771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Função Pública

ADSE

ADSE. Queda do Governo impede baixas alargadas

Alargamento de baixas médicas entra em vigor apenas para os trabalhadores integrados no regime geral da Segurança Social e não para os beneficiários da ADSE que descontam para a CGA.
ADSE

ADSE. Beneficiários sem acesso a baixas alargada

Governo entende que "os limites atualmente estabelecidos se revelam desajustados" face às "condições de vulnerabilidade e limitação da mobilidade" destes doentes. Limites são agora de 90 dias.
Autarquias

Trabalhadores das autarquias reivindicam direitos

Sindicato identifica como principais problemas os "salários baixos", a "falta de condições de trabalho dignas", os "ataques à liberdade do exercício sindical" e a "precariedade".
Função Pública

20 mil funcionários públicos reformaram-se em 2023

Dois últimos meses do ano foram aqueles em que mais pessoas passaram para a reforma, com novembro e dezembro a registarem mais de duas mil saídas, algo que já não acontecia desde 2014.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Funcionários consulares colocam MNE em tribunal

Funcionários dos consulados em Genebra e Zurique anunciaram processo contra Ministério dos Negócios Estrangeiros, por "falta de resposta" às reclamações ao ministro sobre nova tabela salarial.
ADSE

Presidente da ADSE diz que gestão é para manter

Presidente da ADSE diz que subsistema está numa "situação confortável desde que a gestão continue a ser prudente" e não vê necessidade, para já, de aumentar contribuições.
ADSE

ADSE: contribuições vão deixar de cobrir despesas

Pprojeções indicam que descontos efetuados pelos beneficiários titulares da ADSE passem, em 2030, de 948 milhões de euros para 1.448 milhões de euros no ano de 2050.
Função Pública

UTAO já iniciou estudo sobre tempo dos professores

Estudo está na primeira de três fases que implica levantamento das alterações na lei nas várias carreiras. UTAO admite divulgar primeiro o cálculo sobre professores e só depois das outras carreiras.
IRS

Retenção na fonte baixa este mês

Redução do reembolso do IRS deverá sentir-se já em 2024, quando os contribuintes entregarem a declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2023, e vai acentuar-se em 2025.
Salários

Aumentos na função pública começam a ser pagos

O pagamento dos salários da função pública foi antecipado este mês para esta sexta-feira, com a renumeração de janeiro que é processada também com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS.
Noticiário

6h. Aumentos salariais começam a ser pagos

Isto com a remuneração de janeiro que é processada também com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS. A base remuneratória da administração pública passa de 760 para 820 euros.
Protestos

350 em cordão humano em defesa da função pública

Coordenador da Frente Comum de sindicatos aponta os problemas da governação relativamente à administração pública e refere que é tempo de inverter a situação de degradação dos serviços públicos.
Professores

Trabalham 50 horas e 5,3% têm mais de 200 alunos

Professores gastam, em média, 16 horas e 35 minutos a dar aulas e outras 18 horas a desenvolver tarefas. Há professores que têm turmas de vários níveis de ensino e 5,3% têm mais de 200 alunos.
Tribunais

Funcionários judiciais. Greve começa esta segunda

O Sindicato dos Funcionários Judiciais inicia esta segunda-feira uma greve às horas extraordinárias, por tempo indeterminado, exigindo reconhecimento do trabalho realizado fora das horas de serviço.
Função Pública

Função Pública: PR promulga com várias reservas

Novas regras vão permitir que mais de 60% dos trabalhadores da função pública progridam mais rapidamente na carreira, aumentando o número trabalhadores que chegam ao topo.
Noticiário

10h. Governo define novo tecto para aumentos

A percentagem tem em conta todas as componentes remuneratórias, como as actualizações salariais, as progressões e ainda as promoções, diz o jornal Público.
Argentina

Milei não renova contrato a 5 mil funcionários

Milei não vai renovar o contrato aos cerca de cinco mil funcionários públicos que entraram na Administração Pública este ano, mas antes de ter assumido o cargo.
Açores

Açores: Tribunal de Contas deteta irregularidade

O Tribunal de Contas detetou violações do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Central, Regional e Local do Estado na nomeação de dirigentes intermédios em secretarias do Governo Regional.
Função Pública

Idade na função pública aumenta para 48,3 anos

Trabalhadores da função pública têm uma idade média de quase 50 anos em 2023. Carreiras das forças armadas, bombeiros e médicos são as carreiras com idades mais baixas.
Função Pública

Perdidos na Floresta de Enganos

Os sindicatos enganam os seus associados. Qualquer pessoa bem informada sabe que quanto mais trabalhadores o Estado tiver, maior será a dificuldade em melhorar as condições laborais dos mesmos.
Cuidados Continuados

Cuidados continuados querem equiparação ao público

Trabalhadores de unidades de cuidados continuados pedem equiparação à função pública. Preços não são atualizados desde janeiro 2022, mas legislação diz que deviam ser revistos anualmente.
Função Pública

O que muda na função pública em 2024 e depois

Entre a atualização salarial, o "acelerador" de progressões, as mexidas na avaliação e a revisão da carreira de técnico superior, várias mudanças vão afetar a função pública. Mas nem tudo é para 2024.
Conselho de Ministros

Função Pública: Governo faz progressão mais rápida

O Conselho de Ministros aprovou novo modelo de avaliação da administração pública, que alarga quotas para progressão mais rápida na carreira, e remuneração da carreira geral de técnico superior.
Noticiário

20h. Função Pública. Costa pede continuidade

Após ceder nas negociações, o primeiro-ministro defende que é preciso garantir que "não há risco de reversão" na valorização da função pública, tanto a nível salarial como das carreiras.
Função Pública

Função pública. Costa assina acordo antes de sair

Contra os "passos e reversões" do passado ("não é trocadilho", garantiu), primeiro-ministro assinou acordo sobre avaliação e carreiras com 2 dos 3 sindicatos. Frente Comum voltou a ficar de fora.
Função Pública

Técnicos superiores. Governo antecipa valorização

O Governo antecipou a redução do número de posições salariais na carreira de técnico superior para 2024. Na nova proposta apresentada aos sindicatos deixa ainda de haver "perda de pontos".
Função Pública

Frente Comum desconhece acordo, Governo nega

A Frente Comum disse não ter sido "convidada" a negociar e mostrou surpresa com a assinatura de acordo entre Governo e Fesap e STE sobre a revisão do sistema de avaliação. O Governo nega.
ASAE

Sindicato: ASAE com falta de inspetores

Sindicato dos funcionários da ASAE alertou para a falta de inspetores, sendo que estão no ativo 240 inspetores. Para os sindicalistas, quadro inspetivo deveria composto por 500 funcionários.
Salários

Publicados aumentos salariais da função pública

Os aumentos salariais da função pública para o próximo ano foram publicados em Diário da República. A renumeração base da administração pública vai fixar-se em 821,83 euros, a partir de 1 de janeiro.
Justiça

Sindicato: estudo confirma perceção da realidade

Estudo que revela que 80% dos funcionários judiciais estão em burnout e insatisfeitos com salário, "apenas confirma perceção da realidade", diz Sindicato. Governo tem tempo "para melhorar a situação".
Função Pública

40 mil técnicos com salto garantido em 2025

Governo quer fechar esta semana as negociações para a revisão da carreira de técnico superior. Proposta que já chegou aos sindicatos custa 69 milhões de euros, mas ainda pode ser alterada.
Função Pública

Costa deixa a função pública maior mas mais velha

Costa prometeu “injetar sangue novo” na administração pública, mas reforço do número de trabalhadores em 13% não travou subida da idade média. Precariedade foi outro tema que ficou semiresolvido.
Função Pública

Topo da carreira acessível a mais técnicos

Secretária de Estado da Administração Pública propôs redução do número de posições salariais na carreira de técnico superior para que mais pessoas possam atingir o topo. Alteração só em 2025, diz STE.
Noticiário

17h. Progressão da Função Pública vai acelerar

O anúncio é do presidente da Federação dos Sindicatos da Admnistração Pública. Na prática, mais trabalhadores do Estado vão progredir mais rápido daqui a dois anos, um ano mais cedo do que o previsto.
Função Pública

PR promulga aumentos salariais da função pública

Presidente da República aprovou o decreto-lei que estabelece a atualização salarial dos trabalhadores da função pública para 2024, no mínimo de cerca de 52 euros ou de 3%.
Crise Política

Aprovado novo salário mínimo e aumentos no Estado

Horas antes de Marcelo Rebelo de Sousa dar a conhecer a sua decisão sobre a crise política, o Governo acelera a aprovação da subida do salário mínimo para 820 euros e os aumentos na função pública.
Crise Política

Sindicatos da função pública preocupados com crise

Sindicatos da função pública estão preocupados com crise política. Fesap acredita que os aumentos salariais podem avançar em janeiro. Frente Comum e STE a preferem aguardar pela decisão de Marcelo.
Noticiário

9h. Médicos e Governo continuam sem acordo 

Novembro, o mês que Fernando Araújo descreveu como "o pior de sempre" do Serviço Nacional de Saúde, começa sem acordo que permita diminuir as limitações e constrangimentos hospitalares.
Morte no SEF

Ihor. Inspetores demitidos da função pública

Os três inspetores do SEF condenados no caso da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto, foram demitido da função pública. Inspetores enfrentam pena de nove anos de prisão.
Administração Pública

O rame-rame

Por mais que abram lugares para gentes com qualificação, não é isso que vai mudar alguma coisa quando a cultura do rame-rame é a das próprias chefias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos