Logo Observador
Jaguar

A caminho. Jaguar I-Pace já entrou em produção

Com as primeiras entregas agendadas ainda para este ano, o futuro SUV eléctrico Jaguar I-Pace deu já entrada na linha de montagem da austríaca Magna Steyr. Menos de um ano após a apresentação.

Autor
  • Francisco António

Desvendado oficialmente, como concept, no último Salão Automóvel de Los Angeles, o primeiro SUV eléctrico da história da Jaguar, denominado I-Pace, arrancou já para a fase de fabrico. Não em Coventry, sede da marca do felino, mas na fábrica da divisão austríaca da Magna Steyr.

A apresentação da versão de produção terá lugar no próximo Salão de Frankfurt, em Setembro, seguindo-se a entrega das primeiras unidades, lá mais para o final do ano.

Com chegada ao importante mercado norte-americano agendada para o início de 2018, a forma rápida como o processo tem vindo a decorrer deve-se também ao facto de a Jaguar estar a contar, desde o início, com a colaboração da Magna Steyr, empresa a que foi entregue o fabrico do carro.

“Fomos convidados desde muito cedo a participar no processo de desenvolvimento do modelo, com o objectivo de contribuirmos com propostas em termos de processo de engenharia e fabrico”, revelou o presidente da divisão da Magna Steyr para a tecnologia e engenharia automóvel, Karl-Friedrich Stracke. “Da nossa parte, tentámos aplicar desde cedo os processos correctos, a começar na elaboração do design. Processo que procurámos liderar do ponto vista do fabrico”, acrescentou.

Recorde-se que o Jaguar I-Pace tem por base uma plataforma eléctrica específica, à qual surge acoplada um conjunto de baterias de 90 kWh capaz, segundo o fabricante, de garantir uma autonomia superior a 500 km com um único carregamento. Isto, ao mesmo tempo que o sistema de propulsão assegura uma potência de 400 cv e 700 Nm de binário.

Quanto ao recarregamento das baterias, demora apenas 90 minutos para recuperar 80% da capacidade, desde que utilizando para tal um posto de corrente contínua (DC) de 50 kW.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

João Moreira Rato

Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.

Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

Aníbal Cavaco Silva

Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.