É comum olharmos para trás e pensarmos na evolução tecnológica que a vida tem sofrido ao longo dos tempos. Mas as mudanças que ocorrem a esse nível não abrandam e, a cada dia que passa, descobre-se uma nova ferramenta capaz de tornar o nosso quotidiano (bem) mais fácil. Afinal, quem diria que precisaríamos de uma caneca que não deixa o café arrefecer ou de uma meia capaz de controlar o ritmo cardíaco do recém-nascido lá de casa? A pensar nisso, o espanhol El País reuniu oito objetos que, sabendo ou não que eles já existiam mesmo, podem ser-lhe muito úteis. Tome nota porque, entre eles, não há caneta mágica que o salve da preguiça. 

1. A peúga inteligente para vigiar bebés
Não se trata de uma meia mágica, muito pelo contrário: o Owlet Baby Monitor serve-se do mesmo tipo de tecnologia que os hospitais usam para controlar a frequência cardíaca e a saturação de oxigénio. O dispositivo para pais cujos filhos acabaram de nascer permite, assim, controlar a respiração dos bebés durante toda a noite. E como funciona? Basta calçar a pequena meia (que, à partida, serve a bebés até aos 18 meses) e conectá-la por Wi-Fi a um aparelho que se coloca no quarto dos pais e que é de fácil leitura — a luz verde indica que os níveis de oxigénio são os adequados e a vermelha significa que algo não está bem (compatível com o sistema operativo iOS 8 ou superior; a partir de 230 euros).

https://www.youtube.com/watch?v=-KgQsJd1rMc

2. A chávena que aquece (e volta a aquecer) o café
Não tem exatamente a forma de uma xícara tradicional, mas o design moderno também lhe fica bem. A Ember consiste numa caneca capaz de manter o café (ou outra bebida que satisfaça as suas papilas gustativas) quente durante várias horas, entre os 48 e os 62 graus centígrados. Além disso, diz aquecer os líquidos com absoluta rapidez, isto é, seis vezes mais rápido do que o normal — para regular a temperatura basta rodar a parte inferior da caneca até atingir os graus desejados. A Ember, que pode ser usada de forma isolada ou conectada a um smartphone, vai estar à venda a partir de abril do próximo ano e custará, segundo o El País, cerca de 116 euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. As colunas de som portáteis e… giras
Dizem os seus criadores que as colunas UE ROLL espalham o som em todas as direções, via Bluetooh, seja o cenário escolhido uma praia recôndita ou uma montanha dificilmente escalável. São bastante leves (pesam 336 gramas), resistentes à água e reproduzem música durante nove horas até uma distância de 20 metros (custam perto de 100 euros).

4. O aparelho que permite controlar o acesso à internet
O dispositivo chamado Circle é facilmente conectado a tablets, smartphones e computadores através uma qualquer rede Wi-Fi. E para que serve? O objetivo original passa por limitar o tempo de acesso à internet, mas também controlar as aplicações utilizadas e o conteúdo acedido. Preto no branco, pode ser uma ferramenta muito eficaz caso o seu filho esteja a dar os primeiros passos no universo digital, até porque o aparelho é capaz de suspender a ligação quando desejado e mediante horários previamente configurados (cerca de 100 euros). 

5. A irmã mais nova da GoPro
Pondo as coisas em pratos limpos, a máquina fotográfica não é bem da mesma família que a conhecida GoPro, uma vez que foi a empresa HTC que a criou. Na forma de um periscópio, a câmara fotográfica de nome RE é facilmente manejável e, tal como esperado, resistente à água. Tem 16 megapíxeis, uma lente angular de 146º e, à semelhança dos restantes aparelhos descritos, serve-se de uma aplicação para o smartphone que permite ver as fotografias já tiradas. Permite ainda criar vídeos de 30 minutos (a partir de 185 euros por unidade). 

https://www.youtube.com/watch?v=eds0Ix0h_X4

6. A impressora para levar no bolso
A ideia de imprimir documentos em qualquer lugar parece improvável, mas nada que a pequena (pequenina) Zuta não resolva. A impressora robótica é portátil, compatível com computador, tablet e smartphone, e imprime em todos os formatos de papel desde que haja uma superfície plana por perto. Isto porque a Zuta só desempenha o papel para o qual foi criada quando colocada em cima de uma folha em branco. Tem dez centímetros de diâmetro e, por agora, só imprime a preto e branco (cerca de 200 euros).

7. O laser gastronómico
O SCiO pode ser útil para quem gosta de saber exatamente o que está comprar numa ida ao supermercado. O pequeno laser reconhece a composição dos objetos depois de scaneados, além de detetar informações de plantas, comida ou medicamentos — é uma ferramenta poderosa se quiser descobrir se determinado alimento tem ou não glúten, por exemplo. É que feito o scan, é possível aceder aos dados apurados através da respetiva aplicação (226 euros).

8. O botão S.O.S
O botão chamado Revolar serve para pedir ajuda em qualquer situação e em qualquer lugar. A ideia é bastante simples: caso a pessoa portadora do botão se vir aflita (seja qual for o motivo), basta pressioná-lo que um pedido de ajuda é automaticamente enviado aos contactos previamente selecionados via respetiva aplicação móvel (89 euros).