A contagem dos votos tinha começado. Entre os milhares de boletins de voto, um chamou a atenção dos funcionários do gabinete eleitoral. Junto ao nome de Glyn Davies, do Partido Conservador, alguém tinha desenhado um pénis em vez de uma cruz.

A revelação foi feita pelo próprio Glyn Davies. “Um eleitor decidiu desenhar uma representação detalhada de um pénis em vez de uma cruz no meu quadrado no boletim de voto”, contou o candidato ao South Wales Evening Post.

Ao contrário do que seria de esperar, o gabinete decidiu contar o voto como válido porque tinha sido desenhado dentro dos limites do quadrado de votação. “Surpreendentemente, foi desenhado dentro do quadrado. O gabinete eleitoral considerou-o válido”, contou ao jornal galês.

O desenho foi um dos 15.204 votos que permitiram ao agricultor galês um lugar no parlamento de Montgomeryshire, na região centro do País de Gales. Glyn Davis ficou em primeiro lugar com 45% dos votos, seguido de Jane Dodds, dos Liberais Democratas, que obteve 29% das votações.

“Não tenho a certeza se o artista queria que ele contasse, mas estou grato”, admitiu ao South Wales Evening Post. “Se soubesse quem era, agradecia-lhe pessoalmente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR