UNITA

Angola

Polícia investiga morte de dirigente da UNITA

A Polícia Nacional angolana está a investigar o homicídio do secretário municipal da UNITA. O partido atribui responsabilidades a elementos do MPLA e à intolerância política.
Angola

Angola. Líder da UNITA apela ao diálogo

O líder da UNITA aconselhou esta quarta-feira o presidente angolano a manter o diálogo para resolver problemas antigos. Isaías Samakuva afirmou que a consolidação do Estado é uma prioridade.
Angola

UNITA acusa MPLA por homicídio de dirigente

A UNITA denunciou esta quarta-feira o homicídio do secretário municipal de Cambundi-Catembo, na província de Malanje, cuja responsabilidade atribui a elementos afetos ao MPLA, partido no poder.
UNITA

Angola. Líder parlamentar da UNITA reconduzido

A decisão foi tomada após a primeira reunião do grupo parlamentar da UNITA, que quase duplicou, para 51, o total de deputados, na sequência das eleições gerais de 23 de agosto passado.
Angola

UNITA denuncia "execução" de filho de deputado

A direção da UNITA denunciou que se repetem "atos de violência pós-eleitoral" contra elementos do maior partido da oposição angolana, tal como a "execução sumária" do filho de um deputado eleito.
UNITA

Líder da UNITA deixa presidência do partido

Isaías Samakuva anunciou que vai deixar a liderança do maior partido da oposição e que é hora de iniciar um novo processo. Samakuva foi eleito em 2003, depois da morte de Jonas Savimbi.
Eleições em Angola

Pedidos de invalidação foram recusados

A Comissão Nacional Eleitoral angolana julgou improcedentes os pedidos de invalidação dos resultados provisórios das eleições gerais de 23 de agosto.
Eleições em Angola

Unita não reconhece os resultados já divulgados

Cabeça-de-lista da UNITA, Isaías Samakuva, não reconhece validade aos resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). O partido vai divulgar a sua contagem.
Eleições em Angola

UNITA quer saber origem dos resultados provisórios

Vice-presidente da UNITA, Raul Danda, garantiu que "desde que os resultados sejam transparentes" o partido vai respeitar os resultados.
Angola

UNITA acena com salário mínimo de 500 dólares

171
Subida do salário mínimo angolano para 500 dólares é uma das propostas que a UNITA leva para eleições de 23 de agosto. E anuncia agenda de governação até 2030, "participativa e sem revanchismos".
UNITA

Angola pede aos EUA que dê atenção às eleições

O líder da UNITA, maior partido da oposição, apelou ao Governo norte-americano e à comunidade internacional para acompanharem "de perto o processo eleitoral angolano".
Angola

UNITA acusa partido do poder de vandalização

A UNITA, maior partido da oposição angolana, denunciou a "reiterada vandalização e retirada das bandeiras e cartazes" daquela força política, cuja responsabilidade atribui a "ao MPLA".
Angola

UNITA lança apelo urgente por donativos

Raúl Danda, vice-presidente do partido angolano fez um apelo por "meios financeiros" que permitam à UNITA "realizar uma campanha eleitoral digna desse nome". As eleições estão marcadas para agosto.
Angola

UNITA convoca manifestação em Angola

A UNITA, maior partido da oposição angolana, convocou para sábado, 3 de junho, uma manifestação nacional para exigir que a Comissão Nacional Eleitoral inicie novo processo contratual de empresas.
Eleições

UNITA não quer visitas de políticos portugueses

O presidente da UNITA e candidato às eleições presidências, Isaías Samakuva, disse que não quer governantes portugueses a visitar Angola antes da conclusão do processo eleitoral.
MPLA

MPLA refuta "acusações melodramáticas" da UNITA

O MPLA, partido maioritário, minimizou o protesto apresentado pela UNITA à Assembleia Nacional, pela utilização dos órgãos estatais de comunicação na sua pré-campanha.
UNITA

UNITA leva ao parlamento leis sobre poder local

A UNITA anunciou ter remetido ao parlamento angolano, com "caráter de urgência", dois diplomas sobre as autarquias locais, cujas primeiras eleições continuam por realizar.
Angola

UNITA quer investigações a dirigentes portugueses

O presidente do grupo parlamentar da UNITA desafiou o Ministério Público angolano a investigar as acusações relacionadas com a corrupção que surgem em Portugal a dirigentes angolanos.
UNITA

UNITA acusa Governo angolano de chantagem

A UNITA classificou como "chantagem e ingerência nos assuntos de Portugal" a reação do Governo angolano à divulgação da investigação do Ministério Público português a Manuel Vicente.
UNITA

UNITA. Queixa sobre os media estatais angolanos

A UNITA, principal partido da oposição em Angola, apresentou um protesto formal ao Conselho Nacional de Comunicação Social em que acusa os media estatais de "tratamento diferenciado".
UNITA

Histórico lider da UNITA recordado 15 anos depois

A morte em combate de Jonas Savimbi é recordada esta quarta-feira em Angola, 15 anos depois, nomeadamente por quem lidou diretamente com o histórico fundador da UNITA, numa casa alegadamente sob escuta.
Angola

UNITA pede ponderação na visita de Costa a Angola

A UNITA pediu ponderação na visita do primeiro-ministro português a Angola, recordando que o país já está em pré-campanha para as eleições de agosto.
José Eduardo dos Santos

UNITA. Canditado a PR é "pseudo-sucessão"

A UNITA, maior partido da oposição angolana, considerou que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, "decidiu sair sem sair" ao anunciar o nome de João Lourenço como candidato às eleições gerais deste ano.
Angola

Uíge. UNITA quer comissão de inquérito

A UNITA pediu uma "comissão de inquérito idónea e imparcial" para investigar a intervenção policial no incidente que, na sexta-feira, provocou pelo menos 17 mortos num estádio de futebol no Uíge.
Angola

Líder da UNITA: angolanos não aceitam mais fraudes

Isaías Samakuva, presidente da União Nacional para Independência Total de Angola, admitiu que os "angolanos não vão aceitar mais nenhuma fraude" relativamente às eleições gerais previstas para agosto.
UNITA

UNITA acusa MPLA de registo eleitoral ilegal

A UNITA acusa o partido no poder em Angola, o MPLA, de estar a mobilizar em Cabinda cidadãos congoleses para se inscreverem ilegalmente para o registo eleitoral.
Angola

Angola: julgamento a atentado visa atingir a UNITA

A defesa do julgamento dos 37 cidadãos acusados de atentado contra o Presidente angolano considerou este sábado o caso como um processo político que visa "infernizar" a direção da UNITA.
UNITA

UNITA apela à adesão para eleições

O líder da UNITA, maior partido da oposição angolana, apelou aos cidadãos a aderirem ao registo eleitoral, que arranca quinta-feira em todo o país, para as eleições gerais de 2017.
Polónia

Comissão acha que Polónia não é Estado de Direito

A Comissão Europeia adotou uma opinião onde põe em causa o Estado de Direito polaco. Varsóvia diz que vai agir, mas não é por causa de "recomendações vindas de instituições internacionais".
Angola

UNITA exige inquérito após ataques a deputados

A UNITA vai pedir uma comissão de inquérito urgente aos incidentes ocorridos na quarta-feira na província de Benguela, que terão terminado com um militante morto.
UNITA

UNITA criticou novos atos de intolerância política

A UNITA criticou esta sexta-feira os atos de intolerância política registados "de novo" um pouco por todo o país, que devem ser denunciados "com vigor", porque visam intimidar o eleitorado.
Angola

Eduardo dos Santos. UNITA prefere "ver para crer"

A direção da UNITA prefere "ver para crer" o anúncio da saída da vida política do Presidente José Eduardo dos Santos, mas o maior partido da oposição assume-se como pronto para a alternância em Angola.
Angola

Savimbi. Imagem de "bárbaro" em jogo choca família

A família de Jonas Savimbi diz-se "chocada" com a imagem de "bárbaro" transmitida pelo jogo "Call of Duty" do fundador e líder histórico da UNITA e exige uma indemnização de um milhão de euros.
Angola

UNITA pede estado de "calamidade nacional"

A UNITA defende que o Governo angolano deve decretar o "estado de emergência e calamidade nacional" no sul, face à seca e fome que atingem algumas províncias.
Angola

Isaías Samakuva reconduzido presidente da UNITA

O atual presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, venceu hoje as eleições internas, sendo reconduzido no cargo para um novo mandato.
Angola

UNITA inicia congresso para escolher líder

A UNITA inicia esta quinta-feira o seu XII congresso ordinário, que servirá para escolher o líder e candidato às eleições de 2017.
Angola

Especial/ Angola. 40 datas de uma independência

175
A 11 de novembro de 1975, Angola passou a ser uma nação independente. Mas o novo capítulo da história angolana trouxe consigo uma longa guerra civil e uma sociedade fraturada.
Angola

Angola. UNITA nega plano para derrubar Estado

A União Nacional para a Independência Total de Angola, maior partido da oposição, recusou a autoria de um alegado plano para atentar contra as instituições do Estado e a tomada do poder pela força.
Angola

UNITA diz que Angola vai mudar politicamente 

O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse em Lisboa, que Angola sofrerá mudanças políticas importantes nos próximos tempos e que a crise vivida agora é entre a sociedade e o Governo angolano.
Angola

Falta cumprir-se a Angola de Anabela Muekalia

228
A mulher de Jardo Muekalia esteve em Lisboa para apresentar "Quando o Impossível se Torna Possível". Em conversa com o Observador disse que quer deixar Washington e voltar ao país de onde fugiu em 86.
Angola

UNITA preocupada com silêncio sobre a China

O líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) disse hoje que o silêncio do Presidente angolano sobre a sua recente visita à China está "a gerar muita preocupação".
Angola

UNITA propõe lei para fazer eleições transparentes

A UNITA anunciou esta quarta-feira a proposta de uma lei para tornar as eleições mais "justas" e "transparentes" em Angola.
Crise no GES

UNITA quer inquérito ao caso BESA este ano

O maior partido da oposição angolana quer um inquérito parlamentar ao caso BES Angola já nesta sessão legislativa, que arranca agora em outubro.
Crise no GES

BESA foi usado para atos ilícitos

O "caso" BESA constitui "um exemplo de como pessoas nas vestes de agentes do Estado [em Angola] utilizam os fundos públicos e a autoridade pública para actos ilícitos", afirmou Isaías Samakuva.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site