Já não é de hoje que a Tesla revela particular empenho em simplificar a sua oferta, sobretudo através da redução de várias opções disponíveis para os modelos que a compõem. Inclusive no capítulo mecânico. A medida tem por objectivo proporcionar vantagens em diversas áreas, como optimizar a produção, simplificar o processo de escolha para o cliente, reduzir o prazo de entrega desses mesmo modelos e, nalguns casos, estimular a procura por soluções mais evoluídas, logo, mais caras e… com maior margem de lucro!

Exemplo disso mesmo, as alterações que têm vindo a ser introduzidas no seu configurador de veículos, o célebre Design Studio. Há não muito tempo atrás, foi retirada do leque de opções de baterias a versão de 60 kWh, pelo que a gama dos Model S e Model X se inicia, desde então, nas variantes equipadas com a bateria de 75 kWh, suficiente para uma autonomia de 490 km e 417 km, respectivamente. Para os menos familiarizados com estas questões dos eléctricos, importa sublinhar que, em termos físicos, a bateria em questão é exactamente a mesma, sendo a respectiva capacidade determinada pelo software de gestão do sistema instalado no veículo.

No mesmo sentido vai a mais recente modificação operada pela casa de Palo Alto neste domínio: a supressão da oferta destes dois modelos da bateria de 90 kWh – por sinal, a mesma que serve as suas versões 60, 75 e 90, pois, mais uma vez aqui, tudo é definido pela versão de software utilizada. Deste modo, Model S e Model X passaram a dispor de apenas uma capacidade para cada tipo de bateria utilizada: 75 para o pack original, 100 para o mais evoluído, introduzido no Outono do ano passado.

Só que, neste caso, a medida adoptada pelo fabricante californiano proporcionar-lhe-á benefícios também de ordem financeira. Isto porque quem quiser optar por uma versão de topo dos Model S e Model X, com mais de 75 kWh de capacidade e na qual pode ser instalada a suspensão pneumática, é agora obrigado a eleger as versões 100D ou P100D, naturalmente mais dispendiosas do que as anteriores 90D e P90D, logo, com maior margem de lucro.

Esta era uma decisão que já se esperava há algum tempo, e só não terá sido introduzida mais cedo porque, numa fase inicial, a bateria de 100 kWh estava reservada às versões de altas prestações dos modelos mencionados (as P100D), por questões de limitação de produção. Agora, que tais limitações deixaram de existir, a Tesla já pode propor os modelos também em versões 100D, cujos preços se iniciam, em Portugal (antes de incentivos), nos 116.800€ para o Model S 100D, e nos 119.750€ para o Model X 100D (165.950€ para o Model S P100D e 172.500€ para o Model X P100D).

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