Os criminosos já sabem como é. Mas os restantes condutores, aqueles nunca se viram envolvidos em desacatos com a autoridade e não cultivam o hábito de fugir à polícia, não fazem ideia do que acontece quando um agente da autoridade quer fazer parar um carro em fuga.

Vem isto a propósito de um novo sistema que uma empresa americana – país onde, aparentemente, não querer ser capturado é quase um “desporto” nacional – desenvolveu para evitar que as forças da ordem tenham de bater no carro em fuga para o levar ao despiste, o que por vezes tem consequências imprevisíveis. É certo que os agentes já têm aulas para aprender como proceder para impedir que os prevaricadores fujam, embatendo-lhes na traseira para os fazer entrar em pião, ou empurrando-os para fora da estrada. Porém, esta forma tradicional e muito intrusiva de impedir a fuga causa, por vezes, acidentes graves e danos colaterais indesejados.

Foi exactamente para evitar esse tipo de situações que surgiu o Grappler Police Bumper, um dispositivo que se coloca no pára-choques dianteiro e que permite aplicar umas cintas numa das rodas posteriores do veículo em fuga, bloqueando-a. Parece tão simples quanto eficaz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR