Maquilhagem

Maquilhagem de Halloween. Três ideias de última hora para brincar às bruxas (em vídeo)

É noite de Halloween e só percebeu isso hoje? Puxe da bolsa de maquilhagem e veja como reproduzir os três looks tendência deste ano. A maquilhadora Teresa Cadete explica-lhe tudo, passo a passo.

Pennywise, caveira néon e sereia gótica - em três vídeos, Teresa Cadete mostra que os looks tendência deste Halloween podem ser feitos com a maquilhagem que tem em casa.

FÁBIO VILARES/ OBSERVADOR

Quem é que precisa de um disfarce quando pode apostar todas as fichas na maquilhagem? Apenas com os produtos mais básicos, Teresa Cadete mostrou ao Observador como dar forma aos três looks de Halloween que marcam as tendências deste ano: a caveira néon, a seria gótica e o famoso palhaço Pennywise. Ao fim de oito anos a trabalhar como maquilhadora e depois de ter aberto a própria loja, a Kitchen, Teresa Cadete pôs de lado os produtos profissionais e elaborou três looks apenas com o que o comum dos mortais tem à mão. Sombra preta, eyeliner e batons de cores garridas é tudo o que precisa para se transformar numa criatura assustadora. Falta-lhe tempo? Nenhuma das sugestões demora mais do que uma hora.

Caveira néon

Dos três looks, este é o que vai lhe pôr à prova o talento para o desenho. Sim, porque no que toca à lista de material, mais simples do que isto não há. Para começar, sombra preta, primeiro para fazer uma espécie de barba negra, depois para os olhos, com um eyeliner ou um lápis preto, terminando com o nariz. Pode ainda utilizar a sombra preta para dar um efeito esfumaçado às zonas do rosto que não ficaram completamente negras. O lápis branco é mais ou menos facultativo. Permite-lhe fazer um esboço das linhas da caveira sobre o preto sem arruinar tudo o que já fez caso se engane. O truque é especialmente útil na parte dos dentes, por sinal, a mais minuciosa. Para as linhas, pode usar um batom líquido de uma cor garrida, mas com uma sombra consegue o mesmo efeito. O toque final é dado com eyeliner branco. Percorra levemente as linhas de cor para acentuar o efeito néon.

Sereia gótica

Os passos não são muito diferentes dos de uma maquilhagem normal. Só tem de exagerar tudo mais um bocadinho. Comece por utilizar uma base mais clara do que o seu tom de pele. Teresa não ficou por aí e ainda deu um toque de iluminador por cima, tudo para atingir aquela tão desejada tez cadavérica. A sombra preta faz o resto. Dê tudo nos smokey eyes com a ajuda de um eyeliner preto e dê o toque final com uma sombra roxa com brilho. Não guarde logo as sombras porque ainda vai precisar delas. Depois de carregar nas linhas de contour, aplique as sombras nos lábios e em pequenas doses no resto da cara. Além de cadáver, convém que esta sereia já esteja morta há pelo menos duas semanas. Morta e chorosa. Utilize dois eyeliners metalizados de cores diferentes para carregar nas lágrimas e não os guarde logo. Use-os para desenhar algumas escamas na cara. Umas collants de rede podem fazer com que fique tudo mais realista. No final, volte a pegar nas sombras para esbater as escamas.

Pennywise

Estava bom de ver que o Halloween de 2017 não ia passar ao lado do filme de terror do momento. Diretamente do remake de It, Teresa incluiu Pennywise nas escolhas. Use eyeliner preto e sombra preta para carregar os olhos e complete o look na parte superior da pálpebra com sombra vermelha ou laranja. A partir daí, não há que enganar: cara branca, com a ajuda de corretor ou de tinta branca própria para aplicar na pele. Daqui para a frente, só vai precisar de um batom vermelho. Teresa usou um líquido mate, mais fácil de aplicar, primeiro nos lábios, depois nas linhas que sobem até à testa. Use o mesmo batom para pintar o nariz. Volte à sombra preta, desta vez só mesmo para realçar as linhas vermelhas e os lábios com um ligeiro sombreado. Dê o toque final com uma sombra castanha clara para que a cara ganhe um espeto encovado.

Vídeos de André Carrilho e Fábio Vilares.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site