O novo ministro do Interior da Áustria diz que “não há nada a temer” em relação ao novo governo de coligação de extrema-direita anunciado na sexta-feira, depois de o partido conservador austríaco (ÖVP) ter chegado a acordo com o Partido da Liberdade, conhecido por ser anti-imigração, .

Este sábado, Herbert Kickl, o ministro do Interior que vem do Partido da Liberdade, diz que está com “um sentimento muito, muito bom” em relação ao novo governo de coligação que será liderado por Sebastian Kurz, de 31 anos, e líder do partido conservador, explica a BBC. Sebastian Kurz é agora o primeiro-ministro mais jovem da Europa e também a voz dos austríacos contra o acolhimento de refugiados.

Áustria. Coligação leva extrema-direita para o Governo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há dois meses que os partidos estavam a negociar a coligação que se tornou oficial este sábado. Herbert Kickl fica com a pasta do Interior e Heinz-Christian Strache, líder do Partido da Liberdade, fica como vice-primeiro-ministro. Os ministérios da Segurança Social e da Sáude também vão ser lideradas por membros do Partido da Liberdade. Karin Kneissl, que é especialista no Médio Oriente, vai ficar com a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Num comunicado conjunto, os líderes dos dois partidos declararam que existe “um acordo azul-turquesa”, que querem “reduzir o fardo dos contribuintes e, acima de tudo, assegurar uma maior segurança no país, passando também pela imigração ilegal”. Sebastian Kurz assegurou que o novo Governo austríaco vai ser pró-Europa e que um referendo como o que aconteceu no Reino Unido está fora de questão.

Sebastian Kurz. Quem é o novo líder da Áustria?