Menos alunos a desistirem das licenciaturas no ensino superior público, mas também menos a abandonarem os estudos no privado. Os dados agora atualizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) revelam um decréscimo do número de alunos que não são encontrados no sistema de ensino um ano após a primeira inscrição.

A taxa de abandono nas licenciaturas nas instituições de ensino público ficou-se, em 2013/2014, pelos 10,3%, quando no ano anterior se tinha fixado nos 12,2%, sublinha o Ministério da Educação, em nota enviada às redações. Já nas licenciaturas nas instituições de ensino privado a taxa caiu de 16,3% para 12,6%.

Ainda assim, somando todos os alunos que desistiram dos estudos no primeiro ano das licenciaturas e também dos mestrados integrados, nas instituições públicas e nas privadas, em 2013/2014, o número ultrapassa os 6.700 alunos.

Esta informação encontra-se disponível no portal Infocursos, criado pelo Ministério de Nuno Crato para dar aos candidatos ao ensino superior “acesso a informação relevante para escolherem melhor a formação superior depois de terminado o ensino secundário.”

Lançado há um ano, o Infocursos teve já mais de dois milhões de visualizações de páginas e 260 mil utilizadores distintos, avança fonte oficial do MEC. Neste portal é possível encontrar informação sobre todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado, oficialmente registados na Direção-Geral do Ensino Superior, à data de 31 de dezembro de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR