A produção de eletricidade de origem renovável deverá aumentar 42% em Portugal até 2030, o que significa mais 8.000 GWh, enquanto a produção não renovável manterá a tendência de queda dos últimos anos, de acordo com a Delloite.

“O aumento esperado da produção global de eletricidade será suportado pelo aumento da produção renovável, que deverá crescer 42% entre 2014 e 2030. Em contrapartida, a produção a partir de fontes não renováveis deverá reduzir-se gradualmente”, antecipa a consultora no estudo “Impacto macroeconómico do setor da eletricidade de origem renovável em Portugal”, elaborado em colaboração com a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

Contas feitas, a produção total de eletricidade vai inverter a tendência de queda e crescer a uma média anual de 0,9% até 2030, altura em que a produção totalizará cerca de 57.370 GWh, mais quase 8.000 GWh do que os 49.400 GWh estimados para 2014.

Nessa altura, as fontes renováveis deverão representar cerca de 68% do total de eletricidade produzida, face aos 55% estimados para 2014, lê-se no estudo divulgado hoje na conferência da APREN, com o tema “Eletricidade Renovável: Estratégia para o Desenvolvimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Poucas alterações face ao presente deverão ocorrer na estrutura da produção, à exceção de um ligeiro aumento de peso do solar, que passará a representar 5% da produção em 2030 (mais do dobro do peso atual, em que se fica pelos 2%).

A energia das ondas também terá um grande aumento de produção até 2030, mas, devido à sua reduzida dimensão, não terá impacto significativo no conjunto.

Já as fontes hídrica e eólica continuarão a representar, conjuntamente, 85% do total de eletricidade produzida a partir das fontes de energia renováveis.

Entre 2010 e 2013, a produção de energia elétrica em Portugal teve um decréscimo médio anual de 0,7%, com as energias não renováveis a registarem um decréscimo de 6% ao ano compensado, em parte, pelo aumento de cerca de 15% da produção renovável.