Alberto João Jardim

PSD

PSD. Alberto João Jardim está com Rui Rio

325
Ex-presidente do Governo Regional da Madeira admite, no entanto, que Santana Lopes leva vantagem na corrida à liderança social-democrata: tem o "aparelho partidário ao seu lado", diz João Jardim.
Alberto João Jardim

Jardim defende nova formação política

Alberto João Jardim defendeu que só uma reforma dos partidos ou uma nova formação política poderá resolver os problemas do país, reiterando discordâncias com o atual líder do PSD.
Tribunal

Alberto João Jardim não vai a julgamento

O Tribunal Judicial da Madeira decidiu não levar a julgamento os sete arguidos "Cuba Livre", relativo à alegada ocultação da dívida do arquipélago, incluindo o ex-presidente Alberto João Jardim.
Tribunal

Futuro do caso 'Cuba Livre' decidido hoje

O Tribunal Judicial da Comarca da Madeira decide esta segunda feira se arquiva ou manda para julgamento o caso "Cuba Livre", no qual o ex-presidente do Governo Regional Alberto João Jardim é arguido.
Alberto João Jardim

Especial/ Memórias de Jardim: poder, cuecas, Marcelo e vaias

243
Após 37 anos à frente da Madeira, é tudo sobre poder. Alberto João lança esta semana uma autobiografia com mais de 800 páginas. Fala de Marcelo, explica o episódio das cuecas, recorda uma grande vaia.
Aeroportos

Aeroporto. Seixas preferia Alberto João a Ronaldo

1.323
Desafia os limites do "bom senso, da justiça e do ridículo" querer dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto na Madeira. Esta é a opinião de Francisco Seixas da Costa, ex-secretário de Estado do PS
Alberto João Jardim

Jardim absolvido de violação de imparcialidade

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim foi esta quinta-feira absolvido dos crimes de violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade nas eleições autárquicas de 2009.
Alberto João Jardim

Governo da Madeira sem culpa no fracasso de marina

O responsável pelo relatório da comissão de inquérito parlamentar à Marina do Lugar de Baixo disse que o Governo de Alberto João Jardim não teve responsabilidades políticas pelo fracasso da obra.
Política

"Passos Coelho está agarrado ao lugar"

518
Depois de dois anos de ausência da vida política, Alberto João Jardim deu uma entrevista ao Público onde tece fortes críticas a Pedro Passos Coelho e elogia António Costa.
Alberto João Jardim

Alberto João Jardim começa hoje a ser julgado

O ex-líder madeirense é acusado de ter violado os deveres de neutralidade e imparcialidade, nas eleições de 2009. Em causa estão polémicas com o PND e a acusação de "inaugurações eleitoralistas".
Alberto João Jardim

De presidente a pastor visionário. Jardim em filme

712
Ex-líder madeirense deixou a política ativa e estreou-se como ator. No filme "Feiticeiro da Calheta", sobre o autor do Bailinho da Madeira, Jardim interpreta um "pastor visionário" cheio de sonhos.
Madeira

Madeira. Marina custou milhões e não foi usada

A conhecida Marina do Lugar de Baixo foi uma das obras inauguradas pelo então presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, na campanha das legislativas regionais de 2004.
Alberto João Jardim

Julgamento de Jardim adiado pela terceira vez

Em causa está um processo por difamação, injúrias e abuso de liberdade de imprensa contra o historiador e militante do PS António Fernandes, que remonta à publicação de artigos de opinião em 1994.
Alberto João Jardim

Alberto João Jardim ouvido em tribunal

147
O ex-presidente do Governo Regional da Madeira é ouvido no âmbito do caso "Cuba Livre". João Cunha e Silva também será ouvido por ser suspeito de se ter envolvido na ocultação da dívida.
Alberto João Jardim

Julgamento de Jardim adiado (outra vez)

O julgamento do ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, pelos crimes de difamação, injúrias e abuso de liberdade de imprensa contra o historiador e militante do PS António Fernandes Loja foi adiado, sem nova data.
Alberto João Jardim

Alberto João Jardim é julgado no Funchal

O ex-presidente do Governo da Madeira é julgado por difamação, injúrias e abuso de liberdade de imprensa contra militante do PS. O julgamento marcado para 17 de fevereiro foi adiado para esta sexta.
Madeira

Um ano sem Jardim abriu "novo ciclo" na Madeira

163
Um ano depois das eleições que, pela primeira vez, não contaram com Alberto João Jardim, a ideia de que já se abriu um "novo ciclo" na Madeira é unânime entre os representantes máximos da região.
Alberto João Jardim

"Votei sempre PSD menos nas últimas eleições"

1.012
Alberto João Jardim não poupa Passos Coelho de críticas. Em entrevista ao i diz que é ele o culpado pela existência do Governo de António Costa e que se for a eleições vai "levar um banho"
Justiça

Jardim em tribunal por difamação e injúrias

Alberto João Jardim vai ser julgado na próxima semana por difamações e injúrias feitas ao historiador socialista António Fernandes Loja. Em causa estão ofensas como "ordinarote" e "tira-casacas".
Governos Regionais

PSD precisa de "nova direção para ter futuro"

110
O ex-presidente do Governo da Madeira e líder do PSD regional, Alberto João Jardim, defendeu que o partido "necessita de uma nova direção política nacional se quiser ter futuro".
Presidenciais 2016

Alberto João Jardim não é candidato

O ex-presidente do Governo da Madeira diz que não é candidato às eleições presidenciais de 2016, travando assim a máquina da sua candidatura que já estava em marcha desde julho. Agora, apoia Marcelo.
Legislativas 2015

Jardim: PSD ganha por causa das "forças ocultas"

João Jardim disse acreditar que o PSD ganhará as Legislativas porque esse resultado é "do interesse" dos "interesses financeiros do país" e das "forças que estão por trás da cortina".
Presidenciais 2016

Jardim diz-se vítima de "censura" na Madeira

173
Numa publicação colocada na página de Facebook "Alberto João Jardim Presidenciais 2016", o ex-governante da Madeira afirma que o arquipélago está debaixo de censura.
Miguel Albuquerque

Uma “Nova Madeira”?

363
Uma “Nova Madeira” com Miguel Albuquerque? Levará tempo apesar do fulgor e do élan, quase detectáveis nas ruas. Mas também há pedras no caminho – nunca deixou de haver – e algumas pesadas.
Presidenciais 2016

Alberto João Jardim deve avançar para Belém

284
O ex-presidente da Madeira já está à procura de financiamento, já tem um programa e mais de duas mil assinaturas. Tudo aponta para uma candidatura de Alberto João Jardim à Presidência da República.
Presidenciais 2016

Jardim avança para as presidenciais se...

109
O ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim disse estar disposto a avançar para as eleições presidenciais se tiver 10 mil proponentes e apoio financeiro.
Presidenciais 2016

Jardim não exclui hipótese de avançar para Belém

Em entrevista, o histórico líder madeirense disparou em todas as direções: acertou em cheio em Passos, mas também em Costa, Marcelo e Rui Rio. E ainda deixou espaço a uma eventual candidatura a Belém.
Alberto João Jardim

Jardim voltou a pedir suspensão de mandato na AR

O presidente cessante do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, revelou hoje que pediu a suspensão do mandato como deputado à Assembleia da República por "cansaço".
Madeira

Jardim não vai assumir lugar de deputado em Lisboa

Ex-presidente do Governo Regional já tomou decisão. O salto da Madeira para o continente não vai, afinal, concretizar-se.
Alberto João Jardim

"A partir de agora não tenho nada a ver com isto"

Alberto João Jardim despede-se da presidência do Governo Regional da Madeira e do PSD. "Se isto não tivesse corrido bem, ainda ficava com problemas de consciência", desabafou.
Eleições na Madeira

"Connosco a Madeira vai ter um novo rumo"

No discurso da vitória, o sucessor de Alberto João Jardim prometeu um "diálogo firme com a República" e um rumo "novo" e "mais democrático" para a Madeira.
Eleições na Madeira

PSD vence eleições regionais com maioria absoluta

1.486
O partido liderado por Miguel Albuquerque é o grande vencedor das eleições da Madeira. O PSD alcançou a 11ª maioria absoluta para a região, apesar de ter perdido votos. O PS é o grande derrotado.
Eleições na Madeira

Jardim deixa cargo sem grandes recordações do PSD

Depois de quase 40 anos no Governo Regional, Alberto João Jardim foi votar "com um ar muito menos pesado, muito menos preocupado". Taxa de participação é mais baixa do que há quatro anos.
Eleições na Madeira

Especial/ Quem são os candidatos a sucessor de Jardim?

Depois de perto de quatro décadas à frente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim retira-se de cena. Conheça os candidatos que disputam a sucessão nas eleições regionais.
Eleições na Madeira

Madeira: Seis razões para ficar atento às eleições

As eleições regionais deste domingo não são apenas as da sucessão de Jardim. Há meia dúzia de questões a que deve ficar atento na noite eleitoral e que aqui lhe sintetizamos.
Madeira

Alberto João disponível até para "lavar pratos"

Alberto João Jardim presidiu hoje à sua última inauguração antes das eleições de domingo que ditarão a nova composição da Assembleia Legislativa da Madeira.
Eleições na Madeira

As eleições na Madeira

As oposições não foram capazes de encontrar uma solução credível que mobilizasse a população, desprezando por completo que estamos perante um tempo novo.
Eleições na Madeira

Madeira: novo ciclo da autonomia da dependência

256
Temos eleições com todos os partidos contra o regime estatista de Jardim, mas sem respostas que garantam que a Madeira possa manter de forma consistente a riqueza actual.
Madeira

Recordações de um político que acaba sozinho

422
Conheço Alberto João Jardim há muitos anos. Tinha um projecto para a Madeira, sou desse tempo. Mas vi depois como, por não ter saído há dez, quinze anos, em glória, acaba hoje por sair sozinho.
Madeira

Jardim inaugura 'roulotte' com música e foguetes

455
Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou o Nico's Burguer num parque de estacionamento ao som de folclore e foguetes. Alberto João está "impressionado" com o aproveitamento dado ao espaço.
Madeira

PR marca eleições na Madeira e pede um debate bom

O Presidente da República, Cavaco Silva, marcou as eleições na Madeira para o dia 29 de março.
Presidenciais 2016

E agora Jardim? "Tenho de fazer contas à vida"

Jardim deixa o futuro em aberto. Ou deputado, ou candidato a presidente, ou nada. Por agora, o trabalho na Madeira está feito. Só lamenta uma coisa: nunca ter feito as pazes com a comunicação social.
Eleições

Madeira prepara-se para ir a votos no fim de março

Os partidos políticos vão ser ouvidos esta terça e quarta-feira e oposição quer eleições a 29 de março. Com a saída de Jardim, partidos posicionam-se para possíveis alianças.
Atentados de Paris

O certo e o incerto

Não rio de cartoons sulfúricos ou obscenos. Mas teria sem sombra de hesitação ido para a rua, comungando do mesmo luto e da mesma raiva, enrolada na bandeira da “diferença” da minha civilização.
Madeira

37 anos depois, Jardim sai: "Vou estar ausente"

Alberto João Jardim diz que vai assumir um "low profile" para não atrapalhar a gestão da ilha - mas ficou a maioria absoluta como meta de Albuquerque. Acabou um período histórico na região.
Madeira

Jardim: "Nunca há adeus na vida" 

Jardim não se candidata a Belém por falta de assinaturas, mas admite assumir lugar de deputado em Lisboa e diz que vai ter mais amigos na corrida para além de Marcelo e Santana. "Vai ser uma alegria".
Financiamento dos Partidos

Dinheiro do 'jackpot da Madeira' sem fiscalização

Dois tribunais numa guerra sobre a fiscalização de financiamento aos partidos. Um quer fiscalizar, o outro - que os deputados querem que fiscalize - não o quer fazer. Em causa o jackpot da Madeira.
PSD

PSD-Madeira: A implosão esperada

Alberto João Jardim já perdeu o seu espaço e tempo. Corre o risco de lhe não ser reconhecido o que, apesar de tudo, fez pela Madeira e ser forçado a não reagir ao empurrão de saída pela porta pequena.
PSD

Jardim: É preciso aceitar candidato eleito

Alberto João Jardim disse que "é preciso aceitar" o líder que for escolhido nas eleições internas do PSD/Madeira, que decorrem esta sexta-feira.
PSD

Seis homens e uma cadeira

159
Chegou a hora do adeus a Jardim. O PSD-Madeira vota esta sexta-feira para escolher um novo líder, mas com seis alternativas possíveis deverá haver segunda volta em dezembro. Conheça os candidatos.
PSD

Hoje vota-se o sucessor de Jardim. E o que deixa?

125
Em quatro décadas de sessão contínua, Jardim foi dono e senhor do arquipélago da Madeira, governou com largas maiorias absolutas e uma mão de ferro que espartilhou o partido feito à sua medida.
Governo

Para Alberto João Jardim, "este Governo acabou"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que, para ele, o executivo PSD/CDS "acabou", quando questionado se existe eleitoralismo na reposição de algumas regalias laborais.
Eleições

Jardim a Presidente da República?

240
O deputado madeirense Guilherme Silva, que tem processo disciplinar por ter votado contra o Orçamento, diz que uma candidatura presidencial daria "muito gozo" a Alberto João Jardim.
Assembleia Da República

Alberto João Jardim admite ir para o Parlamento

Alberto João Jardim afirma que se "pode colocar" a possibilidade de o político assumir o cargo de deputado depois de sair da Assembleia Legislativa da Madeira, o que acontecerá a 12 de janeiro.
Madeira

Jardim escreve carta de despedida

Numa carta dirigida aos militantes do PSD-Madeira, Alberto João Jardim apelou para que não deixem o partido cair "nas mãos de maus companheiros" e de "gente que não hesitará em destruir tudo".
Alberto João Jardim

Macedo é um "exemplo de dignidade cívica"

Alberto João Jardim escreveu ao ex-ministro da Administração Interna expressando a sua solidariedade e amizade, e realçando o “exemplo de dignidade cívica dado aos portugueses”.
Pedro Passos Coelho

Passos vai ao Funchal e Jardim voa para o Porto

175
O Presidente do Governo Regional não vai encontrar-se com o primeiro-ministro na visita que este vai fazer à Madeira. E terá dado indicações para nenhum seu apoiante ir à conferência dada por Passos.
Alberto João Jardim

"Há uma onda de censura" em Portugal

A rejeição das propostas de revisão constitucional dos deputados do PSD Madeira levou o presidente da Região Autónoma a dizer que os políticos do continente "não querem mudar coisa nenhuma".
Madeira

Jardim. Em Portugal há "estabilidade camuflada"

O líder do Governo Regional da Madeira alertou par a estabilidade social que está "ameaçada" e que pode conduzir à insustentabilidade do país.
Madeira

Maior autonomia seria melhor para os madeirenses

Para Alberto João Jardim, uma maior autonomia permitiria aos madeirenses viverem uma situação menos difícil. O governante apelou ainda à união para que a região consiga livrar-se da crise.
Madeira

Alberto João Jardim "nada espera" da comissão 

O presidente do Governo Regional da Madeira não espera nada da comissão "porque os quatro partidos do regime nenhum quer alterar seja o que for", disse.
Novo Banco

Jardim: saída de Bento "cheira a instabilidade"

O presidente do Governo Regional da Madeira considera que a renuncia da equipa de gestão de Vitor Bento "caiu muito mal no mundo financeiro internacional".
Partidos e Movimentos

Jardim: "Eu vou embora, mas a luta continua"

O presidente do PSD-M, Alberto João Jardim, disse este domingo que a Madeira não aceita fazer parte de um Portugal que se declare de "Estado Unitário".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site