No início do passado mês de agosto circulou a notícia de que os dados de milhões de contas de email da Yahoo estariam à venda na “dark web” (a área da internet fora dos motores de busca). Agora, a empresa acaba de confirmar esta falha maciça de segurança, avança a Bloomberg.

Fonte próxima do processo estimava que estariam comprometidas cerca de 200 mil contas e que a extensão da quebra de segurança poderia ser maior que o inicialmente esperado, estando em causa os nomes, datas de nascimento, número de telefone, endereços de correio eletrónico e respetivas palavras passe. A investigação começou depois de um hacker (“pirata informático”) conhecido por Peace, ter sido apanhado a vender acessos a essas contas de email (por apenas 1.800 dólares) no passado mês de agosto.

Na altura a Yahoo não negou a ocorrência da fuga de informação, mas também não adotou o procedimento habitual nestes casos, que passa por recomendar ou forçar a criação de uma nova password.

Esta quinta-feira a Yahoo disse em declarações que durante a investigação foi possível perceber que não foram roubados nenhuns dados referentes a contas bancárias ou de pagamentos. Os utilizadores afetados estão a ser notificados e as contas estão a receber a devida manutenção para que fiquem, novamente, seguras.

A empresa assumiu a falha mas as consequências vão para além do roubo de identidade ou de acesso a contas de email. Isto porque está em curso o processo de compra da Yahoo pela também (gigante) norte-americana Verizon, um negócio de 4,8 mil milhões de dólares que pode vir a sofrer um revés, quanto mais não seja o reajuste do valor de compra.

Contudo, e apesar de a notícia ser conhecida há algumas horas, as ações da Yahoo no Nasdaq estiveram a reagir positivamente ao longo do dia. Resta saber, após a confirmação oficial da notícia (divulgada já depois do fecho da bolsa nova-iorquina), qual vai ser a reação dos mercados esta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR