Aumentaram os pedidos de bolsas de estudo para frequentar o ensino superior. Segundo o Ministério da Educação e Ciência, até final de setembro 77.260 alunos requereram ajuda financeira para estudar, mais 302 alunos que no ano anterior.

No último dia do prazo geral de entrega entraram no sistema 4.803 requerimentos. Na véspera tinham entrado 3.243 através da plataforma online da Direção- Geral do Ensino Superior. De acordo com o comunicado enviado pelo governo, este ano os candidatos ao ensino superior puderam submeter o seu pedido de bolsa logo a seguir à sua candidatura, “ainda antes da sua colocação”. O processo é depois transferido eletronicamente para a instituição de ensino superior onde venham a ser colocados.

Para já, há um aumento de pedidos. Mas há ainda alunos que podem entregar requerimentos em prazos especiais. É o caso dos estudantes que se inscrevam no ensino superior depois do dia 30 de setembro e que têm 20 dias para apresentar requerimento de bolsa de estudo.

No ano letivo passado, foram submetidos 84.282 requerimentos, 76.958 dos quais tinham entrado até ao dia 30 de setembro de 2013. Foram atribuídas 62.284 bolsas, o que significa que 14.674 alunos ficaram de fora.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR