O Ministério do Fomento espanhol deverá nos próximos dias licitar a obra para a construção dos cerca de cinco quilómetros da A62 que faltam até à fronteira com Vilar Formoso, projeto que deverá estar concluído em 2018.

A obra, estimada em cerca de 28,8 milhões de euros, deverá começar em dezembro e quando estiver concluída fechará o corredor do Atlântico.

O Governo espera apenas os relatórios técnicos e financeiros antes de deliberar sobre a adjudicação da obra de 5.020 metros.

O troço permitirá fechar o itinerário internacional que une Portugal com o resto da Europa através de Irun, pela A62 (Salamanca, Valladolid, Palencia y Burgos), pela AP-1 (Burgos-Miranda de Ebro) e pela autoestrada do Norte (Miranda, Vitoria, San Sebastián e Irún).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta ligação une-se, do lado português, à A25.

O troço já tinha sido licitado em 2009, mas as obras não se chegaram a realizar porque a empresa vencedora entrou em falência.

A A62 é uma das vias com mais trânsito de Castela e Leão, com uma intensidade média diária de 15 mil veículos nos seus 342 quilómetros.