790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Escritor quer transformar fábrica de Schindler em museu

Este artigo tem mais de 5 anos

A fábrica em que Oskar Schindler salvou 1.200 judeus pode vir a ser um museu. Jaroslav Novak, um escritor checo, quer garantir fundos europeus que o ajudem a construir o memorial.

A fábrica está abandonada desde 2009, altura em que deixou de produzir têxteis
i

A fábrica está abandonada desde 2009, altura em que deixou de produzir têxteis

Wikimedia Commons

A fábrica está abandonada desde 2009, altura em que deixou de produzir têxteis

Wikimedia Commons

A fábrica que Oskar Schindler utilizou, em 1944, para salvar cerca de 1.200 judeus do Holocausto está, atualmente, abandonada. O complexo industrial, na vila de Brněnec (na altura Brünnlitz), a mais de 200 quilómetros da capital da República Checa, Praga, é hoje um cenário desolador, com vegetação selvagem a invadir o edifício e lixo a acumular-se no terreno, de acordo com uma reportagem do jornal britânico The Guardian. Mas há planos para converter o local num museu e num memorial a Schindler.

Foi neste local que o industrial alemão, membro do partido nazi, escondeu mais de um milhar de judeus, que vieram das fábricas de Schindler na Polónia, sob o pretexto de serem especialistas em munições que iriam ajudar no fabrico dos tanques alemães. Na verdade, Schindler levou-os para evitar que morressem, inevitavelmente, nos campos de concentração nazis. No final da guerra, com o avanço dos soviéticos, os alemães, forçados a retirar, aumentaram a intensidade das execuções.

Até 2009, a fábrica ainda funcionou, produzindo têxteis para os assentos dos carros da Skoda e para o Ikea. Depois de fechar, ficou durante alguns anos abandonada, até passar, recentemente, para a propriedade de uma fundação criada agora com o objetivo de estabelecer um memorial no local. A fundação é dirigida pelo escritor checo Jaroslav Novak, que está à procura de financiamento europeu para a instalação do museu. “Não podemos simplesmente permitir que a história de Schindler desapareça”, sublinha ao jornal britânico.

Esta fábrica “é o único campo de concentração nazi que ainda existe intacto com o seu edifício original”, sustenta Novak, lembrando que está há 20 anos “a lutar por isto”. “Mas as pessoas não estão interessadas”, lamenta o escritor. Apesar disso, Novak garante já estar perto de convencer o Ministério da Cultura da República Checa a classificar o local como zona protegida. E já conseguiu um fundo de apoio das autoridades regionais de Brněnec. Os custos de transformar o local num museu estão estimados em cerca de 5 milhões de euros, e é necessária uma intervenção rápida no telhado do edifício para evitar que, como consequência do próximo inverno, os custos de reparação se tornem ainda maiores.

1st May 1962: Hundreds of Jews and their families turned out at Lydda Airport, Israel to welcome Oscar Schindler (1908 - 1974), a Sudeten-born German, of Frankfurt, who is said to have been responsible for saving 11,100 Jews from the Nazi persecutions during World War II. He employed the Jews in a factory he operated at Zabiceczech, near Cracow, and although often questioned by the occupation forces, always averted danger by exploiting personal contacts. He was brought to Israel as a guest of the government to take part in the ceremony of planting the first saplings in 8The Avenue of Righteous Gentilese today to commemorate non-Jews who helped Jews against the Nazis during the war. Original Artwork: Photo shows: Mr Schindler on arrival at Lydda Airport, Israel (Photo by Keystone/Getty Images)

Oskar Schindler. (Keystone/Getty Images)

Mas há outro problema além do financeiro, recorda o The Guardian. É que, apesar de internacionalmente reconhecido como herói — especialmente depois do filme de Steven Spielberg “A Lista de Schindler” –, o empresário checo não era bem visto pelos seus compatriotas. Schindler era nazi, da então Checoslováquia, e, antes da anexação do território pela Alemanha nazi, já o industrial espiava para os serviços de inteligência de Hitler. E essa herança ainda é visível no país: na casa onde nasceu, não há nenhum memorial a lembrar Schindler, porque o atual dono do edifício não o permite. Há apenas uma pequena placa do outro lado da rua, que foi vandalizada com uma suástica logo após ser inaugurada.

“Sim, Schindler era um nazi, um criminoso de guerra e um espião. Mas eu conheci 150 judeus que estavam na lista dele, e que estiveram no campo de Brněnec, e que dizem que o que é importante é estarem vivos”, reconhece o historiador Radoslav Fikejz, responsável por um museu checo que dedica uma exposição a Schindler. Uma opinião partilhada pelo diretor da federação das comunidades judaicas na República Checa, Tomas Kraus: “É uma história muito complexa. Schindler era um criminoso que mais tarde se tornou num salvador e num herói. Mas não foi o único. Houve outros como ele, ele foi apenas o mais famoso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora