Explicador

Por que razão o caso Sócrates está para durar?

Setembro 201615 Setembro 2016594
Luís Rosa

E o futuro do processo?

Pergunta 9 de 9

O futuro da Operação Marquês passa muito pelo esclarecimento total dos indícios de corrupção que o Ministério Público entende ter recolhido contra José Sócrates. Desde a recolha dos dados bancários de Carlos Santos Silva na Suíça que ficou claro para a equipa de Rosário Teixeira que os indícios de fraude fiscal e branqueamento capitais imputados a Sócrates e a Santos Silva estão consolidados.

Já no que diz respeito aos indícios de corrupção, a investigação tem seguido diversas pistas que foram de um alegado empreendimento de Vale do Lobo, passaram por obras do adjudicadas ao Grupo Lena e, finalmente, entroncaram num alegado favorecimento do Grupo Espírito Santo — como pode ler em pormenor aqui. A prioridade dos investigadores passa por esclarecer cabalmente qual é a pista correta ou se as três pistas se complementam.

Ninguém admite a hipótese do Ministério Público arquivar os autos no final da investigação, tudo apontando para que seja produzido um despacho de acusação contra José Sócrates e os restantes arguidos. Resta saber se esse eventual despacho recolherá todos os indícios reunidos contra o ex-primeiro-ministro ou se serão extraídas certidões da Operação Marquês para novos processos. Por outro lado, resta igualmente saber em que medida essa eventual acusação afetará as investigações do caso BES e do caso Portugal Telecom, já que existem muitos pontos em comum entre estes três inquéritos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site