Laranja. É essa a cor que separa os miúdos de Portugal do Europeu de 2015. A seleção sub-21, a recordista, que venceu todos os oito encontros do grupo de qualificação, terá de bater a Holanda num play-off para chegar à fase final da competição. E, para variar, esta é uma eliminatória da qual a seleção nunca se livraria.

Os regulamentos da UEFA ditam que, nos Europeus desta categoria, as sete equipas que se juntam à seleção anfitriã — neste caso, a República Checa –, discutam um play-off após saírem com vida de um grupo de qualificação. E os portugueses escaparam bem vivaços.

A equipa às ordens de Rui Jorge venceu as oito partidas que realizou, acabou com 24 pontos amealhados, 22 golos marcados e seis sofridos. Histórico. Ainda mais se tivermos em conta que esta seleção já vai em 12 vitórias consecutivas, fruto dos quatro amigáveis que venceu pelo meio.

https://www.youtube.com/watch?v=35OlxhD9R2c

Agora, restam os holandeses, que venceram cinco, empataram um e perderam dois dos encontros da fase de grupos. Mas há talento por ali. Memphis Depay, o jovem craque do PSV, que até marcou dois golos no Mundial do Brasil, está por lá. Ola John, do Benfica, por exemplo, também esteve em dois encontros da qualificação.

A eles se juntam nomes como Luc Castaignos, goleador do Twente, Adam Maher, médio do PSV, Marco Van Ginkel, número ’10’ que o Chelsea emprestou ao AC Milan ou Davy Klaassen, o médio loiro do Ajax que corre até mais não — e todos já foram internacionais pela seleção principal da Holanda, durante o reinado de Louis Van Gaal (entre 2012 e 2014), o hoje treinador do Manchester United.

O primeiro encontro está agendado para 8 de outubro, na Holanda, enquanto a segunda mão do play-off, em Portugal, se realizará na semana seguinte, a 14 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR