lei prevê que o chefe de Estado eleito tome posse numa sessão solene do plenário que será aberta às 22h30 do dia 19 de maio (hora local) pelo presidente do Parlamento Nacional, Adérito Hugo da Costa. Depois de lido o Acórdão do Tribunal de Recurso que confirma a vitória eleitoral de Lu-Olo nas eleições presidenciais de 20 de março, será feito o juramento e assinado o auto de posse de declaração de compromisso.

Esse ato de posse decorre às 00h00 de 20 de maio, exatamente a mesma hora e no mesmo local que Lu-Olo, então presidente do Parlamento Nacional, proclamou a restauração da independência perante dezenas de líderes mundiais. Após o juramento, Lu-Olo deverá fazer o seu primeiro discurso enquanto chefe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os preparativos para a cerimónia estão a ser feitos em parceria por equipas do Parlamento Nacional e do Ministério da Administração Estatal, em coordenação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para gestão das visitas de dignitários internacionais. O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Hernâni Coelho, disse hoje à Lusa que o Governo “já recebeu confirmações de alguns chefes de Estado e outros que confirmaram que iam enviar enviados especiais”.

Escusando-se a revelar a lista completa, até que os programas das visitas fiquem fechados, na próxima semana, Coelho disse que o secretário-geral da ONU, António Guterres, enviará um representante e que os países lusófonos farão o mesmo. “Temos confirmação de enviados especiais dos nossos países irmãos, e da CPLP, através da sua secretária executiva e ainda de alguns países da região que estarão representados a nível de chefe de Estado”, disse.

A tomada de posse de Lu-Olo é o ponto alto das comemorações dos 15 anos da restauração da independência, que começam a 18 de maio com uma missa de Ação de Graças na Catedral de Díli. A 22 de maio decorre a Conferência Global sobre a Agenda 2030, com o tema “Um roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países frágeis e afetados pelo conflito”.