Logo Observador
Tesla

0-100 km/h em menos de 2 segundos para o Roadster

O Tesla Model S já é o automóvel de produção recordista nos 0-100 km/h. Mas Elon Musk quer ir mais longe: o futuro Roadster poderá cumprir o exercício em menos de 2 segundos, mesmo com pneus de série.

Autor
  • António Sousa Pereira

Raramente, é protagonista de notícias o modelo que lançou a casa de Palo Alto no mercado: o Roadster, na sua versão original desenvolvido com base na plataforma do Lotus Elise. Mas, raramente não significa nunca. E, por isso, é do mais elementar rigor lembrar que Elon Musk, CEO da marca californiana, há não muito tempo atrás afirmou que está nos seus planos reeditar o seu modelo mais desportivo “ dentro de alguns anos” (mas sem especificar quantos…). E que para o mesmo até estaria reservado um modo de performance ainda mais extremo do que os conhecidos Insane Mode e Ludicrous Mode: o Maximum Plaid Mode.

Neste ponto, um esclarecimento: para os cinéfilos, não serão estranhas estas três designações. E não serão porque todas provêm da comédia de 1987, dirigida e protagonizada pelo actor e realizador nova-iorquino Mel Brooks, intitulada “Spaceballs” (“A Mais Louca Odisseia no Espaço”) – filme que será do particular agrado do fundador da Tesla.

De regresso ao que interessa. Actualmente, o Model S P100D, dotado do modo Ludicrous, já é o automóvel de produção em série mais rápido do mercado nos 0-100 km/h, com um registo oficial na casa dos 2,5 segundos (sendo que alguns proprietários afirmam ter conseguido já realizar o mesmo exercício em 2,3 segundos). Ora, se tal é possível numa berlina de luxo com praticamente 5 metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso, dá que pensar o que poderá ser alcançado por um dois lugares equipado com a mesma mecânica, mas bastante mais leve e aerodinâmico, para mais dotado desse prometido modo Maximum Plaid…

Vejamos o que tem Elon Musk a dizer sobre esse tão aguardado Tesla Roadster 4.0, como vai sendo carinhosamente apelidado pelos indefectíveis da marca. Através do Twitter, e quando instado por um outro utilizador a confirmar se o modelo seria capaz de cumprir os 0-100 km/h em menos de 2,0 segundos, o empresário de origem sul-africana começa por referir que “essa seria uma meta interessante”. Acrescentando que só será válida se o modelo for capaz de cumpri-la tal e qual saia da linha de montagem, equipado com pneus legalmente autorizados a circular na via pública.

Os dados estão pois lançados, e aguarda-se com redobrada expectativa pela chegada de tão prometedor desportivo.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt