O antigo líder do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, perdeu um processo de difamação interposto em Londres contra o jornal Expresso, dá conta a Bloomberg.

Em causa estava um artigo, publicado em junho de 2014, onde se noticiavam empréstimos na ordem dos milhares de milhões de dólares feitos durante a sua presidência do BESA. O juiz James Dingemans considerou que, apesar de o conteúdo do texto possuir alegações potencialmente prejudiciais em relação à conduta de Sobrinho, a sua veracidade ficou confirmada pelo inquérito parlamentar português. Por isso, segundo escreveu Dingemans, “não vale a pena o tempo e o esforço gasto na prossecução destes procedimentos”.

Desta maneira o juiz, citado pela Bloomberg, conclui que o “Senhor Sobrinho não sofreu danos sérios pela publicação do artigo”.

Para além deste processo, o angolano apresentou uma queixa criminal por difamação e uma ação civil contra o Grupo Impresa tendo depois desistido de ambos os processos na sequência da realização da Comissão de Inquérito à queda do BES.

O advogado de Sobrinho, Smeetesh Kakkad, explicou que o seu cliente estava a viajar e só fará declarações para a próxima semana, diz a Bloomberg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR