Norte

Até domingo, a escritora Lídia Jorge é o centro das atenções em Penafiel, onde decorre a 7.ª edição do Festival Literário Escritaria. A vida e obra da autora podem ser conhecidas através de conferências, exposições, teatro, cinema, arte de rua e arte pública. Esta sexta-feira, às 21h30, o jornalista Fernando Alves conversa com Lídia Jorge, num registo informal, descomprometido e aberto à participação do público.

No sábado, o Gin Tasting dá-se a provar no Porto. Entre as 15h00 e as 21h30, na Casa de Serralves, o evento dedicado à bebida da moda propõe a curiosos e profissionais o contacto com e prova de mais de 50 grandes marcas de gin e de água tónica. A entrada custa 15 euros e inclui um copo, três provas de gin e acesso a todas as atividades paralelas, entre workshops, provas comentadas e masterclasses.

Depois da Feira do Livro, o Palácio de Cristal acolhe agora o Mercado do Livro. A partir de sexta-feira e até 26 de outubro, das 10h00 às 20h00, os dois mil metros quadrados do espaço portuense vão acolher mais de 100 editoras, nacionais e internacionais, com livros para todos os gostos – romance, banda desenhada, livros técnicos, gastronomia, fotografia, livros infantis e juvenis. A Iniciativa conta com 500 mil livros “com descontos muito significativos”, promete a organização. Paralelamente, também será possível visitar a exposição de fotografia “Os Mercados do Porto”, organizada por Sérgio Jaques.

A Orquestra Clássica de Espinho abre a temporada no sábado, às 21h30, com um concerto onde serão tocadas obras de Richard Strauss, Luís de Freitas Branco e Aram Khachaturian. Os bilhetes para entrar no Auditório de Espinho custam sete euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Centro

O festival de música O Gesto Orelhudo está de volta a Águeda, com artistas nacionais mas também convidados de Itália, Chile, Reino Unido e Espanha. De Espanha vêm os Hermanos Infoncundibles, que atuam esta sexta-feira às 23h30 no Espaço d’Orfeu. Duas horas antes, pelas 21h30, Sérgio Godinho apresenta o seu mais recente espetáculo, “Liberdade”, no Cine-Teatro São Pedro. Bilhetes a partir dos três euros.

O festival Caminhos do Cinema Português chegou a Coimbra a 1 de outubro e o objetio mantém-se: mostrar algum do melhor cinema feito em Portugal. No sábado há três filmes à escolha: “Viagem a Portugal”, de Sérgio Tréfaut (às 20h00), mas antes é possível ver as curtas-metragens “A Viagem”, de Simão Cayatte e “Passeio de Domingo”, de José Miguel Ribeiro.

Sul

Fim de semana feliz em Lisboa para os fãs de ilustração. Sábado, a partir das 14h30, 12 ilustradores mostram as suas obras em 10 locais diferentes, entre Santos a Santa Apolónia. A iniciativa Ilustração Voadora vai morar em cafés, lojas, oficinas e uma livraria até 8 de novembro, e na inauguração será feito um passeio a pé e outro de bicicleta com paragem em todos os pontos da exposição, com um guia a pé e um guia de bicicleta. A ideia é mostrar também que é possível percorrer a cidade sem carro. A imagem de Lou Reed que ilustra o artigo, por exemplo, é da autoria de Zé Otávio e vai estar exposta na Livraria Palavra de Viajante, na Rua de São Bento. A entrada é livre.

Na noite de sexta-feira há festão no clube discoteca lisboeta Lux Frágil, com os Buraka Som Sistema como principal atração. Os bilhetes para assistir ao concerto já esgotaram mas, por 12 euros (sem consumo) é possível assistir à projeção do concerto no Bar e entrar depois na sala para assistir aos outros momentos musicais, de nomes como Bison & Squareffekt, D2C Crew, Sinjin Hawke e Branko.

A 15.ª Festa do Cinema Francês já chegou a Lisboa e, com ela, alguns dos melhores filmes da atualidade, 25 dos quais em antestreia. Um dos filmes a manter debaixo de olho é “Les Combattants” (domingo, 19h00, Cinema São Jorge). A estreia de Thomas Cailley nas longas-metragens ganhou os três principais prémios da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela à programação do festival de Cannes. Foi a primeira vez que um filme venceu nas três categorias na mesma edição. Para ver em família, “Les Vacances du Petit Nicolas” (sábado, 17h00, Cinema São Jorge) é uma comédia em torno de crianças em férias e das suas aventuras.

O Dia Mundial da Música celebrou-se na quarta-feira, 1 de outubro, mas em Lisboa há comemorações no sábado, entre as 15h00 e as 23h00. A 7.ª edição do Música nas Praças oferece um dia de concertos na Baixa e no Chiado. Logo às 16h00 é possível ouvir vozes de todas as idades nas Ruínas do Carmo. A fechar com chave de ouro teremos um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 21h30, na Praça do Município, e onde será possível ouvir a Segunda Sinfonia de Richard Strauss e a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky. A entrada é livre.

Fim do verão é sinónimo de fim do Out Jazz. O ciclo de concertos gratuitos ao ar livre termina com sessão extra a 5 de outubro no Jardim da Tapada das Necessidades, em Lisboa, a partir das 17h00. Miguel Martins Trio e DJ Twofold foram os artistas escolhidos para o encerramento.

Em Cascais celebram-se os 450 anos do nascimento de William Shakespeare. Entre sexta-feira e domingo, nos auditórios do Centro Cultural de Cascais e da Casa das Histórias Paula Rego, reproduzem-se excertos de ópera, representa-se a Cena V do Acto 1º de Hamlet e ainda será possível assistir a filmes, declamação de sonetos e a seis palestras pronunciadas por estudiosos portugueses da vasta obra do Bardo Inglês. A entrada é gratuita.

Arranca esta sexta-feira o Festival de Teatro de Montemor-o-Novo, com “O Coração de um Pugilista”, nova criação da Theatron Associação Cultural. A peça mostra-se às 21h30 no GUSS – S. Cristovão. No dia seguinte, à mesma hora, mas no Cine-Teatro Curvo Semedo, o público pode ver a peça “Âmbulo” pelo Teatro do Mar. A entrada é gratuita.