Intensos disparos de artilharia pesada atingiram esta quinta-feira vários edifícios no centro de Donetsk, entre os quais uma universidade e a sede do Ministério Público, ocupadas pelos separatistas pró-russos, noticiou a agência France Presse.

Uma granada de morteiro caiu sobre a universidade, ferindo um professor. Outra atingiu o telhado da sede do Ministério Público, ocupada pelos representantes da autoproclamada “república popular de Donetsk”, segundo um jornalista da agência no local.

Duas granadas de morteiro caíram, sem explodir, em frente de um centro comercial. O bairro foi cercado por separatistas armados, segundo quem duas outras granadas de morteiro atingiram a sede da polícia, igualmente ocupada pelos separatistas.

Donetsk é, com Lugansk, um dos dois últimos bastiões no leste da Ucrânia dos separatistas pró-russos, forçados a recuar pela forte ofensiva do exército ucraniano lançada há um mês. Nos últimos 15 dias, segundo a ONU, o número de vítimas no leste ucraniano duplicou, atingindo os 2.086 mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR